+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como montar uma rede por GSM. ???

    bem, tenho o seguinte projeto.

    tipo ter 5 equipamentos espalhados por pontos da cidade. tipos controle de ponto.
    mas preciso ter acesso aos equipamentos online e etc.

    uma vez em uma estação de trem eu vi um caixa automático com uma antena GSM encima, e logo atrás do caixa eu vi um roteador tipo desses wifi mas com a antena yag do GSM/GPRS.

    já achei o fabricantes do equipamento.

    mas até agora depois de meses de pesquisa não consegui achar como montar uma rede assim.
    Tipo eu sei que se os equipamentos se conectando na rede GSM recebem ip de internet como qualquer 3G. Mas Teria como ter um IP FIXO. como contratar um IP fixo em uma rede GSM? não precisaria de muito em Down ou UP.

    alguma luz?

  2. #2

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    ambem tenho interesse no assunto que equipamentos esta usando?

  3. #3

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    bem, amigo,
    te serviços na net como o no-ip.org
    vc instala um utilitario no windows ou linux ou freebsb, que pega ip dinamico da internet, e atualiza o host,
    por exemplo www.eunaosei.no-ip.org vai dar sempre nakele dispostivo que vc tem o no-ip cadastrado, entende, ja utilizei no windows pra montar uma redezinha pra jogar online

  4. #4

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    ok, mas como pegar um ip fixo através da rede gsm?
    e agora José?

  5. #5

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    vc nao entendeu:
    meu ip aki em casa é dinamico na adsl, 3g, gsm ou o que seja, instalo no meu pc ou no meu servidor o utilitario do site, configuro certin no site e no server, toda vez que liga o pc o utilitario vai verificar o ip e vai atualizar o site, e assim a cda XXX horas tbm ele fará, e toda vez q eu digitar www.naoseionde.no-ip.org ele vai apontar pro ip do dispositivo configurado, entende....

  6. #6

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    Eu já vi isso em empresa de ônibus.
    Eles tem um roteador 3G , pode ser entrada usb ou então internamente coloca o chip.
    Assim o roteador fica recebendo o sinal. E retransmite em wi-fi para os passageiros no onibus.
    E como é wi-fi B/G creio que daí seria só configurar para sua rede. Alguns desses roteadores podem até incluir o mesh.

    Fica só limitado ao alcance externo. Mas de Porto Alegre para quase todo o interior do estado quem já viajou, disse que não perde nunca o sinal.

    No Mercado Livre já vi destes roteadores.

    Agora, para uso no provedor acho complicado. Estes links chegam com uma limitação de banda. E devem ter algum controle de conexões para evitar o compartilhamento desenfreado.

    Pelo que entendi a tua idéia seria evitar fazer um enlace entre estes pontos e aproveitar a disponibilidade do 3G?
    E daí seria para cada ponto um contrato e um chip? Será que não ficaria mais caro?

  7. #7

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    caro 1929
    e isso mesmo.
    5 chips GSM, mas não nesseçariamente para computadores, então soluções como clientes no-ip não daria.
    exemplo, imagine um equipamento de controle de ponto de funcionário.
    Melhor, imagine uma empresa de construção civil com 5 obras espalhadas pela cidade. ela tem o sistema de ponto eletrônico. as pessoas batem o ponto e por gsm ele vai ser transmitido por internet até chegar no servidor da Matriz. Até ai moleza.
    Agora se eu precisar enviar alguma configuração online para esse equipamento. no mínimo precisaria ter um ip fixo nele.

    roteadores 3g eu já vi. eles recebem o ip de internet pela porta wireless GSM, assim como um ap normal.
    mas ai o problema. como chegar com a minha informação até esse equipamento se ele não tem um cliente de ip dinâmico.

  8. #8

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    caro 1929
    e isso mesmo.
    5 chips GSM, mas não nesseçariamente para computadores, então soluções como clientes no-ip não daria.
    exemplo, imagine um equipamento de controle de ponto de funcionário.
    Melhor, imagine uma empresa de construção civil com 5 obras espalhadas pela cidade. ela tem o sistema de ponto eletrônico. as pessoas batem o ponto e por gsm ele vai ser transmitido por internet até chegar no servidor da Matriz. Até ai moleza.
    Agora se eu precisar enviar alguma configuração online para esse equipamento. no mínimo precisaria ter um ip fixo nele.

    roteadores 3g eu já vi. eles recebem o ip de internet pela porta wireless GSM, assim como um ap normal.
    mas ai o problema. como chegar com a minha informação até esse equipamento se ele não tem um cliente de ip dinâmico.
    Roteadores 3G Intelbrás e da Pacific Network, tem suporte para DNS Dinamico. É só tu criar uma conta no dyndns ou no-ip e está resolvido. Fazemos isso aqui exatamente na construção civíl e funciona que é uma beleza.

  9. #9

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    Simples, use pptp e leve seu IP fixo até o equipamento usando a rede 3g apenas como transporte.

    Não inporta quantas vezes o ip mudar, vc sempre vai estar com o mesmo ip sendo cliente de sua base.

  10. #10

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    Amigo faça uma VPN.. Crie um Tunnel! Existe essa opção no proprio Windows Xp. E até mesmo utilitarios na internet que se propõem a faze-lo de forma mais especifica facil e agil!
    Com a VPN é possivel você conectar quantos clientes você quiser! E não importa se você tem ou não Ip Fixo dependendo da aplicação!
    Se não me engano a logmein tem um serviço de Vpn gratuito para até 25 usuarios simultâneos com uma velocida de ponto de acesso até down: 512k e Up: 128!
    No serviço premiun a banda é ainda maior entre os pontos!

    Espero ter ajudado!
    E tenho certeza que para você essa seria a forma mais eficiente e descomplicada para você conseguir interligar e administrar todos os pontos de sua rede!

    Um grande abraço a todos!
    Obrigado pela leitura!

  11. #11

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    Como o amigo Cunha já lhe indicou, utilize o roteador 3G da Intelbras, além de possuir cliente DDNS, para o acesso interno, também possui servidor/cliente VPN, para a segurança dos seus relogios-ponto.

    Segue algumas especificações:

    Compartilhamento de internet móvel 3G (WCDMA/HSDPA/EV-DO)
    Compatibilidade com os principais modems 3G do mercado¹
    Failover da conexão Ethernet para 3G
    Porta USB 2.0 para conexão do modem 3G¹
    Interface wireless com velocidade de até 54 Mbps (IEEE802.11b/g)
    1 porta WAN e 1 porta LAN 10/100 Mbps
    Suporte aos modos AP, Infraestrutura e WDS
    QoS (WMM, por IP e porta) para priorização de tráfego
    Firewall integrado com suporte a filtro de MAC, filtro de pacotes, filtro de domínio
    Segurança wireless através de WEP 64/128 bits, WPA-PSK/WPA2-PSK, IEEE802.1x e TKIP/AES
    Suporte a PPPoE, IP dinâmico, IP estático e Clone de MAC
    Servidor e Cliente VPN (PPPTP) e suporte a VPN Pass-through (IPSEC/PPPTP)
    Suporte a SNMP (v1 e v2c), UPnP, DDNS, SNTP, RIP (v1 e v2) e SYSLOG
    Gerenciamento remoto via interface web (HTTP)
    Assistente de instalação e interface de configuração em português

    Pode encontrar em qualquer distribuidor Intelbras ou pela loja intelbras disponível no site.

    Intelbras - Home/Inform


    Qualquer dúvida estamos a disposição...

  12. #12

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    obrigado pela indicação do roteador, eu já tinha pensado nele no projeto.

    mas ainda tem o problema da qualidade de sinal do 3G. A anteninha usb não ia garantir muita coisa.
    no sistema que eu vi no caixa eletronico, saia do roteador, igual a esse da intelbras, na saída sma um cabo para uma antena GSM.
    claro, com uma antena GSM o 3g fica melhor.

  13. #13

    Padrão Re: Como montar uma rede por GSM. ???

    Nas obras aqui na região, usamos as antenas gsm da Aquário de 15dB. Poderiamos usar a de 20dB, porém a mesma é enorme, e como as construções são na região metropolitana, sempre há cobertura de ERBs. A operadora que escolhemos foi a que tinha melhor cobertura, e velocidade. Os modens USB, dispõem de conector para antena externa. Transmitimos, ponto, planilhas, NFs, e todo o acompanhamento de cada obra. Na fase final, transmitimos imagem via webcam também.