+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ligação fiísica

    Saudações a todos!

    Bom, estou lendo muito sobre Mikrotik e cache externo (squid no BFW). Tem muita informação de formas diferente, mas que levam ao mesmo ponto, porém estou com certas dificuldades com a ligação física (cabeamentos). Li em alguns tutoriais que devo realizar uma ligação direta (cabo cross) de uma das saídas do meu RB450G para o computador do squid para realizar o cache externo, computador com squid em outra faixa de rede.
    Minhas dúvidas seriam:
    1 - poderia usar, em vez de cabo cross, utilizar um switch?
    2 - o computador com squid pode estar na mesma faixa de rede dos usuários?

    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: Ligação fiísica

    Cabo cross é de PC a PC. Routherboards não são PC's.
    Resumindo é isso.

    Se está estudando Bfw eles geralmente tratam "servidor" ou "roteador" como se todos fossem PC. SE fosse esse o caso (PC-AP com MK, por exemplo) aí sim teria que sar cabo cross SE fosse ligar direto noutro PC.
    (Na verdade não sei se a RB450G não tem chaveamento automatico pra operar com cabo cross e com cabo straight, mas o fato é que cabo straight (Patch cord) é o modo padrão de ligar rb's, switches, roteadores...)

    Pode usar switches a vontade, só lembre dos troughputs deles, se a rede aumentar, com cache, rb's, dns, e servidores mk no mesmo switch, tem que sair dos switches 8 portas baratos de 150-180Mbps e partir pra troughput decentes tipo 300Mbps em 8 portas.

  3. #3

    Padrão Re: Ligação fiísica

    Saudações Rubem,

    De fato a rede vai tender a crescer, pois como se trata de um colégio e a tendência é sempre aumentar o número de alunos.

    Bom, vamos por parte, então o ideal seria ter uma ligação física entre meus servidores, rb e bfw, ok? Então ficaria assim:

    Link internet -> RB450G -> em outra porta ethx -> rede local (em outro switch)
    | |
    em paralelo (via switch ou porta ethx com cabo direto)
    | |
    BFW (somente cache)

    Estou lendo alguns tutorias a respeito de cache em paralelo com o Mikrotik, mas ainda não consegui resultados, uso todas as regras mencionadas nos tutoriais, sempre a referência é PC a PC. Tenho que aproveitar todas as portas do RB450G, pois tenho duas redes locais, a rede dos alunos e a rede dos funcionários e mais a rede da telefonia que é via voip.

    Indica algum outro tutorial?

    Obrigado