+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Boa tarde amigos, estou com um duvida cruel

    O planejado era instalar conjunto de 4 rocke+basestation bem no centro da cidade, ficaria perfeito pois cada painel atenderia um bairro, porem devido a pouca altura "pouco mais que 18mts" acabei desistindo da ideia.

    Pois bem, consegui uma torre de 80mts "pretendo instalar com 50 a 55mts" só que a mesma fica na ponta da cidade e nao sei ao certo como distribuir as basestation

    Segue coordenadas da torre:
    -Latitude: -10.181806447707643
    -Longitude: -54.93594635338212

    Matupá Mato grosso

    Melhor resposta ganha convite do torrentleech

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    isto e bem simples se for na ponta da cidade com duas basestation voce não ira consueguir cobrir a cidade toda o melhor sempre fazer varios pops na cidade para cobertura total

  3. #3

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Jonas estive olhando o ponto que você passou, e apesar de não conhecer o local, vou lhe dizer o que penso de uma forma superficial haja vista que pelo google não tem como tomar conhecimento dos obstáculos que existem no local e que vão lhe dar algum transtorno.
    Levando em consideração que sua cidade é plano como a maioria das demais cidades do mato grosso, no seu caso eu duas células nesta torre cobrindo um raio de 360 graus, colocaria uma com 50mts de altura e outra com 30mts, o porque disso é que com a célula de 50mts vc atenderia clientes que estejam em uma distância entre 4km até uns 10 ou 12km de sua torre, e com a célula d 30mts vc atenderia clientes com distância de até 4km de sua torre.
    Montaria células cobrindo um radio de 360 graus mesmo a torre estando em uma canto da cidade porque se houver expansão da cidade você já estará preparado para atender, haja vista que cada rocket tem a possibilidade de suportar até 100 clientes simultâneos.
    Na próxima semana estarei ativando meus pop com ubiquiti airmax assim que tiver resultados irei postar para a galera.
    Se ajudei na informação contribua clicando na estrelinha.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Bom dia obrigado a todos que postarao, entao eu ja tenho as base tudo comprado e estao aqui em casa...
    No caso seria apenas 2 msm? C possivel Elielton vc poderia analisar a screen a baixo e só fazer um leve rabisco da possiçao que eu deveria apontar as basestation. Ja obstaculos o maximo sao construçoes de 3 andar e da pra contar no dedos

    Naldo Opa se for possivel apenas com 2 melhor ainda pois fica 2 de backup :P

    De principio pensei em 2 pegando meio que as laterais/centro da cidade e 1 bem ao centro da cidade.


    Segue screen do ponto exato da torre

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torre.jpg
Visualizações:	292
Tamanho: 	44,3 KB
ID:      	21778

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    o problema e que em 5.8 em algums lugares da sombra de sinal por isso que e melohor vaios pops pela cidade ok

  6. #6

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    O problema é exatamente esse, nao tem disponibilidade de outra torre

    ps: Tbm vou ter uma omni + bullet2 para cliente antigos...

  7. #7

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Cara... esquece essa omni... é tiro no pé hehe.... Vamos montar um POP assim aqui perto... Temos uma torre no alto de um morro que enxerga toda a cidade, mas é longe dela uns 2 km. Iremos montar um ponto em um prédio bem alto lá no centro, e distribuir com 4 basestation. É o melhor a se fazer no nosso caso, levando em conta que clientes distantes mais de 4km iremos atender com ptp direto da torre que fica no morro...

  8. #8

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Janas essas basestation são 2.4 ou 5.8, se você quiser me add no msn para conversarmos melhor
    [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Marlon Entao amigo ja esta instalado a cerca de 2 semana, porem tenho apenas 1 cliente conectado a certa de 1.4km ficando assim
    sinal 76
    cqc 95 a 100%
    Oq me diz?

    Elielton É 5.8, quanto ao msn esta add

  10. #10

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Marlon Entao amigo ja esta instalado a cerca de 2 semana, porem tenho apenas 1 cliente conectado a certa de 1.4km ficando assim
    sinal 76
    cqc 95 a 100%
    Oq me diz?

    Elielton É 5.8, quanto ao msn esta add
    Olá,

    Eu ainda acho o sinal baixo. Que equipamento tu usou no cliente e na transmissão?
    Aqui conseguimos com uma setorial de 120° 19dBi, Rocket M5, no cliente NanoStation M5, ambas com 17dBm de potência de transmissão, sinal de -62 com CCQ de 100%. Distância de 1km.
    Mas pode ser devido a antena de menor ganho na transmissão (o que é uma ótima escolha inclusive). Quanto trafegou nesse link?
    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Entao transmitindo na torre base 17dbi 90° + rocket m5 firmware 5.3 recebendo Nanostation m5 firmware 5.3 distancia aproximada 1.480

    Trafego segundo painel do m5 180/180 mas nem cheguei a fazer testes pesados.

    Quanto ao ganho da antena ja to meio assim, deveria ter feito 3x20dbi 120° ao inves de 4x17 90°

  12. #12

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    É cara, mas eu ainda acho antena de ganho muito alto besteira... se tu tiver num ambiente não muito favorável (ruído alto por exemplo), antena de alto ganho é mais problemática, justamente porque o ganho dela se dá tanto no sinal preferencial como no ruido... mas se o data rate tá legal, e tu conseguir manter os clientes numa faixa de -65 até -75, acredito que não terá problemas...
    Agora, se tu tiver um cara com o sinal muito baixo, ou ainda muito alto, pode te causar problemas....

  13. #13

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Entao marlon, minha meta é justamente essa 65 maximo 78, quanto a ruido aqui é cidade do interior tendo apenas 1 enlace 5.8 de um frigorifico da regiao

  14. #14

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Ahh... então tá em casa. Tá tranquilo hehe...
    Mas faz teste de tráfego lá. É interessante para tu saber a qualidade de cada cliente.
    Aqui, a gente é meio xarope na hora de instalar cliente. Verifica CCQ, Sinal, DataRate e latência, e todos de novo com o link em uso.
    Assim as instalaçoes e a rede como um todo, depois de muitos clientes, tende a ficar com um bom desempenho...

  15. #15

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    Tbm sou chatao na hr da instalaçao, vou mudar o modo de autenticaçao nas rocket pois ela esta limitando a banda a 180mbps Assim que efetuar a troca faço o teste la e posto o resultado.

    Vlw pela ajuda amigo

  16. #16

    Padrão Re: Duvida quanto posiçao de rocket + basestation 17dbi 90° - Torre 80mts

    OK então, sucesso =)