+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão HOTSPOT + VOIP

    Prezados, preciso de ajuda para um problema.
    Tenho um MK routerOs em um servidor. Meus clientes estão conectados diretamente pelo NAT sem DHCP está tudo funcionando perfeitamente. Para facilitar minha vida e ter um gerenciamento mais aprimorado dos meus clientes, voiu começar a usar o Hotspot com o Freeradius. Fiz os testes e tudo está funcionando adequadamente.
    Mas, presto serviços de telefonia VOIP e instalo nos meus clientes uma NanoLoko 5.8 com o IP fixo do NAT + ATA PAP2 da Linksys. Dai que vem o problema. Se o cliente não se logar no hotspot, não existe conexão, não existindo conexão o voip não funciona e o cliente deixa de receber chamadas telefônicas. Como posso resolver isso? Já pensei em colocar os clientes VOIP no IPbindings. mas, dai o cliente não faz o login. Alguém conhece ou tem uma sugestão para para resolver essa questão?
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: HOTSPOT + VOIP

    deixa o ip dos ATAs em ip bindgins do hotspot setado em bypass, assim ele nao tem autenticação.
    os ips dos pc vc deixa normal para que precise de login e senha. mas fique atento ao ip dos ATAS pois pode ser que seu cliente acesse e pegue o ip para usar no pc.

  3. #3

    Padrão Re: HOTSPOT + VOIP

    O que o amigo de cima disse pode não funcionar se vc estiver fazendo nat no nano,dai oque vc vai precisar é fazer algumas regras liberando as portas que o voip usa.

  4. #4

    Padrão Re: HOTSPOT + VOIP

    Pois é, a NANO tem o NAT levantado. O IP do ATA não está no DHCP está fixo, mas atráz do NAT. Ex. IP da NANO 192.168.10.2 - DHCP e NAT levantados com faixa de IP 192.168.1.100 até 192.168.2.200 - IP do ATA 192.168.2.99.
    É pior que sinuca de bico. Alguém tem alguma idéia milagrosa?

  5. #5

    Padrão Re: HOTSPOT + VOIP

    Amigo acho que para resolver isso ao só colocando duas regras de nat.
    Uma no nano onde vc vai pegar toda requisição que sair pelas portas do voip e direcionar direto para o servidor em uma porta especifica por exemplo porta 777,dai vc vai no servidor e coloca outra regra liberando acesso para toda requisição que chegar pela porta 777.Creio que assim irá funcionar só não sei será possivel criar essa regra no nano se tiver tempo amanhan vou ver isso aki e posto o resultado.

  6. #6

    Padrão Re: HOTSPOT + VOIP

    Bem, não vai ter jeito mesmo, eu testei e não funcionou. Vou deixar desse jeito aqui, olhem:
    Criei a regra no Firewall >>> NAT
    Abaixo o cliente está ativo
    add action=src-nat chain=srcnat comment="JOSE ROBERTO DA SILVA" disabled=no src-address=192.168.1.102 to-addresses=200.225.176.1
    Abaixo o cliente foi bloqueado
    add action=src-nat chain=srcnat comment="JOSE ROBERTO DA SILVA" disabled=yes src-address=192.168.1.102 to-addresses=200.225.176.1
    Minha outra pergunta é:
    No caso desse cliente bloqueado, como posso criar uma regra para direcionar o acesso do cliente para uma pagina local com a mensagem de bloqueio?
    Tem como fazer isso?

  7. #7

    Padrão Re: HOTSPOT + VOIP

    eu iria liberar a porta do voip no hotspot inteiro, e ainda marcava os pacotes e dava prioridade