+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Bullet M2 com setorial wirelink

    Ola amigos pesquisei e não ache nada a respeito! Tenho que montar um pop urgente mas to com pouca grana. To pensando em 3 bullet m2 e setoriais wirelink de 120° 21dbi, mas to com medo de fazer merda misturando as tecnologias, por optando por M2 pelo preço por meus clientes então em comodato,gostei do preço das arigrids e nano loco m2!
    O TDMA vai funfar legal com setoriais convencionais?
    Net a radio ta muito queimada aqui na cidade por querendo fazer um diferencial com muita qualidade sobre meus concorrentes! Quero so visitar o cliente na instalação e remoção do kit, minimizando o custo de manutenção e deixando os clientes satisfeitos.
    Minha cidade tem apenas 4kms de ponta a ponta mas ja tem ums 20 omnis espalhadas com amplicador. Por isso quero aproveitar o Airmax para fugir um pouco da interferências antes de chutar o pau da barraca e passar para 5,8.

    Ps:. Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re:

    Opinião MINHA:

    - 3 setoriais em um lugar cheio de amplificador vão te trazer uma dor de cabeça maneira, ainda mais pelo ganho ABSURDO para uma distância tão pequena (4km de uma ponta a outra). Quero ver tu achar um canal 'livre' no meio de tanto ruído de amplificador...

    - TDMA é uma tecnologia de operação do equipamento, não tem nada a ver com o tipo de antena que tu vai usar. A antena é um 'mero' elemento irradiante do sinal de RF gerado pelo equipamento

    - se tem tanta interferência assim, passa logo pra 5.8. Compra 3 Bullets M5, rosqueia eles em painéis de 11dbi horizontal da Ideal e instala AirGrid e NanoStation M5 nos clientes.

    Ai sim tu trará a tão sonhada satisfação, pra ti e para teus futuros usuários. Lembrando: opinião particular minha, passível de estar errada.

  3. #3

    Padrão Re:

    Realmente não tem canal disponível mais! Mas minha grana ta curta e preciso de uma rede em 2.4 porque pois os clientes dos concorrentes me procura direto querendo mudar principalmente pela falta de assistência deles!
    Quero montar um pop em 5.8 mas tenho que aumentar o numero clientes primeiro. Assim que conseguir 60 clientes! to no inicio de meu provedor

  4. #4

    Padrão Re:

    Entendo a tua situação, Pedro, e mesmo assim considero complicado investir em 2.4 nesse teu cenário. Vamos fazer umas contas?

    - 3 painéis setoriais de 11dbi da Ideal Antenas custam 900 reais (300 cada, fora o valor do frete)

    - 3 Bullet M5 HOMOLOGADOS custam 690 reais (230 cada, fora o frete)

    - entre caixa hermética, cabo PP com aterramento, cabo de rede FTP, conectores RJ45, fita de alta fusão, isolante e algumas ferramentas e materiais adicionais, soma mais uns 600 reais.

    - uma torre de até 10 metros, auto-suportada eu monto com até 1000 reais, completa, com pintura balizadora e escada lateral

    - some mais uns 200 reais em fretes.

    TOTAL DE EQUIPAMENTOS: 3390 reais ('arredonde' para 3400 reais)


    Com todo o respeito, Pedro, mas se tu não dispõe de 3400 reais pra começar com um nível de serviço superior, será que vale a pena ser mais um a prestar um péssimo serviço? Avalia direito isso ai.

    PS: nem comentei as questões de licenciamento da estação.

  5. #5

    Padrão Re: Bullet M2 com setorial wirelink

    Monte um POP em 5.8GHz utilizando paineis OIW e bulletM5, é a única garantia de banda passante e estabilidade...

  6. #6

    Red face Re: Bullet M2 com setorial wirelink

    Aqui o pessoal so tem omni tudo vertical nem uma de slot, vou colocar os setoriais na horizontal e seta 20mhz so para os clientes dos meus concorrentes possa ver o nome de minha rede, fica com uma propaganda de graça! O pop em 5.8 ate consigo montar agora. O problema e os kit clientes que estão em comodato ta pesando muito no orçamento, estou no inicio todo cliente novo representa um kit novo!
    Vou semana que vem no py para compra kit cliente, no site da excell arigrid m2 16dbi U$52,00 e M5 16dbi U$68,00. Diferença de U$16,00 em cada cliente!
    Estava com medo do Tdma não funfar legal nos painéis as interferências vou passando raiva ate chegar a 60 clientes, to aberto a 3 meses e ja esto com 20 so não coloquei mais porque estava sem grana para compra kit cliente. As grades que coloquei com ap senão 1221 nunca mas o cliente reclamou.
    Tambem estou com uma omni so que 8dbi com ap a 100mw e com 3 omnis de 15 da aquários me cercando e cliente mais distante a 1,5km com sinal a -73 e ap senão!

    Acho que minha omni ta fazendo milagre...
    Se tudo de certo 5,8 daqui 2 meses ja vai esta funfando!

  7. #7

    Padrão Re:

    Não tenho experiência em 5.8 aqui a e tudo plano, para vc tem uma ideia o principal meio de transporte aqui em bicicleta! Com 12mts acha a rede na casa dos clientes? 5.8 so tem alguns enlaces mas tudo com disco so vi 2 com nano 5! Pop com rocket e basestation 16dbi 120° fica bastante enconta!

  8. #8

    Padrão Re: Bullet M2 com setorial wirelink

    Puta se ai é tudo plano, com um único POP de 5.8GHz poderá atender a cidade inteira, haja vista que 5.8GHz tem mais alcance que 2.4GHz, além de poder oferecer planos com maior velocidade mantendo a rede com fôlego... Não há nenhuma diferença de experiência de uma freqüência para a outra, as configurações são as mesmas, só irá muda a freqüência empregada e largura de banda proporcionada e os equipamentos utilizados nos assinantes, inclusive custo beneficio atual não compensa sair montando grandes redes em 2.4GHz.

  9. #9

    Padrão Re: Bullet M2 com setorial wirelink

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mastro-telescopico-pneumatico-04.jpg
Visualizações:	322
Tamanho: 	81,8 KB
ID:      	21344
    A Anatel homologa isso? Quero entrar um uma vila aqui perto que não tem net e fazer um mastro com container desse e uma boa, so aluga o lote fazer a base para os cabos de aço estacionar e ja esta funfando!

  10. #10

    Padrão Re: Bullet M2 com setorial wirelink

    Gostei disso não sabia que 5.8 tem mais alcance que 2.4. Obstrução de visada aqui e so as arvores e poucos sobrados!

  11. #11

    Padrão Re: Bullet M2 com setorial wirelink

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mastro-telescopico-pneumatico-04.jpg
Visualizações:	322
Tamanho: 	81,8 KB
ID:      	21344
    A Anatel homologa isso? Quero entrar um uma vila aqui perto que não tem net e fazer um mastro com container desse e uma boa, so aluga o lote fazer a base para os cabos de aço estacionar e ja esta funfando!
    Eu vi um desse um pouco menor na beira da estrada Marechal Rondon perto de botucatu e um em três lagoas ao lado de uma torre de celular que caiu... o mastro é em torno de 20m sem estirantes, porém a carretinha tem 4 pés estabilizadores...

  12. #12

    Padrão Re: Bullet M2 com setorial wirelink

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mastro-telescopico-pneumatico-02.jpg
Visualizações:	260
Tamanho: 	22,4 KB
ID:      	21492Estava pensando em pequeno baú com mastro e uma carreta rampa, e o baú com aquele pés tipo de caminhão guindaste que se afasta e carreta rampa não ficaria pressa!
    Olha a foto deste ai um mastro para enlace outro para transmissão