+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Olá amigos.

    Boa noite.

    Estou iniciando pela primeira um TÓPICO aqui no Under.

    Estou passando pelo seguinte problema:

    Estou tentando fechar um enlace entre duas cidades, mas com a seguinte topologia.

    O Primeiro Rocket M5, que vamos chamar de "A" está a 26,5km de distância do 2º Rocket M5, que vamos chamar de "B". Eles estão fechando razoavelmente bem, com um tempo de resposta em média de 7ms e passando em média 35mbps em cada canal (TX e RX). Pelo que falaram desse equipamento até imaginei que iria passar mais dados, uma vez que estou usando a própria antena da Ubiquiti a Dish 5G30.

    Continuando essa topologia, o Rocket "B" está ligado ao 3º Rocket M5, que vamos chamar de "C", mas dessa vez, obviamente, ligado via cabo de rede, de uma fonte a outra. o Rocket M5 "C" por sua vez, está fechando o 2º enlace de 8km com o 4º Rocket M5, que chamaremos de "D", passando algo em torno de 43mbps (em TX e RX).

    Falando em termos de sinais, consegui no primeiro enlace, ou seja de "A" p/ "B", algo em torno de -63dB e de "C" p/ "D" algo em torno de -47dB.

    O meu problema, na verdade está entre o Rocket "B" e "C", que estão ligados entre si, diretamente por cabo de rede, diretos as fontes, que são originais (só pra deixar claro).

    Outra coisa importante a deixar claro, antes que falem de cabos: Estou usando Furukawa STP CM blindado, e com aterramento, em todos os seguimentos. Tanto de Rocket pra fonte, quanto de fonte pra o outro Rocket. Da saida PoE ate o Rocket, cabo de no maximo 1,5m, e da LAN até a outra, uns 12m.

    Antes que me digam que o problema é Rocket, fonte e tal, já adianto que troquei tudo. Rockets, Fontes, cabos, tudo.

    Agora vamos ao problema em si: Entre o Rocket "B" e o Rocket "C", só estão passando 9,30MB (cravados, nem mais nem menos tanto em TX como em RX).

    Aí fica a pergunta, por estarem ligados via LAN, não era pra passar perto dos 100mb a qual eles estão conectados?

    E se sim, (ou não). pq isso acontece?

    Alguma solução? Alguma dica? alguma ajuda? Não sei mais o que fazer.

    Agradeço a todos que puderem ajudar.
    OBS: Tem um pequeno arquivo tentando ilustrar o problema.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         problema.jpg
Visualizações:	122
Tamanho: 	14,7 KB
ID:      	20895  

  2. #2

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    coloca um suite entre eles, que pode resolver o problema...

  3. #3

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Olá caro amgo Global.

    Obrigado pela dica, mas já tinha visto isso acontecer?

    É algum tipo de bug no software ou falha no hardware do Rocket?

    Quanto ao Switch, resolve? Ou é apenas um teste?

    Tô insistindo nas perguntas, pq acho q é algo interessante até mesmo pra comunidade, para futuras correções ou soluções para este problema (pelo menos acredito ser um).

    Obrigado mais uma vez, e continuemos o tópico. Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    caro amigo corujito, posta a versao do firmware que esta nos rockts, e se possivel uns prints para uma melhor analise e uma possivel ajuda.

  5. #5

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Amigo da uma olhada na configuração dos rocket no que se refere a taxa de transferência das lan's,na config tem a opção de 10m ,100m ou negociação automatica se qualquer uma das duas estiver em 10 não vai passar disso ai que vc postou.Se não for configuração só pode ser a crimpagem do cabo que liga uma rocket na outra.Sei que vc ja falou dos cabos mas ja fez o teste deles com o testador mesmo,pois se crimpar errado um par vai continuar funcionando mas so vai passar 10mbs.

  6. #6

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Vamos as questões.

    Ao amigo que perguntou sobre os firmwares: Já tentei com a versao 5.2, 5.2.1 (q é a atual), mas também já testei com a 5.3, nenhuma deu resultado diferente.

    Quanto ao amigo que perguntou sobre a configuração da parte LAN, as duas estão em autonegociation, mesmo assim, já tentei também setando as configurações manuais. Usando 100mb nas duas. Nada de diferente.

    Eu sei que sem vocês verem o problema de perto, não é simples conseguirem uma ajuda papável pra o meu problema, mas uma coisa posso garantir a vocês: já tentei todas as configurações possíveis e imagináveis. Mudando uma a uma (até mesmo em outras guias, que não tem nada a ver, como a system, ou a guia wireless, por exemplo.) Mudava uma opção e aplicava. E assim, até testar todas.

    Quanto ao amigo que sugeriu verificar os cabos, já fiz isso 314x. Tanto no cabo que tava antes, quanto no novo que troquei. Lembrando que são cabos furukawa de alta performance, blindados, e com aterramento. Todos testados, e só pra constar e padrão Paralelo.

    Fica aqui mais uma vez o pedido de novas sugestões e opiniões sobre o problema, só lembrando que, configurações e análise de ítens físicos, já foram feitos todos.. trocentas vezes.

    Agradeço aos amigos pelas dicas e opiniões.

    Vamos seguir com o tópico.

    Abrço.

  7. #7

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Para os amigos que gostariam de ver as imagens das configurações, vou postá-las pra que observem e, acredito eu, confirmem que configuração não é o problema.

    Antes que os amigos mandem mudar de station, para station WDS, já adianto que também já fiz isso, e, apesar de contrariar a maioria de vocês, lhe garanto que em termos de wireless, pra mim deu mas tráfego usando am AP num ponta e em station na outra e não como WDS nos dois.

    Porém, como já foi dito antes, já testei nos dois modos e não teve mudança na parte da LAN.

    Seguem as imagens:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket - Tela 01.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	39,6 KB
ID:      	20922 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket - Tela 02.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	81,6 KB
ID:      	20924 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket - Tela 03.jpg
Visualizações:	162
Tamanho: 	30,0 KB
ID:      	20923

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket - Tela 04.jpg
Visualizações:	182
Tamanho: 	25,4 KB
ID:      	20921 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket - Tela 05.jpg
Visualizações:	166
Tamanho: 	29,0 KB
ID:      	20925 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket - Tela 06.jpg
Visualizações:	170
Tamanho: 	29,2 KB
ID:      	20926

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rocket - Tela 07.jpg
Visualizações:	209
Tamanho: 	51,7 KB
ID:      	20920

  8. #8

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Coloca um Switch.
    Devera resolver o seu problema.

    Não é esse pseudos switch que tem ai de R$50,00 não, coloca um D-link, 3Com... é os de R$ 350,00 para cima.

    Creio que usando cabo cross não seja uma boa solução para ligar os 2 rocket.

  9. #9

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Amigo emanochio,

    Obrigdo pela informação.

    Sei que vc já é a segunda pessoa que me dá essa dia, porém o que ninguém me dise ainda, é o pq isso acontece.

    Solucionar um problema, sem saber o pq ele ocorria, não é muito legal.

    Claro que se resolvido dessa forma (colocando um switch), estarei feliz e com o problema solucionado, porém ficarei sempre na curiosidade de saber o pq ele ocorria.

    Quanto a usar cabo Cross, com certeza nao o fiz e nem vou fazer.

    Mas obrigado pela ajuda

  10. #10

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Faça uma teste, conecte o Rocket C em um note e veja se a rede está dando 10 ou 100.
    Conecte o rocket B e veja se está dando 10 ou 100.

    Se algum dos rocket de 10 vai ser problemas de conf de lan ou o auto negicoação está com problemas, já vi isso acontecer em placas de rede da 3com, switch de 100 e placa fica 10, vou na conf das placas e forço ela a ficar a 100 half. Pode se tentar fazer isso também nos rockets.

    Como está a crimpagem dos cabos? 568a 568b ?? Pontas etc.
    (Rocket B - 568?)------(vindo do rocket poe 568?) (saindo do rocket 568?)--------(Indo para o rocket C - 568?)

  11. #11

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Amigo emanochio.

    Sei que é dificil de acreditar, mas como ja disse antes, ja´fiz todos os testes possiveis e imaginaveis, inclusive esse de ligar os Rockets a porta de um notebook.

    Como resultado está dando conectado a 100mb.

    Os cabos estao crimpados em modo Pararelo (branco verde, verde; branco laranja, azul; branco azul, laranja; branco marron, marron).

    Fico no aguardo de novas opiniões:

    OBS: Já tentei setar a velocidade em 100mb (tirando o autonegociation), ai os rockets param de se comunicar.

    Abraços

  12. #12

    Thumbs up Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Acompanhando o tópico, já vi outras pessoas com o mesmo problema e sem solução concreta.
    Última edição por victormota; 27-03-2011 às 21:20.

  13. #13

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    porque vc nao usa um cabo cross para azer um teste?

  14. #14

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Peguei isso, uma vez tambem, e descobri isso usando um RB, que conectei entre eles, e notei que a negociacao ficava em 10M, no final das contas, meu problema era que eu estava em uma torre de radio, e ela gerava uma interferencia magnetica no cabo de rede, resolvi o problema da seguinte forma.

    Cabo blindado, passando por dentro de um magueira, chamada ceutubo, que e de metal por dentro e um pouco flexivel, e meu aterramento, chamei meu eng. e ele usou um terrometro, e notamos que mesmo usando 2 haste, nao era suficiente para um aterramento ideal, isso depende de cada solo, tivemos que usar 5 hastes de qualidade, e usamos conector blindado com o aterramento do 9 fio, ceutubo aterrado tb.

    Isso tudo levou uns 3 meses para gente fazer, acabei descobrindo isso, pois quando usava o testador de rede no cabo, ele enloquecia.

    Voce esta em uma torre de radio tb??

  15. #15

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Olá a todos.

    Amigo wppitp, a torre q eu estou usando, não é de nenhuma rádio, inclusive esse par de Rocket s, são os únicos rádios instalados na torre. Estão a 12m de distância um do outro.

    Quanto ao teste com cabo Cross jorgilson, vou fazê-lo mais uma vez.

    Qualquer coisa, posto os resultados aqui.

    Abraço a todos e continuem mandando informações, sugestões e dicas.

  16. #16

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    voce tem opções:

    - colocar cabo cross-over
    - colocar um switch 10/100 (pode ser sim esses de 30 reais..)


    ou, se tu for de sorte como eu hehehe comprou um rocket de um lote que o chip ethernet tem defeito e so funciona em 10mb !! ai devolva e pegue outro..

  17. #17

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem (Resolvido)

    Amigos,

    Depois de muito apanhar, acabei achando o problema.

    Depois de trocar 4 fontes (e achar q o problema não era nenhuma delas, resolvi tirar a conexão de energia do meu Nobreak, e qual não foi minha triste surpresa de que as fontes q eu ligava nele, instantaneamente, davam problema.

    Resumindo: Nobreak com defeito, dava problema nas fontes dos Rockets... Ai eu ligava, fava conectado em 100mb, poucos segundos depois, dava pau e caia pra10mb.

    Fica aí a dica então.

    Agradeço a todos os amigos que ajudaram e sem empenharam nesse problema.

    Abraço a todos.

  18. #18

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    putz essa foi foda...

  19. #19

    Padrão Re: Help - Rocket M5 - Probleminha interessante. Pouco tráfego entre LAN's - Ajudem

    Olá...

    Prezado ...
    certo que encontrou o problema que por mera desvantagem era o nobreak...
    porém de boa fé deixo mais uma dica para os 10 mbps indesejáveis...

    Outro dia, estava com esse mesmo problema, só que com nanogridM5,
    Solução: Acessar o rádio com um cabo crossover, ao entra no ep... fazer dowgrade da versão mais antiga do firmewere...

    possivelmente irá solucionar o problema de demais, assim como resolveu o meu.

    Obs: Os creditos vão para Hugosantos, pois foi quem deu a dica palpável...

    Grato...
    Boa sorte