Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Caros amigos tenho um cliente que na casa ao lado da dele têm uma antena de grade de 1 concorrente meu, a distancia entre elas não da 10m as 2 antenas são da aguario de 25dbi o meu cliente esta nas costas, o sinal do meu cliente ocila muito o sinal esta em -65 a -70 só que o ruido está em -87 meu cliente tem uma aprouter 8.3 que mostra o nivel do ruido gostaria de saber se essa antena pode estar causando esse problema se tiver trabalhando em uma potencia muito alta.

  2. #2

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Caro amigo não creio que seja meu equipamento pois eu trabalho com mikrotik com potencia de 14dbm no cartão engenius de 600mw com 1 antena setorial de 120 ° de 17dbi e eu tirei varios cliente do concorrente , e nos aps configurado por eles, ele utiliza 400mw em radinhos que suporta até 250mw por isso eu achei que poderia ta causando a interferencia

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    desde que não esteja passando dentro de outra antena não há problemas ,,,,
    se estivesse a 1 metro uma da outra até poderia falar que era reflexão de sinal ...
    mas é 10 metros não ira dar problema não ....

  4. #4

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    A antena de grade 25 Dbi.. e ainda de costa uma pra outra a uma distância de pelo menos 10 metros! Caro amigo as chances de algo esta acontecendo no critério interferência é completamente NULA!
    Revise seu provedor! Considere tambem a distância entre o seu provedor e esse seu cliente! Pois oscilações de sinais podem acontecer quando existem problemas no provedor ou no cliente! ou quando existem barreiras no caminho que oscilam com o vento! como arvores etc.
    Aconselho a você trocar o seu cartão emp-8602 por um R52H ou XR5. E tambem trocar esse rádio Ap-router do seu cliente por um rádio do tipo Bullet para 2.4ghz ao qual é ligada diretamente a antena evitando assim perdas e oscilações no cabo!

    Grande abraço!
    E obrigado pela leitura!

  5. #5

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Pode me enviar tutorial, para configurar uma repetidora c/ link ponto a ponto com 2 nano m5, o primeiro ligado no suite do servidor e segundo ligado na rb433-c/ 2 cartoes R52H, ja fiz o elace c/os nano, falta configurar a rb433.
    me ajude se possivel.
    Obrigado desde de Já.

  6. #6

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Bom dia amigo não sei bem qual o tipo de configuração vc quer usar então acessa o youtube e digita na besquisa comfiguração do mikrotik lá têm varios videos ensinando a configurar , foi assim que eu dei meus primeiros passos.
    Se ajudei agradeça

  7. #7

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Opa,

    Como o colega rafaelhol falou, troca esse cartão, muito instável. Verifica também o canal que você tá utilizando e o canal do seu concorrente. Deixe o mais distante possível (5 canais tá bom) levando em conta as outras antenas do teu POP.
    Outra dica seria utilizar antenas de menor ganho, tipo, 14dBi ou menos e cartão r52h, como já citado. Com antenas de menor ganho você diminui a captação de interferência. Antenas com área de cobertura mais reduzida, 90 graus por exemplo, seriam uma boa pedida.
    100mw de potência é o ideal. Se tu tá usando 14dBm eu acredito (talvez eu esteja falando bobagem) que tu dimensionou errado a sua setorial para a área de cobertura desejada. Como disse, talvez setorial menor resolva.
    Abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Acredito que o ruido que esta medindo não tem relação com antena do vizinho, pode ser a torre do seu concorrente ou a sua própria torre que deve estar gerando esse ruido, terá que ir eliminado fatores até chagar a causa do problema....

  9. #9

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Boa Tarde, amigos , acredito que esse problema é que meu concorrente montou 2 repetidoras em 1 distancia de 500m entre elas e esta usando antenas omni da aguario de 15dbi , e meu cliente esta no meio delas , ficou muito dificil agora.

  10. #10

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Pois é. Derruba as torres dele amigo. Problema resolvido. Brincadeira hehe... pois é, eu acho que tu vai ter é que trabalhar num canal diferente do dele, tipo bem longe, levando em conta a transmissão das duas antenas....
    Outra idéia é mudar a tua transmissão de horizontal para vertical ou vice-versa, pois se a situação tá assim provavelmente não é só esse cliente que está sendo prejudicado...

  11. #11

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    O pior , que eu já tentei de tudo amigo , troquei antena , mudei o canal , polarização e ta do mesmo jeito , tenho 4 clientes com o mesmo problema , o sinal é otimo esse está com sinal de 36db -62 só que qualidade fica variando de 50% 60% 70% 90% e a P Throughput varia tambem de 7500kbps a 110kbps

  12. #12

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Mas tá todo mundo no lóbulo de irradiação da tua setorial né, tudo certinho?

  13. #13

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Esta todos os cliente no lobulo de irradiacao da antena setorial

  14. #14

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    E potência, qual a dos clientes e da tua transmissão?

  15. #15

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    A potencia dos clientes , é uma antena de grade aguario de 25dbi com potencia de 63mw para perto e 100mw no mais longe e na antena de transmição uma antena setorial de 17dbi com potencia de 150mw

  16. #16
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    que placa você usar no cliente ....
    se for com chipset realtek pode trocar por uma ralink ...

  17. #17

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Placa e usb RaLink ou Atheros só os Aps que é Realteck que é o engenius com aprouter

  18. #18

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Simples, abre uma denuncia na anatel, diz que esta sendo prejudicado com interferência causada por excesso de potência, o cara quer te ferrar mesmo heim, repetidora a 500m uma da outra? nunca ví isso...

  19. #19

    Padrão Re: Antenas de Grade de 25dbi de um cliente de concorrente pode causar interferencia

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Simples, abre uma denuncia na anatel, diz que esta sendo prejudicado com interferência causada por excesso de potência, o cara quer te ferrar mesmo heim, repetidora a 500m uma da outra? nunca ví isso...
    Eu já. Tenho algumas nesse estilo hehe. Mas assim, minha região é muito montanhosa, então uma nem enxerga a outra pra tu ter idéia, mesmo à uma distância curta....
    fagtinti, tenta baixar a potência da tua setorial, já tem um baita ganho....
    Senao, abre denúncia como o everton sugeriu, fazer o que né...