+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CONCEITOS BASICOS SOBRE SERVIDORES DE INTERNET WIRELESS

    Bom dia galera...

    Trabalho em um provedor de internet Wireless a dois anos, não tenho conhecimento nessa area de servidores mas gostaria de ter pelo menos uma noção desse assunto, como por exemplo:
    Qual sistema operacional é mais usado?
    O Mikrotik ja é um sistema operacional ou ele é instalado depois em cima do linux?
    Como é esse tal servidor proxy?
    O que voces aconcelham para quem esta interessado em aprender de verdade sobre servidores...

    Desde ja agradeço a ajuda de todos...

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CONCEITOS BASICOS SOBRE SERVIDORES DE INTERNET WIRELESS

    servidores de rede n~so tem nada a ver com wireless .um servidor conciste de maquina com processador ,hd ,memorias ,placa mãe etc diferença dele para uma maquina normal e que suas peças são escolhidas a dedo para evitar paralização do serviço no qual se o servidor para a rede para .
    nesta maquina e instalado sistema que ira gerenciar a sua rede pode ser o mikrotik que bem configurado serve como um sistema para gerenciamento de provedores de acesso , o myauth 3 que e meu caso o qual e instalado o slackware 13 primeiro depois e instalado o sistema myauth ,ou tem tambem o mk auth que tambem e instalavel em uma maquina e pode gerenciar uma rede em conjunto com outra maquina mikrotik pode gerenciar e e claro são so alguns exemplos tem muito mas gerenciadores por ai .
    agora o ponto de acesso e so um meio de voce ligar seu cliente ao seu servidor o qual um independe do outro capitche....

  3. #3
    Avatar de barcal
    Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Campinas, Sao Paulo, Brazil
    Posts
    14

    Padrão Re: CONCEITOS BASICOS SOBRE SERVIDORES DE INTERNET WIRELESS

    Bom, pelo que eu entendi vc quer entender melhor sobre o sistema de gerenciamente de uma rede wireless certo?

    sistemas existem muitos, porem o melhor (na minha opnião) é o mikrotik.

    Só aqui no forum vc tira 99% das suas duvidas sobre o mikrotik.

    da uma olhada aqui que vc vai conseguir entender um pouco mais.

    Mikrotik - Under-Linux.Org Wiki

    Valew, se gostou clica na estrelinha


    abraços.

  4. #4

    Padrão Re: CONCEITOS BASICOS SOBRE SERVIDORES DE INTERNET WIRELESS

    Valeu gente.
    Com esse tutorial da pra deixar funcionando um servidor Mk mesmo?
    Se forem seguidos todos os passo vai ficar bom?

  5. #5

    Padrão Re: CONCEITOS BASICOS SOBRE SERVIDORES DE INTERNET WIRELESS

    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post

    Qual sistema operacional é mais usado?
    Aqui no forum acredito que seja o mikrotik, percebo uma comunidade muito forte dele aqui e também nos provedores (Acho, posso estar errado)
    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post

    O Mikrotik ja é um sistema operacional ou ele é instalado depois em cima do linux?
    Mikrotik Router OS é um Sistema Operacional pago, geralmente vem embarcado em routerboards, mas também é utilizado em PCs.
    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post
    Como é esse tal servidor proxy?
    O conceito mais simples é o seguinte, proxy nada mais é do que um software instalado no servidor para armazenar arquivos acessados, para que na próxima requisição não precise ser baixado novamente, economizando link e aumentando a velocidade. Também serve para bloquear sites.
    Citação Postado originalmente por CAIRES Ver Post

    O que voces aconcelham para quem esta interessado em aprender de verdade sobre servidores...
    Pra quem quer aprender de verdade sobre servidores deve primeiro aprender sobre redes de computadores, aconselho o livro Redes de Computadores do Andrew Tanenbaum, foi ele que eu segui pra aprender. Se você já entender de redes(dhcp, firewall, tcp/ip, etc..)


    Espero ter ajudado, usei a linguagem mais simples possível para poder ser compreendido.