+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LP de dados

    Galera, tentei achar em qual aba postar a seguinte pergunta, sem saber ao certo em qual resolvi postar aqui e caso tenha sido errado me mova para o correto.

    Gostaria de saber qual camada (OSI) se utiliza a LP.
    Sei que o frame relay usa a camada de enlace, mpls utiliza rede agora não encontro para LP.
    Alguem poderia me informar?

    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: LP de dados

    LP ou "Linha Privativa" sempre vai rodar na 2º camada pois é um enlace, o que vai diferenciar é o protocolo utilizado que pode variar entre HDLC, PPP, Frame-Relay, depende do roteador utilizado.

  3. #3

    Padrão Re: LP de dados

    Obrigado pela resposta.
    Fiquei ontem procurando sobre essa informação.
    Se trata então como o frame? Pelo que eu tenho visto somente o mpls é que utiliza a camada de rede do modelo OSI.

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: LP de dados

    Citação Postado originalmente por spyderlinux Ver Post
    Obrigado pela resposta.
    Fiquei ontem procurando sobre essa informação.
    Se trata então como o frame? Pelo que eu tenho visto somente o mpls é que utiliza a camada de rede do modelo OSI.

    Abraço
    amigo, o protocolo MPLS trabalha entre a camada 2 (enlace) e 3 (rede) do modelo OSI, o protocolo MPLS é conhecido como protocolo de camada 2.5

    Mais informações do MPLS vc pode encontrar aqui: MPLS – Wikipédia, a enciclopédia livre

    Protocolos de rede (camada 3) são por exemplo o protocolo IP, IPX, etc...

    abraço

  5. #5

    Padrão Re: LP de dados

    Atm pode trabalhar na camada de rede.

  6. #6

    Padrão Re: LP de dados

    Não.

    O modelo OSI não se aplica ao Protocolo ATM. Visto que o ATM controla todas as camadas (que são diferentes das camadas do modelo OSI). Em termos de "nomeclatura" as únicas camadas comuns entre o modelo OSI e ATM seriam, Física e Aplicação. Então, não existe camada de Rede em ATM.