+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Olá amigos, eu sei que existe bastante material sobre este problema, mas gostaria de uma resposta específica.

    Aqui possuo um Ring de 4 NanoStation M5 como Ap transmitindo em alguns pontos da cidade, e nos clientes uso Nano Loco M5 e gostaria de saber dos mais experientes, porque o nivel de sinal no cliente fica -65 com cliente a 500Mt da torre.

    Uso as nanos em modo bridge, como AP, com 23Db de potencia, airmax ativado, ack automatico e taxa de transmissão automática, já nivelei as Nanos que Transmitem e quando vou instalar também deixo as nanos dos clientes na posição Reta e as Nanos que transmitem também deixei alinhadas, e niveladas de forma Reta.

    Sou novo na Tecnologia Airmax e gostaria de opiniões dos amigos, sobre instalação e configuração desta maravilhosa tecnologia.

    Desde já agradeço a todos. ABraços !

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Citação Postado originalmente por fwsolutions Ver Post
    Olá amigos, eu sei que existe bastante material sobre este problema, mas gostaria de uma resposta específica.

    Aqui possuo um Ring de 4 NanoStation M5 como Ap transmitindo em alguns pontos da cidade, e nos clientes uso Nano Loco M5 e gostaria de saber dos mais experientes, porque o nivel de sinal no cliente fica -65 com cliente a 500Mt da torre.

    Uso as nanos em modo bridge, como AP, com 23Db de potencia, airmax ativado, ack automatico e taxa de transmissão automática, já nivelei as Nanos que Transmitem e quando vou instalar também deixo as nanos dos clientes na posição Reta e as Nanos que transmitem também deixei alinhadas, e niveladas de forma Reta.

    Sou novo na Tecnologia Airmax e gostaria de opiniões dos amigos, sobre instalação e configuração desta maravilhosa tecnologia.

    Desde já agradeço a todos. ABraços !
    primeiramente amigo
    -65 de sinal esta bom, vai navegar tranquilamente... ate -75 funciona bem.

    segundo, que canal esta usando?
    terceiro, baixa essa pontencia PELO AMOR DE DEUS... com o nano M5, dependendo do Canal, vc podera usar no maximo ate 14 dbm de potencia.... esta usando quase o dobro permitido

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Olá amigo, verdadeiramente, reconheço que está alta a potência e atualmente trabalho em 40 MHZ e nos seguintes canais :

    5745
    5785
    5825
    5805

    E uso as nanos com criptografia WPA2 AES, gostaria de saber também se é melhor trabalhar em 40Mhz ou em 20 Mhz, e se é bom setar uma taxa de transmissão fixa ou deixar automática, lembrando que uso cache full no sistema de 8M por isto que preciso da velocidade máxima nos clientes.
    vou fazer os testes aqui e qualquer coisa eu comunico, desde já agradeço a disposição e resposta.
    Última edição por fwsolutions; 27-03-2011 às 13:24.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    baixa de 40mhz para 20, tem alguns canais q vc esta usando que estao passando pelos outros, e iso causa interferencia,

    use o airlink (tem dentro do proprio aparelho da ubiquiti na folha tools) para medir o nivel de interferencia da sua regiao e a amplitude e o canal a usar..

  5. #5

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Amigos tenho o msm problema que ele, tenho os msm equipamentos e tenho clientes a menos de 200 metros e o sinal chega no clientes com -76, só q navega bem, e um amigo meu tem tbm os memos equipamentos e manda para um cliente dele com msm equipamentos a 4 km e tbm chega la na facha de -75 db, queria saber se isso é interferência, se devo colocar um na horizontal outro na vertical, deixar potência mais baixa, etc... alguem ae me da uma força.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Pessoal estou apanhando destas nanos M5 com airmax ativado, montei um RING com 4 nanostation e todos estão alinhados e nivelados, até utilizei 1 nível de pedreiro para nivelar rsss, e quando instalo 1 cliente na lateral, o sinal chega -81 até -85, isso a menos de 1KM, a potencia dos nanos está em 14 db e utilizo os canais mais limpos, para transmissão.


    o RING ESTá assim só que as nanos estão mais abertas formando 360º:
    __ __
    \ /
    \/
    /\ -------------------------------------------> Cliente 1KM Sinal -85
    / \
    ___ ___
    Será que alguem pode me dar 1 " Herrrpe " ai, realmente estou tomando um baile delas.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    amigo pode botar 17dbm de potencia que fica show e veja a altura que estão as Nanostation M5 da sua torre se estiverem muito acima da altura de seus clientes você terá que dar uma inclinadinha pra baixo um exemplo se está sim | reta terá que ficar assim / mais não incline muito se não o sinal vai pro chão e seus clientes longes não terão sinal deu pra entender, dependendo da altura com certeza o seu problema será resolvido apesar se for clientes que estão pegando o sinal meio de lado não vai adiantar nada por que as Nanostation não tem quase abertura nenhuma no maximo 60°

    bom no caso pra fechar 360° você teria que usar 6 Nanostation M5 mais ai acho que pode ficar arriscado e pode acabar com a qualidade do seu provedor por que usaria 6 canais e pode criar uma interferência mais tem casos que funciona normal.

    outra coisa eu tambem estou começando a usar a frequência 5.8Ghz por que 2.4 é muito limitada e demanda de cliente está alta e tem 2 paineis que não aguenta mais dar até lentidão em horário de pico e interferencia acaba de ferrar tudo como aqui no bairro ninguem usa 5.8Ghz vai ficar excelente e no caso estou botando Nanostation M5 na Torre mais isso é só pra quebrar gualho até comprar as Basestation e Rocket M5 esse mes ai sim vai ficar ótimo.
    Última edição por freitascs; 21-04-2011 às 23:03.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Olá amigo obrigado pela resposta, pois é eu notei que vou ter que inclinar um pouco as nanos pq não está legal o sinal, aqui uso 4 nanostation m5 em um torre de 32MT só que como você falou achei estranho que quando coloco um cliente na lateral da nano o sinal fica muito ruim, eu acho que elas tem menos de 60° de abertura porque as nanos 2.4 quando coloco 4 funcionam que é uma maravilha o sinal nos clientes que ficam nas laterais fica otimo, achei isto estranho, vou ter que colocar 6 nanos pra ter um bom resultado aqui.

    Mas agradeço seu post, que contribuiu para nosso enriquecimento.

    Quanto a distancia acho que o certo é ir uns 1,5 km de distancia e alinhar a nano na torre baseado no sinal do cliente, tipo um cliente nesta distancia, porque ai dá pra ter um alimento fino.

    No mais Valew amigo até mais !

  9. #9

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    falai fwsolution, cara botei mesmo esquema de Nanostation M5 na torre mais deixei elas reta mesmo e instalei um cliente pegando sinal de lado a 600Mts com Nanostation M5 com Firmware 5.3, com 18dbm de potencia, canalização 20Mhz o sinal ficou -61, CCQ100% Airmax 99% as duas Barras ping 1ms direto navegação muito rapida e limpa, cara fiquei surpreendido com a Qualidade e Sinal dessas Nanostation M5,

    um fato cara essas Nanostation M5 concerteza tem 60° de abertura se não esse meu clientes nunca que ia ter esse sinal e qualidade por que eu tenho um cliente do lado dessa M5 que ta pegando sinal mais de lado com uma Nano Loco M2 de um Painel Setorial de 120° e o sinal ficou -72 CCQ94%

    bom postei essa minha experiência tanto para você que teve problema de sinal fraco com clientes de lado e para os usuários que tiverem o mesmo problema.
    Última edição por freitascs; 22-04-2011 às 15:30.

  10. #10

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Amigo você acha que o desempenho da Nanostation M5 perde muito pra Nanostation M2 Loco?
    O desempenho cai muito?

  11. #11

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Amigo aonde você viu Nanostation M5 perder pra Nanostation Loco M2 ?

    aqui na minha rede a Nanostation M5 é muito superior a Nanostation Loco M2.

  12. #12

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Pois é, eu inverti os nomes.
    Queria saber se os Nanostation Loco M2, perde muito pro Nanostation M5. Desculpa aew.

    Mas então perde muito o desempenho... Quantos dbi de diferença mais ou menos?
    Valeu aew...

  13. #13

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    A Nanostation M5 tem 16dbi, a Nanostation Loco M2 tem 8dbi.
    na minha opinião a Nanostation M5 ganha tranquilamente se tiver visada limpa no cliente que você for instalar e se não tiver interferência na frenquencia 5.8.Ghz

    bom aqui tenho os 2 equipamento mais Nanostation M5 é muito superior ainda mais que só meu provedor que trabalhalha com 5.8Ghz.

  14. #14

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    Amigo eu estou em dúvidas se vale a pena passar pro 5.8Ghz ou ficar nos 2.4Ghz mesmo.
    Mas todo mundo diz que se não tiver visada os 5.8Ghz não fica bom. Estava pensando em ter duas uma com 2.4 e outra com 5.8. Mas o problema aqui é que tem sempre mutas coisas na frete, hora é árvore, hora é casa. Por isso não sei se vale a pena os 5.8.

  15. #15

    Padrão Re: Duvida Nanostation M5 como ap - Sinal Baixo em Cliente

    vale muito apena botar 5.8Ghz na sua torre e pode ficar com o 2.4Ghz tambem cliente com visada você põe 5.8Ghz cliente que não tiver visada põe 2.4Ghz, e outra coisa cara eu to tendo experiência instalando 5.8Ghz sem visada o sinal fica forte -61 acho que esse negocio de 5.8Ghz sofrer com barreira é mito por que aqui em 2.4Ghz eu tive problema com barreiras já em 5.8Ghz eu não sofri, eu fiz um ponto a ponto numa distância de 3.8KM sem visada com Nanosbridge M5 e do outro lado uma Nanostation 5 o sinal ficou -72 e ficou perfeito dando 36Mbs de velocidade e passando 4Megas de ADSL tranquilo.

    minha rede eu tenho as duas frequencia mais conforme clientes 2.4Ghz forem dando problema irei trocando pra 5.8Ghz por que aqui aonde estou a rede 2.4Ghz ta precária muita interferencia e a rede já ta limitada, bom eu prefiro 5.8Ghz transfere muito mais banda e muito mais qualidade ainda mais,
    eu estou trabalhando em Mimo + Airmax sem comparação amigo pode investir que não vai se arrepender.