+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Olá pessoal, dei uma grande olhada pelo post mas tenho uma duvida, que é de muito leigo, mas me desculpe pela pergunta, mas aki vai: Tenho uma rede onde é composta de (01 servidor mk + 01 autenticação por radius e 06 Radius com 3 paineis 2.4 e agora estou colocando 5.8 tbm), esta tudo em bridge, até ai tudo funcionando normalmente, mas olho muito pelos post e estou vendo que a tendencia em termos de melhoras é o roteamento. Entao estou querendo passar a minha, agora como fazer, hj uso hotspot, agora para o meu roteamento, devo fazer um servidor hotspot em cada rb. Desculpe-me se a pergunta e meio boba. Mas sendo isso a solução ou não, se alguem tiver algum material para passar, ficaria grato!!!

  2. #2

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    não precisa mudar sua infra-estrutura, apenas passe a trabalhar com pppoe server ativado entregando ip válido lá na casa do assinante, sua estrutura atual comporta isso, basta implementar as novas configurações e ativar o pppoe server...

  3. #3

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Blz evertonsoares! como eu trabalho como hotspot, tenho que passar para pppoe? e usar aquelas novas tecnologias BGP,...?? Seria isso???

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    não precisa mudar sua infra-estrutura, apenas passe a trabalhar com pppoe server ativado entregando ip válido lá na casa do assinante, sua estrutura atual comporta isso, basta implementar as novas configurações e ativar o pppoe server...

  4. #4

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Creio eu que vc gostaria de implementar um roteamento e dinamico, funciona perfeitamente com hostpot sem problema alguma são duas coisa distintas, porém qdo se tem uma rede em bridge vc terá um unico hotpost central para q todos os clientes se autentiquem nesse hotspot, dai com o roteamento vc terá de ter um hotspot em cada rb onde seu cliente conecta ( é valido para ppoe tb ).

    O fato de usar bgp ou ospf ou ate mesmo o rip, faz com que sua rede seja um tanto qto inteligente e consiga designar rotas para cada rede ou host dentro da sua rede. Sem ter a necessidade de ficar configurando rotas pra cada rb. Facilita bastante.

    Att.Juliano.

  5. #5

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    O Hotspot acarreta broadcast em sua rede, recomendo implementar ip válido com pppoe, além de utilizar os "tuneizinhos" tão queridos vai entregar o ip válido na casa do assinante, evitando futuros aborrecimentos com crimes virtuais e coisas do gênero. Temos uma rede hoje com 80% de pppoe e podemos garantir uma melhora significativa na qualidade dos serviços prestados.

  6. #6

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por netxtreme Ver Post
    Creio eu que vc gostaria de implementar um roteamento e dinamico, funciona perfeitamente com hostpot sem problema alguma são duas coisa distintas, porém qdo se tem uma rede em bridge vc terá um unico hotpost central para q todos os clientes se autentiquem nesse hotspot, dai com o roteamento vc terá de ter um hotspot em cada rb onde seu cliente conecta ( é valido para ppoe tb ).

    O fato de usar bgp ou ospf ou ate mesmo o rip, faz com que sua rede seja um tanto qto inteligente e consiga designar rotas para cada rede ou host dentro da sua rede. Sem ter a necessidade de ficar configurando rotas pra cada rb. Facilita bastante.

    Att.Juliano.
    Vale ressaltar que colocar o cliente para se autenticar em cada torre, usar roteamento... implicara em maiores custos com TFF e TFI, ja que tera que registra cada uma das estacoes onde ha roteamento.

    para nao precisar fazer grandes mudancas, eu recomendaria o uso de Switches com Vlan e isolacao de clientes nos radios... com isso, um cliente, uma regiao, nao enchergaria a outra...
    eu tenho uma rede desse tipo aqui e ja rodei diversos sniffers e a unica coisa que consigo ver é o que esta entre min e o servidor, nao consigo ver nada nas lateriais, é como se tivesse um tunel entre eu e o cliente....

  7. #7

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    mascaraapj, vc tem certeza dessa informação, pois acho q esta havendo algum equivoco de sua parte, vejo muita gente usando roteamento em suas redes e sem necessidade de tfi adicional para suas torres, isso acontece conosco aqui.

    Att.Juliano

  8. #8

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Ai que esta, estao errados...
    muitos fazem isso mas colocam um servidor central (radius por exemplo) para ser consultado... defendendo dessa forma o roteamento.
    mas isso é errado, aquela estacao nao vai deixar de fazer roteamento so por que consultou um servidor central.
    Devem ser registradas as:
    1-
    I.
    Estações de telecomunicações que desempenhem as funções de roteamento ou comutação por circuito, pacotes ou células, mesmo que operem sem equipamentos de radiocomunicação ou com Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita Certificados e dispensados de licenciamento.

    2-
    I.
    Estações de telecomunicações que executem funções de multiplexação de informações provenientes de diferentes acessos de clientes, como por exemplo estações com equipamentos de radiocomunicação ponto-multiponto utilizados para concentrar acessos de diversos clientes, estações com multiplexadores determinísticos ou estações com equipamentos de terminação óptica, mesmo que estas não possuam equipamentos de radiocomunicação ou que possuam Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita Certificados e dispensados de licenciamento
    .

    fora a estações que usam 2.4 em cidade com mais de 500 mil habitantes e com e.i.r.p acima de 400 mw

  9. #9

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Vale ressaltar que colocar o cliente para se autenticar em cada torre, usar roteamento... implicara em maiores custos com TFF e TFI, ja que tera que registra cada uma das estacoes onde ha roteamento.

    para nao precisar fazer grandes mudancas, eu recomendaria o uso de Switches com Vlan e isolacao de clientes nos radios... com isso, um cliente, uma regiao, nao enchergaria a outra...
    eu tenho uma rede desse tipo aqui e ja rodei diversos sniffers e a unica coisa que consigo ver é o que esta entre min e o servidor, nao consigo ver nada nas lateriais, é como se tivesse um tunel entre eu e o cliente....
    Bom dia, hj uso aki em minha infra cada torre roteamento com pppoe roteamento sem NAT ou seja roteamento no nivel 3 faço tudo isso com Radius porem no servidor radius faço o acess list e cadastro o cliente e o cliente se autentica na Rb da torre porem o controle do cliente e feito no servidor central, a questão e
    se o cliente vem se autenticar na torre mas vc faz o controle dele num server local não acaretara numa licença en cada torre.

  10. #10

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    nao, todo o controle dele nao é feito em um servidor central.
    apenas a consulta para autenticacao é feita em um servidor central.
    o restante, a autenticacao em si... o controle de banda, etc... é feito naquela RB roteada mais proxima do cliente.

    e sim, essa estacao teria que ser licenciada tbm.
    Citação Postado originalmente por Vanduir Ver Post
    Bom dia, hj uso aki em minha infra cada torre roteamento com pppoe roteamento sem NAT ou seja roteamento no nivel 3 faço tudo isso com Radius porem no servidor radius faço o acess list e cadastro o cliente e o cliente se autentica na Rb da torre porem o controle do cliente e feito no servidor central, a questão e
    se o cliente vem se autenticar na torre mas vc faz o controle dele num server local não acaretara numa licença en cada torre.

  11. #11

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Ai que esta, estao errados...
    muitos fazem isso mas colocam um servidor central (radius por exemplo) para ser consultado... defendendo dessa forma o roteamento.
    mas isso é errado, aquela estacao nao vai deixar de fazer roteamento so por que consultou um servidor central.
    Devem ser registradas as:
    .

    fora a estações que usam 2.4 em cidade com mais de 500 mil habitantes e com e.i.r.p acima de 400 mw

    Vo questionar vc mais uma vez,
    veja bem onde esta o link q aporedora entrega pra vc e onde vc faz o controle do cliente, então e neste local apenas q precisa registrar a base, vc sabe usar o radius? vc ja usou? o roteamento q gente fala aki e sobre o server local (central) entrega um IP valido pro cliente sem precisa passar pela bridge nem ativando nat nas Rbs das torres ou seja cadastro do cliente e feito no server cetral na RB e configurado pro radio vir e pedir solicitação do PPPoE e o server vaio falar e o server vai dar o IP pra ele, e quaze a mesma coisa de quando o cliente chega no seu conecte list então vo ter q resgistra a torre so porq o cliente ta vindo nessa torre ainda mais se vc tiver uma cliptografia ativa então ai vc tera q ter registro dessa estação tbm então ?

  12. #12

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por Vanduir Ver Post
    Vo questionar vc mais uma vez,
    veja bem onde esta o link q aporedora entrega pra vc e onde vc faz o controle do cliente, então e neste local apenas q precisa registrar a base, vc sabe usar o radius? vc ja usou? o roteamento q gente fala aki e sobre o server local (central) entrega um IP valido pro cliente sem precisa passar pela bridge nem ativando nat nas Rbs das torres ou seja cadastro do cliente e feito no server cetral na RB e configurado pro radio vir e pedir solicitação do PPPoE e o server vaio falar e o server vai dar o IP pra ele, e quaze a mesma coisa de quando o cliente chega no seu conecte list então vo ter q resgistra a torre so porq o cliente ta vindo nessa torre ainda mais se vc tiver uma cliptografia ativa então ai vc tera q ter registro dessa estação tbm então ?
    sim, sei como funciona o radius.
    amigo, roteamento e roteamento, deve ser registrado.

    Devem ser registradas as:
    1-
    I.
    Estações de telecomunicações que desempenhem as funções de roteamento ou comutação por circuito, pacotes ou células, mesmo que operem sem equipamentos de radiocomunicação ou com Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita Certificados e dispensados de licenciamento.

    2-
    I.
    Estações de telecomunicações que executem funções de multiplexação de informações provenientes de diferentes acessos de clientes, como por exemplo estações com equipamentos de radiocomunicação ponto-multiponto utilizados para concentrar acessos de diversos clientes, estações com multiplexadores determinísticos ou estações com equipamentos de terminação óptica, mesmo que estas não possuam equipamentos de radiocomunicação ou que possuam Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita Certificados e dispensados de licenciamento
    .

    fora a estações que usam 2.4 em cidade com mais de 500 mil habitantes e com e.i.r.p acima de 400 mw

  13. #13

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    sim, sei como funciona o radius.
    amigo, roteamento e roteamento, deve ser registrado.

    Devem ser registradas as:
    .

    fora a estações que usam 2.4 em cidade com mais de 500 mil habitantes e com e.i.r.p acima de 400 mw


    vc esta mal informado e equivocado

  14. #14

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por Vanduir Ver Post
    vc esta mal informado e equivocado
    ok, estou equivocado... e vc? esta bem informado?
    poderia entao me informar o art que fala sobre esse licenciamento e o que fala ele?

  15. #15

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    ok, estou equivocado... e vc? esta bem informado?
    poderia entao me informar o art que fala sobre esse licenciamento e o que fala ele?
    ok!
    Última edição por Vanduir; 09-04-2011 às 09:30.

  16. #16

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    basicamente, como ja havia dito, a regra é essa:
    Regras para cidades com mais de 500.000 habitantes:

    1)Registra-se o ponto onde está a conexão, onde faz roteamento.
    2)Registra-se o ponto onde está o servidor
    3)Registra-se todas as repetidoras onde existam rádios de 2.4

    Se estiver tudo no mesmo local, vc paga uma só TFF e TFI. Se estiver tudo em local diferente vc pagará 03 vezes. Se os itens 1 e 2 estiverem num local e o 3 em outro, são duas TFI e TFF

    Alguns documentos em anexo.

    Não se registra pontos com switch nem 5.8
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         licenciamento_scm.png.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	155,5 KB
ID:      	21340   Fiscalizacao_SCM.pdf  


  17. #17

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    basicamente, como ja havia dito, a regra é essa:
    Regras para cidades com mais de 500.000 habitantes:

    1)Registra-se o ponto onde está a conexão, onde faz roteamento.
    2)Registra-se o ponto onde está o servidor
    3)Registra-se todas as repetidoras onde existam rádios de 2.4

    Se estiver tudo no mesmo local, vc paga uma só TFF e TFI. Se estiver tudo em local diferente vc pagará 03 vezes. Se os itens 1 e 2 estiverem num local e o 3 em outro, são duas TFI e TFF

    Alguns documentos em anexo.

    Não se registra pontos com switch nem 5.8

    vc tem provedor ai e central ou tem repetidoras ?

  18. #18

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Citação Postado originalmente por Vanduir Ver Post
    vc tem provedor ai e central ou tem repetidoras ?
    autenticacao, controle de banda, etc... central.
    rede em "bridge", com vlan (assim evito o broadcast mortifero, compartilhamento de arquivos, sniffer na rede)
    repetidora e clientes em 5.x

  19. #19

    Padrão Re: Rotear uma Rede que esta em Bridge!

    Galera, peço desculpas.
    Realmente, toda estação de telecomunicacoes teria que ser homologada
    mas ai em 2008 veio um nova resolucao (nao me lembrava dela)... resolucao 506
    *Art. 3o As estações de radiocomunicação, que fizerem uso de equipamentos de
    radiação restrita*
    *caracterizados por este Regulamento, estão isentas de cadastramento ou
    licenciamento para instalação e **funcionamento.*

    Mas ai ela deixa uma ressalva

    *a) interligação às redes das prestadoras de serviços de telecomunicações;
    ou*
    *b) interligação a outras estações da própria rede por meio de equipamentos
    que não sejam de*
    *radiação restrita;*

    Tudo que for direfente disso teria que ser licenciado: local onde chega link, onde ha conexao por fibra, etc...
    Peço desculpas pelo erro...
    roteamento interno pode sim.

    contudo, para quem quiser evitar ter muito trabalho, pode simplesmente substituir os switches normais por switch com Vlan.
    tem os Switches da overter, bem em conta e com vlan, protecao contra ataque broadcast e protecao contra surto em cada porta... compartilhamento? dhcp do cliente na rede? sniffer? nao tem nada disso com esses switches...