+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Solução para Descargas Elétricas

    Alguém tem algum esquema de proteção contra descargas elétricas, estou pedindo pois dia 21/03 caiu um raio aproximadamente uns 500m da torre e torrou tudo, neste caso veio pela rede elétrica. peço encarecidamente se alguém tiver uma solução de protetores de surto a me ajudar a implementar na minha rede elétrica.

  2. #2

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Se veio pela rede elétrica a proteção básica seria um Sistema de Aterramento e uso de DPS.
    A companhia elétrica pode te ressarcir, não?

  3. #3

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Amigo, tenho em minhas torres aterramento com 3 astes separado e distanciado do aterramento dos pararaios, na rede eletrica tenho nobreacks e antes bons estabilizadores, mas não é tudo, no quadro de comando coloqueri um protetor de surto que pela funcionalidade é barato, olha no link a seguir...
    DPS PROTETOR CONTRA SURTOS ELÉTRICOS PARA-RAIOS - R$ 42.50 em MercadoLivre

  4. #4

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Clamper - A Clamper

    Esse eu conheço, já me livrou de muitas "fritadas".

  5. #5

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    alem de aterrar a torre de forma correta vc tera de ligar os radios neste terra e usar protetor de descarga eletrica apos dijuntor ,,mesmo assim algumas x queimava todas as fontes dos radios guando tinha queda de raio a 500 mt da torre mais radio nunca queimou e mais fontes por ser transformadora de energia não sobrava uma se quer ,e que resolvi colocando bateria de carro 60 ap para alimentar os equipamentos e carregador flutuador para manter a carga,aaaaahhh um ano de paz e nada mais queimou em nenhuma das 4 torre que tenho,,é uma boa receita e se foi de ajuda agradeca pois funciona,..,

  6. #6

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Já me falaram dessa DPS, creio que não dá pra ressarcir pois fator fenômeno da natureza é complicado, caiu em um porte e veio arrastando tudo pela vizinhança, queimou mt coisa. Obrigado pela atenção.

  7. #7

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Muito agradecido pela dica, abraço.

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Amigo, tenho em minhas torres aterramento com 3 astes separado e distanciado do aterramento dos pararaios, na rede eletrica tenho nobreacks e antes bons estabilizadores, mas não é tudo, no quadro de comando coloqueri um protetor de surto que pela funcionalidade é barato, olha no link a seguir...
    DPS PROTETOR CONTRA SURTOS ELÉTRICOS PARA-RAIOS - R$ 42.50 em MercadoLivre

  8. #8

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Obrigao pela ajuda, vou contactar com eles.

    Citação Postado originalmente por pauloaalves Ver Post
    Clamper - A Clamper

    Esse eu conheço, já me livrou de muitas "fritadas".

  9. #9

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    aproveitando o tópico sobre aterramento, eu gostaria de saber onde eu ligo o cabo do aterramento na rb..


    Agradeço os esclarecimentos.

  10. #10

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Agradecido pela dica, tenho umas 15 torres aconteceu justamente na matriz que alimenta todas essas outras, um loucura aqui n consegui ainda restabelecer o sinal de todas. Bullet M5 queimado aqui com fonte que dá pra colocar em uma carroça rs. Abraço.

    Citação Postado originalmente por vie190 Ver Post
    alem de aterrar a torre de forma correta vc tera de ligar os radios neste terra e usar protetor de descarga eletrica apos dijuntor ,,mesmo assim algumas x queimava todas as fontes dos radios guando tinha queda de raio a 500 mt da torre mais radio nunca queimou e mais fontes por ser transformadora de energia não sobrava uma se quer ,e que resolvi colocando bateria de carro 60 ap para alimentar os equipamentos e carregador flutuador para manter a carga,aaaaahhh um ano de paz e nada mais queimou em nenhuma das 4 torre que tenho,,é uma boa receita e se foi de ajuda agradeca pois funciona,..,

  11. #11

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Citação Postado originalmente por Jeffer Ver Post
    aproveitando o tópico sobre aterramento, eu gostaria de saber onde eu ligo o cabo do aterramento na rb..


    Agradeço os esclarecimentos.
    Use junto a um conector RJ-45 blindado.

  12. #12

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Use junto a um conector RJ-45 blindado.
    Olá, então poderei usar aquele fio metálico que fica no cabo de rede para este fim? Seria, ligá-lo junto ao conector blindado e aterrar este fio? Minha rede que interliga os ativos, tem este fio, fica solto junto dos pares dentro com cabo. Aqui não trabalhamos com rádio, é tudo com cabo metálico e, estamos lançando fibra e cortaremos a cada 10 switches para melhorar a latência em áreas mais distantes.
    Última edição por labrbomfim; 25-03-2011 às 13:42.

  13. #13

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Se seu cabo tem 4 pares + 1 fio, use esse fio para o aterramento.

  14. #14

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    jeffer use sentelhador no cabo de rf e ligue a fonte do radio a um quadro elétrico aterrado.
    sobre spda (sistema de proteção de descargas atmosfericas, o melhor é contratar um eletricista para a criação, temos um ótimo sistema aqui, porem envolve tantos detalhes que fica difícil descrever mas a groço modo é assim criamos um anel com cabo de 35mm de cobre nu, distribuimos 12 hastes equidistantes neste anel. haste de 3m, não vale aquele cotoquinho de 50 cm. ligamos três cabos ao centro do circulo ligado a torre (fica parecido com a logo da mercedes) construimos uma casinha no lado da torre (pequena, alta o bastante para uma pessoa ficar sentada dentro), nesta casinha colocamos um alambrado ou tela de galinheiro presa nas parede, no solo e no teto e depois embolçamos, esta tela esta tambem ligada a malha de aterramento fazendo uma gaiola de faradey, colocamos um quadro de distribuição eletrica com sentelhadores, dps etc.
    obs todos os cabos elétricos e de rede estão dentro de sell tubo ou seria CEL tubo (aquele tubo metalico com cobertura de borracha todo corrugado) para não ficar esposto ao pulso do raio. É o que aconteceu com nosso amigo ai. o raio gera um punso eletromagnético que queima tudo por indução no raio de 1500 metros.
    AVISO:
    Não execute este arranjo sem consultoria apropriada, você e os demais correm risco de vida. seja prudente não economise em SPDA.

  15. #15

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Solução de verdade seria usar painéis solares e uma controladora conectada numa bateria automotiva e instalar um captor de raios na ponta da torre conectada por sua vez a uma malha de aterramento com no mínimo 3 hastes... Mas eficaz que não estar conectado no barramento elétrico da companhia de energia eu não conheço...

  16. #16

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Obrigado!
    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    jeffer use sentelhador no cabo de rf e ligue a fonte do radio a um quadro elétrico aterrado.
    sobre spda (sistema de proteção de descargas atmosfericas, o melhor é contratar um eletricista para a criação, temos um ótimo sistema aqui, porem envolve tantos detalhes que fica difícil descrever mas a groço modo é assim criamos um anel com cabo de 35mm de cobre nu, distribuimos 12 hastes equidistantes neste anel. haste de 3m, não vale aquele cotoquinho de 50 cm. ligamos três cabos ao centro do circulo ligado a torre (fica parecido com a logo da mercedes) construimos uma casinha no lado da torre (pequena, alta o bastante para uma pessoa ficar sentada dentro), nesta casinha colocamos um alambrado ou tela de galinheiro presa nas parede, no solo e no teto e depois embolçamos, esta tela esta tambem ligada a malha de aterramento fazendo uma gaiola de faradey, colocamos um quadro de distribuição eletrica com sentelhadores, dps etc.
    obs todos os cabos elétricos e de rede estão dentro de sell tubo ou seria CEL tubo (aquele tubo metalico com cobertura de borracha todo corrugado) para não ficar esposto ao pulso do raio. É o que aconteceu com nosso amigo ai. o raio gera um punso eletromagnético que queima tudo por indução no raio de 1500 metros.
    AVISO:
    Não execute este arranjo sem consultoria apropriada, você e os demais correm risco de vida. seja prudente não economise em SPDA.

  17. #17

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Everton
    o caso que sem a gaiola e sem alguns artificios tecnicos como citei acima, mesmo que vc não esteja conectado a concessionária e mesmo que o raio não caia na torre, basta que ele caia a menos de 1500 metros para queimar seu equipamento, ja vi um caso que a televisão de uma senhora estava fora da tomada na hora do temporal (toda vez que dava temporal ela corria e tirava da tomada) o pulso eletromagnético de um raio que caiu centenas de metros atingiu aquela antena tipo espinha de peixe no telhado e queimou a tv dela atráves do cabo da antena.
    Não tem jeito. para ficar 90% seguro tem que solicitar um profissional da área pos para cada caso é um caso;

  18. #18

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Citação Postado originalmente por viveiros Ver Post
    Já me falaram dessa DPS, creio que não dá pra ressarcir pois fator fenômeno da natureza é complicado, caiu em um porte e veio arrastando tudo pela vizinhança, queimou mt coisa. Obrigado pela atenção.
    Amigo, dá pra ressarcir sim!
    A Isolação da rede é de competência da Companhia de Energia Elétrica e eles tem obrigação de manter isso funcionando...Aqui na minha cidade pra vc ter uma idéia nem existe tal aparato nos postes mas um técnico da companhia me disse que é OBRIGATÓRIO a Companhia ter...E que no caso de queima na entrada de energia vc pode sim acionar a companhia que eles deverão lhe enviar um formulário de preenchimento para vc descrever TODOS os equipamentos queimados...Apos isso eles irão pedir para que vc envie tais equipamentos para 3 assistencias técnicas de sua cidade para fazer os orçamentos e verificar se existe conserto ou se queimou totalmente...Feito isso eles irão lhe pedir 3 orçamentos para compra de tais equipamentos e farão o deposito do valor em até 3 meses na sua conta corrente mediante apresentação de NF de tais equipamentos...É burocrático? Sim, porém dependendo de quantos equipamentos vc perdeu creio eu que valia a pena afinal não somos loucos pra rasgar dinheiro né?
    hehehhe
    Abraço!

  19. #19

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Vou fazer a tentativa, obrigado.

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Amigo, dá pra ressarcir sim!
    A Isolação da rede é de competência da Companhia de Energia Elétrica e eles tem obrigação de manter isso funcionando...Aqui na minha cidade pra vc ter uma idéia nem existe tal aparato nos postes mas um técnico da companhia me disse que é OBRIGATÓRIO a Companhia ter...E que no caso de queima na entrada de energia vc pode sim acionar a companhia que eles deverão lhe enviar um formulário de preenchimento para vc descrever TODOS os equipamentos queimados...Apos isso eles irão pedir para que vc envie tais equipamentos para 3 assistencias técnicas de sua cidade para fazer os orçamentos e verificar se existe conserto ou se queimou totalmente...Feito isso eles irão lhe pedir 3 orçamentos para compra de tais equipamentos e farão o deposito do valor em até 3 meses na sua conta corrente mediante apresentação de NF de tais equipamentos...É burocrático? Sim, porém dependendo de quantos equipamentos vc perdeu creio eu que valia a pena afinal não somos loucos pra rasgar dinheiro né?
    hehehhe
    Abraço!

  20. #20

    Padrão Re: Solução para Descargas Elétricas

    Galera, fiz um croqui da minha malha para vcs, lembrando que tem que interligar o circulo com a torre em pelomenos tres pontos
    Imagens Anexas Imagens Anexas