+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão firmware de moden via satelite - alguem sabe oque roda dentro do moden???

    olá a todos do forum....vou contar uma experiencia e uma ideia...aposto que nao sou o unico com essa experiencia e talvez ideia....

    certa fez fui fazer apontamento de uma antena via satelite para um provedor de net...aqui nao existe adsl ou fibra, nada de nada...só via satelite...

    abri o moden analisei...olhei...olhei...ate ai blz...liguei ele...acessei ele via telnet......ae pensei...

    "isso é um pc!"

    e acredito que seja linux, ae tive a ideia sera que da certo de montar um moden com um pc mesmo...utilizar placas que a ragio utiliza para fazer o ppoe via satelite...resumindo um moden feito com pc comun...sacaram a ideia...

    outra duvida que sistema que trabalha dentro...firmware, etc...

    desde de ja agradeço a todos...pela força


    obrigado...

  2. #2

    Padrão Re: firmware de moden via satelite - alguem sabe oque roda dentro do moden???

    Tem coisa mais simples, tem placa pci pra internet via satelite (Ragio só recebe, não classifico ela como "internet via satelite" já que é mono-direcional), é só instalar o driver em windows ou linux, configurar os dados do usuário, e pronto.

    Tem roteadores e mais roteadores pra essa função, e o firmware de 99% deles, assim como roteadores wifi, modens adsl e etc, é baseado em linux.

    Se tiver driver das pci pro mikrotik você pode até colocar um PC-AP no alto da torre recebendo sinal via satélite e distribuindo via setoriais. Ou mesmo usar o sistema operacional que quiser e já fazer todo tipo de roteamento e serviços nesse PC, tipo servidor de email, ftp, cache, dns, servidor de arquivos, até mesmo balanceamento com outros links.

    Como o consumo elétrico de um desktop não é pequeno, a maioria prefere os roteadores. Alias, talvez seja porque se fuçar demais no Windows, pegar vírus demais e etc, não precisa reconfigurar tudo no roteador... se fosse pci teria que reconfigurar a cada 'formatada'.
    Bom, nem sei se as operadores brasileiras via satelite oferem placas PCI como opção aos roteadores, mas que elas existem isso existem. Não se espante com o preço, as baratas são as mono-direcionais, tipo que a Ragio usa, porque elas tem mais saída já que também são usadas pra TV digital, na verdade a que lembro de ter visto custava o mesmo valor que a Starone cobra pelo roteador.
    (Alias... meu primeiro modem adsl foi PCI... coisa interessante que não se acha mais. Mesmo problema da configuração e gasto de energia citado acima)

    Quanto a modificar router 802.11abgn pra operar com satelite, nem pensar, protocolos e bandas 200% diferentes.

    Lembra, Ragio é só uma via, pra ser "internet via satelite" precisa enviar sinal pro satelite, isso as placas baratas não fazem. Comunicação duplex com satelite a 350 Km de distancia, passando por uma zona complicada com frio, calor, nuvens, reflexos da camada de ozonio, não é pra qualquer aparelho! TV recebendo o sinal de broadcasting que um satelite manda é uma coisa até simples, mas ter comunicação duplexada nesse trajeto é coisa diferente e bem mais complicada.




    ===========================
    Edit:
    O grande tchã da comunicação duplexada via satelite é um ack time gigante, acho que coisa tipo 400mS. O roteador precisa ser um pouco parudo pra tapear o navegador pra este não ficar re-perguntando pelos pacotes solicitados ou dando time-out toda hora (Antigamente tinha um plugin pra instalar no sistema operacional pra evitar isso, hoje os roteadores dão algum jeito).
    Última edição por rubem; 30-03-2011 às 04:27.

  3. #3

    Padrão Re: firmware de moden via satelite - alguem sabe oque roda dentro do moden???

    Se tiver driver das pci pro mikrotik você pode até colocar um PC-AP no alto da torre recebendo sinal via satélite
    ????????????????????????

    eu só estou afim de montar um modem via satelite...tipo da hugs