+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TP-Link TL-MR3420 vs AP-Router WR254

    Prezados Srs.,

    Estou realizando alguns testes de sinal em ambientes com barreiras. Paredes, prédios.. Quero testar bastante até conseguir o link perfeito. Moro no RJ, região cheia de prédios, e estou com planos de montar um provedor Wifi por aqui (quem sabe). Entendo as dificuldades, anatel, SCM, etc.

    Estou usando um USB Wireless Kozumi 500mw, tenho também um Alfa 2000mw b/g/n, mas prefiro o Kozumi. Pega muito mais redes do que o Alfa.

    Utilizava um router TP-Link TL-MR3420 (3g + b/g/n), com sinal girando em torno de 75-80% (intensidade) e velocidade sempre em 120-150Mb/s (banda N).

    Lendo o fórum, vi que o router AP-Router WR254 de 400mw (b/g) era bastante elogiado, dai comprei um desses hoje. Comprei tbm uma antena Aquario 12dbi Omni + pigtail 6m.

    Troquei os roteadores (sem usar a antena nova. estou usando uma antena omni 18dbi, a mesma do router antigo), e o sinal ficou a mesmissima coisa. Configurei o AP-Router pra potencia maxima (400mw), e fica mesmissima coisa do outro. -57db rodando em 36~48Mbps, algumas raras vezes batendo 54Mbps.

    O roteador está na cozinha e o meu USB está no quarto, com 2 paredes de barreira.

    Alguem sabe dizer o porque de eu nao ter tido quase nenhum ganho ao trocar um router simples (TP-Link, q deve ter seus 100mw) por um melhor (400mw) ?

    Comprei um kit RB433AH+Engenius mini-pci 400mw, estou esperando chegar. Sera que essas placas mini-pci de mesma potencia são mais fortes? Alguma ideia?

    Eu por ex gosto muito mais do meu Kozumi 500mw do que do Alfa 2000mw. O Kozumi tem sinal mto mais forte.

  2. #2

    Padrão Re: TP-Link TL-MR3420 vs AP-Router WR254

    Uma coisa no minimo curiosa.. Configurei o router pra 20dbm (16mw), e o sinal continua a mesmissima coisa.. -57db em média

    Essa potencia em Dbm tem relação com a antena que estou usando? Quanto mais DBI na antena mais DBM devo jogar ?