+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    Olá a todos.
    Ainda esta semana estaremos ativando enlaces e gostaria de contar com uma opnião do pessoal deste fórum.

    Nosso link (hoje 30mb), chega na Torre do Ponto A em um rádio profissional.

    Enlace Ponto A ao B (Kit com RocketM5 e Dish 30)
    Ponto A: Rocket M5 configurado como AP WDS)
    Ponto B: Rocket M5 configurado como STATION WDS

    Enlace Ponto C ao D (Kit com RocketM5 e Dish 34)
    Ponto C: Rocket M5 configurado como AP WDS
    Ponto D: Rocket M5 configurado como STATION WDS

    Ao chegar no ponto D, o sinal vai desce via fibra optica (2km) até a central. Na central temos uma RB 1100.
    Em todos os bairros chegam pontos opticos e desses pontos sai o cabeamento para os clientes.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem t�tulo-1.jpg
Visualizações:	1030
Tamanho: 	11,6 KB
ID:      	20941

    O que acham da estrutura, equipamento a serem utilizados, etc?
    As configuração dos Rocket de AP ou STATIONS ficará assim mesmo?
    Entre os pontos B e C, que ficarão na mesma torre, preciso por um Swicth ou posso ligar direto um Rocket ao outro?

  2. #2

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    Sim, os Rockets ficam em AP-WDS e STATION-WDS.

    Você pode interligá-los diretamente com cabo de rede (sem switch) o cabo pode ser cross ou reto.

    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    O colega esta certo, porem se um dia você chegar na torre e quizer espetar seu lap num dos radios sem derrubar o link ai babou, neste caso é bom mesmo um swtch

  4. #4

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    Olá Amigo. Tenho vários Rockets em linha, partindo da minha central (A) até ponto B, 20Km. Ponto B ao ponto C, 20 Km. Ponto C ao Ponto D, 22 Km. etc, etc. Alcanço mais de 100 Km com um backbone exclusivamente Ubiquiti, com excelente performance.
    Pergunto, qual a distância entre seus pontos?
    De qualquer maneira posso garantir que com os Rockets não tem erro. Pelo menos aqui pra mim nada tenho a reclamar e meus clientes todos satisfeitos.

  5. #5

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    Não sei se a pergunta foi pra mim, mas vou responder.

    A distância ideal para um PTP com rocket e DISH de 30 dBi é entre 25 e 30 KM. Sei que tem muita gente fazendo muito mais do que isso (o dobro pelo menos) e tem um colega que fechou 96 KM com Rocket + dish de 34 dBi.

    A turma está disputando pra ver quem tem o enlace mais longo. Mas como em outras coisas da vida, o que importa não é o tamanho da varinha mágica, mas sim o tipo de mágica que a varinha faz

    Não vou falar mais nada aqui no fórum sobre este assunto. www.granlabor.com tem a resposta pra minha afirmação.


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 22-01-2013 às 07:42.

  6. #6

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    Isso aí, Zé Alves.
    Concordo com você com relação às distâncias entre pontos com o Rocket + Dish 30 dbi. Cubro uma área de aproximadamente 5.000 Km2, que é a área de meu município, totalmente a favor do wireless, já que o terreno é extremamente plano, entre 8 e 24 metros do nível do mar. Mesmo assim nunca ultrapassei os 25 Km de ponto a ponto. Já tenho mais de 30 dispositivos UBNT fazendo ponto a ponto em todas as direções, oferecendo acessos à empresas rurais (produtores de arroz) e agro-vilas pelo interior afora.
    Realmente a linha Ubiquiti veio facilitar e favorecer que isso aconteça e que mais e mais brasileiros, mesmo no mais distante interior, possa ser beneficiado com acesso a Internet, como é o caso de meu município, através do serviço que oferecemos.
    Agora, fazer enlaces com distâncias absurdamente maiores que as especificações são tentativas que na maioria das vezes não se alcança a qualidade esperada.
    Pois é, assim, de 20 em 20 já estamos a 120 Km de nossa central. Numa boa!

  7. #7

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    wallisonmuzy

    Vi no desenho do seu projeto que dois nanostations interligados repetindo o sinal do ponto A para o C. Não poderia ser usado um Rocket M5 ligado a duas antenas direcionais individuais uma virada para o ponto A e outra para o ponto C? O Rocket M trabalha assim?

    Criei um tópico sobre esse assunto perguntado isso.

  8. #8

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    Citação Postado originalmente por Candaten Ver Post
    Olá Amigo. Tenho vários Rockets em linha, partindo da minha central (A) até ponto B, 20Km. Ponto B ao ponto C, 20 Km. Ponto C ao Ponto D, 22 Km. etc, etc. Alcanço mais de 100 Km com um backbone exclusivamente Ubiquiti, com excelente performance.
    Pergunto, qual a distância entre seus pontos?
    De qualquer maneira posso garantir que com os Rockets não tem erro. Pelo menos aqui pra mim nada tenho a reclamar e meus clientes todos satisfeitos.
    Olá Candatem, gostaria de contar com sua ajuda e esperiencia. to tentando fechar um enlace de 7km com as rockets m5 + antenas rocket disk de 30 e nao to conseguindo mas de 10Megas de banda. sera que vc poderia postar as telas de configuracao das rockets? desde já sou grato.

    zloocovick
    81 9784 0200

  9. #9

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    Olá amigo zloocovick,
    Algumas questões básicas mas indispensáveis:
    1. Tem visada limpa?
    2. As antenas estão perfeitamente direcionadas e niveladas?
    3. Voce está usando Access Point WDS => Station WDS?
    4. Você acertou o ACK para a distância em questão?
    5. Eu utilizo canais em 20Mhz....
    6. Faça testes (troca) dos canais para melhorar performance.

    Com isso, nessa distância pequena, tem que ter toda a capacidade desse equipamento, que são ótimos.

  10. #10

    Padrão Re: Help para enlaces com Rocket M5 e antenas Dish

    Citação Postado originalmente por Candaten Ver Post
    Olá amigo zloocovick,
    Algumas questões básicas mas indispensáveis:
    1. Tem visada limpa?
    2. As antenas estão perfeitamente direcionadas e niveladas?
    3. Voce está usando Access Point WDS => Station WDS?
    4. Você acertou o ACK para a distância em questão?
    5. Eu utilizo canais em 20Mhz....
    6. Faça testes (troca) dos canais para melhorar performance.

    Com isso, nessa distância pequena, tem que ter toda a capacidade desse equipamento, que são ótimos.
    Prof. candaten, bom dia!

    sim
    tem visada limpa
    as antenas estao niveladas e alinhadas
    usamos ap wds - estation wds
    acho que esteja faltando esse ajuste do ACK
    testei em 20MHZ e 40MHZ
    troquei varios canais

    apos varios testes, consegui em 1 sentido 40M e em outro sentido nao passa de 10M.

    ainda hoje peça manha posto as telas de configuracao bem como as fotos da montagem e nivel das antenas.

    Grato desde já.

    zloocovick
    81 9784 0200