+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Case de Sucesso - NanoBridge M5

    Olá pessoal, tudo bem com vocês? Estimo que sim.

    Estou terminando de configurar um enlace entre o ponto A, no centro da cidade, e o ponto B, no bairro onde trabalho. A distância dos pontos é de aproximadamente 6,3km. Tenho sérios problemas de visada, pois há um 'barranco' obstruindo a visada do ponto B.

    Neste cenário, meu planejamento é de trazer um link de 5 mega. Para isso, optei por um par de NanoBridge M5. Montamos os equipamentos, caprixamos no alinhamento e o sinal mais forte que conseguimos foi -66dbm, com a potência das NB em 23dbm. Testando de uma RB para o servidor do bairro, passava 10Mb full (22Mb half). No entanto, o ruído no ponto B marcava -84dbm, elevado na minha opinião.

    Resolvi testar canais diferentes através do AirView, encontrei os melhores e fui baixando a potência e acompanhando até onde influenciaria no total de banda passante. Resultado que cheguei foi 18dbm (63mw) no ponto A e 20dbm (100mw) no ponto B, o sinal ficou em -75, mantendo os mesmos 10Mb full, com CCQ estável em 100%. Cheguei a conclusão que sensibilidade é melhor que potência de sinal.

    Detalhes: aparelhos configurados com WDS, Data Rate fixado em MCS 11-120, largura de canal em 40Mhz e AirMax desativado. Segue em anexo algumas imagens para apreciação e avaliação de vocês. Obrigado!

    PS: perdoem a qualidade das imagens. Se for o caso testo novamente e anexo imagens mais nítidas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto A.jpg
Visualizações:	754
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	21320Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto B.jpg
Visualizações:	783
Tamanho: 	32,2 KB
ID:      	21322Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Configura��es Ponto A.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	21323Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Configura��es Ponto B.jpg
Visualizações:	513
Tamanho: 	25,5 KB
ID:      	21324Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput Half Duplex.jpg
Visualizações:	632
Tamanho: 	44,4 KB
ID:      	21319Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput Full Duplex.jpg
Visualizações:	618
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	21321Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Equipamento Ponto A.jpg
Visualizações:	631
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	21325
    Última edição por Jadir; 08-04-2011 às 14:26.

  2. #2

    Padrão Re: Case de Sucesso - NanoBridge M5

    Se puder, desligue o WDS em ambas e teste o throughput.

  3. #3

    Padrão Re: Case de Sucesso - NanoBridge M5

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Se puder, desligue o WDS em ambas e teste o throughput.
    É a mesma dúvida que tenho saber se muda a banda passante com wds inativo....

    Engraçado primeira vez que acho outro user com ingresso no under com a mesma data que eu!

  4. #4

    Padrão Re:

    Vou tentar fazer e testar como fica.

  5. #5

    Padrão Re:

    Ao bjaraujo e ao Everton, fiz o teste que vocês pediram e segue em anexo o resultado. Como podem ver, aumentou a banda passante em cerca de 1 mega. O problema é que o acesso ficou restrito aos rádios, o que tinha depois da NanoBridge do ponto B ficou inacessível. Logo, não tinha tráfego no enlace.

    Abraços!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput Half Duplex.jpg
Visualizações:	452
Tamanho: 	47,9 KB
ID:      	21332Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput Full Duplex.jpg
Visualizações:	424
Tamanho: 	47,9 KB
ID:      	21333

  6. #6

    Padrão Re: Case de Sucesso - NanoBridge M5

    Aqui quando atualizei para 5.3 perti muito throughput de aprox 14Mb caiu para 3Mb sem WDS; uns 850m com obstáculos. Tive que retornar para 5.2.1 sem WDS.

  7. #7

    Padrão Re: Case de Sucesso - NanoBridge M5

    Uma coisa que venho aprendendo fortemente nas configuraçoes de ptp e que nao existe uma configuraçao fixa para o mesmo, cada cenario e uma potencia a ser ajustada, um canal a ser mudado, aqui semana passada estava com um problema de baixo througput, 14mb de tx e 5 de rx, achando o canal certo consegui 30mb tx e 26 rx. minha conclusao e que se deve fazer todos os testes possiveis antes de realmente definir a configuraçao definitiva.

  8. #8

    Padrão Re: Case de Sucesso - NanoBridge M5

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olá pessoal, tudo bem com vocês? Estimo que sim.

    Estou terminando de configurar um enlace entre o ponto A, no centro da cidade, e o ponto B, no bairro onde trabalho. A distância dos pontos é de aproximadamente 6,3km. Tenho sérios problemas de visada, pois há um 'barranco' obstruindo a visada do ponto B.

    Neste cenário, meu planejamento é de trazer um link de 5 mega. Para isso, optei por um par de NanoBridge M5. Montamos os equipamentos, caprixamos no alinhamento e o sinal mais forte que conseguimos foi -66dbm, com a potência das NB em 23dbm. Testando de uma RB para o servidor do bairro, passava 10Mb full (22Mb half). No entanto, o ruído no ponto B marcava -84dbm, elevado na minha opinião.

    Resolvi testar canais diferentes através do AirView, encontrei os melhores e fui baixando a potência e acompanhando até onde influenciaria no total de banda passante. Resultado que cheguei foi 18dbm (63mw) no ponto A e 20dbm (100mw) no ponto B, o sinal ficou em -75, mantendo os mesmos 10Mb full, com CCQ estável em 100%. Cheguei a conclusão que sensibilidade é melhor que potência de sinal.

    Detalhes: aparelhos configurados com WDS, Data Rate fixado em MCS 11-120, largura de canal em 40Mhz e AirMax desativado. Segue em anexo algumas imagens para apreciação e avaliação de vocês. Obrigado!

    PS: perdoem a qualidade das imagens. Se for o caso testo novamente e anexo imagens mais nítidas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto A.jpg
Visualizações:	754
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	21320Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto B.jpg
Visualizações:	783
Tamanho: 	32,2 KB
ID:      	21322Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Configura��es Ponto A.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	21323Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Configura��es Ponto B.jpg
Visualizações:	513
Tamanho: 	25,5 KB
ID:      	21324Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput Half Duplex.jpg
Visualizações:	632
Tamanho: 	44,4 KB
ID:      	21319Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput Full Duplex.jpg
Visualizações:	618
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	21321Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Equipamento Ponto A.jpg
Visualizações:	631
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	21325
    ola colega, vc diz q teve uma obstrução nesse enlace.
    essa obstrução e total da zona de fresnel ou ela e parcial.
    se puder postas a s coodernadas ou mais detalhe do terreno desse ptp ficaria grato,
    estou a montar em pequeno ptp de 1,7 km com essa obstrução
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	314
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	23468


    GRATO DESDE JA

  9. #9

    Padrão Re:

    Anderson e demais, me desculpem pela demora.

    As coordenadas dos pontos do meu enlace são:

    Ponto A = -29.686235, -53.807784
    Ponto B = -29.706645, -53.871916

    Talvez não apareça a obstrução no Radio Mobile e outros programas pois o morro é artificial, foi criado com a terraplanagem para a construção de um hospital. De qualquer forma, é alto e interfere no meu enlace, .

  10. #10

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olá pessoal, tudo bem com vocês? Estimo que sim.

    Estou terminando de configurar um enlace entre o ponto A, no centro da cidade, e o ponto B, no bairro onde trabalho. A distância dos pontos é de aproximadamente 6,3km. Tenho sérios problemas de visada, pois há um 'barranco' obstruindo a visada do ponto B.

    Neste cenário, meu planejamento é de trazer um link de 5 mega. Para isso, optei por um par de NanoBridge M5. Montamos os equipamentos, caprixamos no alinhamento e o sinal mais forte que conseguimos foi -66dbm, com a potência das NB em 23dbm. Testando de uma RB para o servidor do bairro, passava 10Mb full (22Mb half). No entanto, o ruído no ponto B marcava -84dbm, elevado na minha opinião.

    Resolvi testar canais diferentes através do AirView, encontrei os melhores e fui baixando a potência e acompanhando até onde influenciaria no total de banda passante. Resultado que cheguei foi 18dbm (63mw) no ponto A e 20dbm (100mw) no ponto B, o sinal ficou em -75, mantendo os mesmos 10Mb full, com CCQ estável em 100%. Cheguei a conclusão que sensibilidade é melhor que potência de sinal.

    Detalhes: aparelhos configurados com WDS, Data Rate fixado em MCS 11-120, largura de canal em 40Mhz e AirMax desativado. Segue em anexo algumas imagens para apreciação e avaliação de vocês. Obrigado!

    PS: perdoem a qualidade das imagens. Se for o caso testo novamente e anexo imagens mais nítidas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto A.jpg
Visualizações:	754
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	21320Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ponto B.jpg
Visualizações:	783
Tamanho: 	32,2 KB
ID:      	21322Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Configura��es Ponto A.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	21323Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Configura��es Ponto B.jpg
Visualizações:	513
Tamanho: 	25,5 KB
ID:      	21324Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput Half Duplex.jpg
Visualizações:	632
Tamanho: 	44,4 KB
ID:      	21319Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Throughput Full Duplex.jpg
Visualizações:	618
Tamanho: 	45,4 KB
ID:      	21321Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Equipamento Ponto A.jpg
Visualizações:	631
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	21325
    Realmente, ganho de antena é melhor do que potencia do transmissor.
    Em qualquer enlace, temos sempre que tentar colocar a menor potencia possivel.
    Vou te dar apenas 2 (duas) dica para seu enlace:
    - User alguma criptografia no seu enlace (WPA AES no minimo)
    - Experimente diminuir a densidade espectral (Largura de banda) de 40 MHz para 20MHz, em contrapartida aumente o Data rate (Largura de banda muito grande gera e sofre mais interferencia).

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Uma coisa que venho aprendendo fortemente nas configuraçoes de ptp e que nao existe uma configuraçao fixa para o mesmo, cada cenario e uma potencia a ser ajustada, um canal a ser mudado, aqui semana passada estava com um problema de baixo througput, 14mb de tx e 5 de rx, achando o canal certo consegui 30mb tx e 26 rx. minha conclusao e que se deve fazer todos os testes possiveis antes de realmente definir a configuraçao definitiva.
    Mas temos sempre que tomar cuidado com o canal
    Cada canal tem uma exigencia que devemos seguir.
    aconselho a lerem o topico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

  11. #11

    Padrão Re:

    Obrigado pelas dicas, Andrio.

    Segurança eu já ativei, tenho uma WPA.

    Sobre a largura de banda, testei sim com 20Mhz, e o resultado que obtive foi uma queda brusca na banda passante. Quanto a setar um Rate maior, também foi impossível devido ao nível de sinal da conexão ser baixo, o que influenciava diretamente no CCQ.

    Até gostaria de poder usar um Rate maior, como MCS 12 ou 13. O problema, como te disse, é o nível de sinal. Para esses MCS o sinal é muito fraco, e derruba o CCQ da conexão. Para conseguir uma conexão com o MCS 13, por exemplo, precisaria no mínimo de -66 de sinal, o que é impossível na minha situação.

    Eu mechi em algumas configurações por dica do Zé Alves, e consegui passar cerca de 30 mega nesse enlace. Não tá a mesma coisa de quando configurei e fiz essa postagem.

    Te agradeço mais uma vez pelas dicas!