Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Boa noite amigos!

    estou com uma duvida em relação ao um link que preciso fechar da rua vergueiro( centro de são paulo) a cidade de suzano, tenho que trazer 100mb full com vizada 100% em uma distancia de 40km, estou pensando em usar rocket m5, com antena rocket disco de 34dbi, mais em algumas pesquisas,vejo que não consigo trafegar isso tudo, dai estou pensando em trazer esses 100mb em 4 rocket cada par trafegando 50mb, e detalhe esses 100mb vão atender em torno de 1200 clientes...

    ai vem duvida sera que fecha?
    sera que elas vão dar conta de tanto cliente?

    lenbrando que isso e provisorio ate o fim do ano, ai vamos comprar um par de antena microondas... mas ate la temos usar o que temos na mão..

    preciso começar os testes ate dia 28 desse mês!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    bom se fosse pra deslocar 100 mega full em 1 so equipamento eu não teria coragem de usar rocket m5 para tudo isto não que não passe teve gente do forum que disse que conseguiu mas eu não sei se aguentaria o tranco com o tempo ,se for pra dividir em duas bases cada uma passando 50 mega ai ja acho viavel ,mas para 100 mega de uma vez eu ja usaria radio win ou outra solução que ultilize frequencias pouquissimas poluidas

  3. #3

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Bom dia,

    Equipamento inadequado para 100Mbps dedicados. O ideal são rádios licenciados, pois são de alta confiabilidade e sairia do espectro conturbado de frequência não licenciada. Caso insista nos M5 divida o enlace em 2 (50Mbps x 2).

  4. #4

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Eu não recomendo rocket m5 não, pois se vc tem necessidade de 100mgs full, então vc deva ter bastante requisições PPS, os rockets não suportam mais que 600 pps. Como o Marcelo disse, use radios com frequencia licenciada, se não tiver poluição ai, use motorola em 5.8ghz, mais lhe adianto vai gastar mais 40 mil em equipamento, mais fica filé e vc pode durmir em paz. Rocket é so para pequenos provedores que não tem tanta requisição, eles passam bastante banda mais não suporte muitos pacotes, teve um amigo que confiou nos rockets e se deu mau, pois não conseguia fazer uma ligação voip com qualidade, resultado, teve de trocar tudo por radios motorolas, ai foi uma facada de uns 200 mil, pois tinha bastante rockets na rede...

  5. #5

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Olá GlobalTech.
    Pra 100 megas em 40 km o rocket realmente não é indicado.


    Oi Rogerio.
    Tem alguns tópicos do seu post que precisam ser esclarecidos porque esse tipo de afirmação não pode se perpetuar. Mas vamos de boa pra não virar bate boca, ok?

    Rocket não suporta mais de 600 pps... Isso é exagero e uma informação errada.
    É possível que alguém tenha experimentado esse comportamento, isso eu não questiono.

    A pergunta é porque o rocket só suportou 600 pps?
    Na maioria dos casos as pessoas não respeitam a liberação mínima da zona de fresnel quando tentam usar o míinimo de equipamento na maior distância possível. Quando isso acontece diversos fatores se acumulam e o enlace não fica bom.

    Antes do cidadão desistir do Rocket ele deveria dar uma passadinha no meu treinamento... Na maioria dos casos as dicas que passo ajudam a pessoa a ter uma visão mais abrangente de todo o processo COMPLEXO que envolve um enlace wireless...

    Pra não dizerem que estou postando com o objetivo de ganhar dinheiro vendendo o treinamento, vai aqui o que deve ser estudado para obter mais sucesso em qualquer enlace wireless...
    1) Obstrução máxima de 40% da Zona de Fresnel
    2) Curvatura de terra na distância pretendida
    3) Consideração de vegetação e obstáculos que os planejadores de enlace não informam e dão a falsa noção de viabilidade.

    Se quiser essa informação mastigadinha junto com mais 8 horas de macetes e dicas úteis, venha fazer meu treinamento em SP. Custa apenas R$ 500 (com possibilidade de desconto) no site www.granlabor.com tem toda informação necessária.

    IMPORTANTE:
    Em cenários de alta demanda o rocket pode não suportar o volume de requisições. Quem enfrenta esse tipo de cenário deve partir para uma solução mais profissional, mas na maioria dos casos o Rocket dá conta do serviço, sim.

    Abraço a todos,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 22-01-2013 às 07:37.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Olá GlobalTech.
    Pra 100 megas em 40 km o rocket realmente não é indicado.


    Oi Rogerio.
    Tem alguns tópicos do seu post que precisam ser esclarecidos porque esse tipo de afirmação não pode se perpetuar. Mas vamos de boa pra não virar bate boca, ok?

    Rocket não suporta mais de 600 pps... Isso é exagero e uma informação errada.
    É possível que alguém tenha experimentado esse comportamento, isso eu não questiono.

    A pergunta é porque o rocket só suportou 600 pps?
    Na maioria dos casos as pessoas não respeitam a liberação mínima da zona de fresnel quando tentam usar o míinimo de equipamento na maior distância possível. Quando isso acontece diversos fatores se acumulam e o enlace não fica bom.

    Antes do cidadão desistir do Rocket ele deveria dar uma passadinha no meu treinamento... Na maioria dos casos as dicas que passo ajudam a pessoa a ter uma visão mais abrangente de todo o processo COMPLEXO que envolve um enlace wireless...

    Pra não dizerem que estou postando com o objetivo de ganhar dinheiro vendendo o treinamento, vai aqui o que deve ser estudado para obter mais sucesso em qualquer enlace wireless...
    1) Obstrução máxima de 40% da Zona de Fresnel
    2) Curvatura de terra na distância pretendida
    3) Consideração de vegetação e obstáculos que os planejadores de enlace não informam e dão a falsa noção de viabilidade.

    Se quiser essa informação mastigadinha junto com mais 8 horas de macetes e dicas úteis, venha fazer meu treinamento em SP. Custa apenas R$ 500 (com possibilidade de desconto) no site www.ubiquitibrasil.com.br tem toda informação necessária.

    IMPORTANTE:
    Em cenários de alta demanda o rocket pode não suportar o volume de requisições. Quem enfrenta esse tipo de cenário deve partir para uma solução mais profissional, mas na maioria dos casos o Rocket dá conta do serviço, sim.

    Abraço a todos,

    ZéAlves
    Concordo 100% contigo Zé!!!
    O equipamento é altamente capaz, porém muito mal utilizado.
    Concordo que temos que buscar capacitaçao com quem conhece, e hoje no Brasil tu és um dos caras que mais conhece ubiquiti.
    Se eu morasse mais perto de sampa, já teria ido fazer o curso contigo a horas meu amigo.

    Rocket M5 bem configurado + Antena bem dimensionada para o enlace que se quer fazer, passa muita banda. digo isso pois projeto enlaces com e sem visada e todos eles passam o que a pessoa precisa, pois conforme falamos sempre aqui, foi projetado o enlace.

    Portanto para quem quiser agregar conhecimento, faça o curso com este profissional chamado Zé alves, o ganho será muito maior do que o investimento no curso.

    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    TX/RX Rate: 216.0 Mbps / 216.0 Mbps
    TX/RX Packets: 2272166087 / 1154625522
    TX/RX Packet Rate, pps: 4189 / 3359
    Bytes Transmitted: 6377633282084 (5939.63 GBytes)
    Bytes Received: 241343748993 (1156.09 GBytes)

    Bom, esse enlace tem 42 Km, passa 45/50 MB o dia todo, agora ta passando +- 38 MB com esses pps que ta ai, faço voz (VoIP) e tudo funciona blz.
    Última edição por pepoclv; 20-04-2011 às 22:43.

  8. #8

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Olá GlobalTech.
    Pra 100 megas em 40 km o rocket realmente não é indicado.


    Oi Rogerio.
    Tem alguns tópicos do seu post que precisam ser esclarecidos porque esse tipo de afirmação não pode se perpetuar. Mas vamos de boa pra não virar bate boca, ok?

    Rocket não suporta mais de 600 pps... Isso é exagero e uma informação errada.
    É possível que alguém tenha experimentado esse comportamento, isso eu não questiono.

    A pergunta é porque o rocket só suportou 600 pps?
    Na maioria dos casos as pessoas não respeitam a liberação mínima da zona de fresnel quando tentam usar o míinimo de equipamento na maior distância possível. Quando isso acontece diversos fatores se acumulam e o enlace não fica bom.

    Antes do cidadão desistir do Rocket ele deveria dar uma passadinha no meu treinamento... Na maioria dos casos as dicas que passo ajudam a pessoa a ter uma visão mais abrangente de todo o processo COMPLEXO que envolve um enlace wireless...

    Pra não dizerem que estou postando com o objetivo de ganhar dinheiro vendendo o treinamento, vai aqui o que deve ser estudado para obter mais sucesso em qualquer enlace wireless...
    1) Obstrução máxima de 40% da Zona de Fresnel
    2) Curvatura de terra na distância pretendida
    3) Consideração de vegetação e obstáculos que os planejadores de enlace não informam e dão a falsa noção de viabilidade.

    Se quiser essa informação mastigadinha junto com mais 8 horas de macetes e dicas úteis, venha fazer meu treinamento em SP. Custa apenas R$ 500 (com possibilidade de desconto) no site www.ubiquitibrasil.com.br tem toda informação necessária.

    IMPORTANTE:
    Em cenários de alta demanda o rocket pode não suportar o volume de requisições. Quem enfrenta esse tipo de cenário deve partir para uma solução mais profissional, mas na maioria dos casos o Rocket dá conta do serviço, sim.

    Abraço a todos,

    ZéAlves
    Olá ZéAlves,

    Li dias atrás, aqui no fórum, um colega relatando problemas com pps em link com Rocket M5, e que um link com pior visada mas com NStreme Dual funcionava muito melhor.
    Minha pergunta: chegou a testar o NStreme Dual e comparar o desempenho das duas tecnologias em campo?
    Se sim, chegou a quais resultados?

    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    bom dia a todos...

    essa semana fiz o teste, comfeço que me supreendi com os equipamentos, 2 rocket disc de 34dbi e 2 rocket m5,visada limpa fechou com -52, passando 30mb numa distancia exata de 37,5 km, mas infelismente não passou o que eu precisava, bom fica ai dica....


    valeu obrigado pelas dicas.....

    GlobalTech Telecom

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Citação Postado originalmente por GlobalTech Ver Post
    bom dia a todos...

    essa semana fiz o teste, comfeço que me supreendi com os equipamentos, 2 rocket disc de 34dbi e 2 rocket m5,visada limpa fechou com -52, passando 30mb numa distancia exata de 37,5 km, mas infelismente não passou o que eu precisava, bom fica ai dica....

    valeu obrigado pelas dicas.....

    GlobalTech Telecom

    Desculpe mas tem algum problema na configuração amigo.
    Tenho enlaces de 40km ou mais passando 70/70 e média de 1200pps usando Rocket M5 + Rocket Dish 34dbi com conectores blindados, cabo utp furukawa, desmentindo a lenda de que rocket m5 nao passa mais de 600pps ...
    Conforme o sábio amigo Granlabor já postou anteriormente, o rádio passa sim mais de 1000pps , basta saber configurá-lo da maneira correta.
    Resolvo diariamente esse tipo de caso, apenas configurando os rádios corretamente.

    Uma coisa é usar configuração padrão, outra coisa é Link com projeto por empresa que entende do assunto.

    Passo em média 12horas testando cada enlace pra chegar na perfeição. Podem me chamar de maluco, mas fecho enlaces sim onde outros não fecham ou desistem na primeira tentativa.
    Se quiserem print , posso postar pois esse link que comentei tem 75km dividido em 40km+35km e com um ping de apenas 2ms. o Sinal destes enlaces não passa de -60 (-53 no primeiro trecho ) e (-58 no segundo trecho).
    Qualquer dúvida, estamos ae . bons enlaces a todos.

  11. #11

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    bom dia leandro

    concordo com vc, para fechar esse enlace foi 2 dias de testes, o nosso maior problema e o local aonde sai link, pois e no centro de são paulo (av. paulista) e lugar mais poluido de 5,8 ghz do estado, aonde vc olha tem 5,8ghz , e pra ajudar tem dois predios bem na frente e nosso link, so tem um espaço em torno de 15m entre eles para passar o sinal. gostaria muito de usar as rocket, mas vamos ter que partir para microondas com frequencia fechada, pois nossa empresa tem previsão de ate o fim do ano transportar 300mb.

  12. #12

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Não sei que tanta configuração esse povo acha num Rocket que tela webadmin com meia dúzia de opções, deve ter algum menu "secreto" ou que só pode ser acesso via SSH que eu não estou encontrando.... rsrsrsrsr

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Citação Postado originalmente por GlobalTech Ver Post
    bom dia leandro

    concordo com vc, para fechar esse enlace foi 2 dias de testes, o nosso maior problema e o local aonde sai link, pois e no centro de são paulo (av. paulista) e lugar mais poluido de 5,8 ghz do estado, aonde vc olha tem 5,8ghz , e pra ajudar tem dois predios bem na frente e nosso link, so tem um espaço em torno de 15m entre eles para passar o sinal. gostaria muito de usar as rocket, mas vamos ter que partir para microondas com frequencia fechada, pois nossa empresa tem previsão de ate o fim do ano transportar 300mb.
    Perfeito, conheço bem a região, está começando a ficar complicado os links em 5.8ghz em SP.
    Tive semana passada ae e vimos coisas complicadas.
    Porém, vou te passar algumas dicas básicas e primordiais pra fechar qualquer Link em locais muito poluidos:
    1- Utilizar baixa Potência (pra muita banda MCS 12, 13 14 15 tem que ser no máximo 21dbm!).Nivel de sinal tem que ficar entre -50 e -60.;
    2- Utilizar somente cabos de rede externos utp, e aterramento perfeito.
    3- Teste de canais (isso demora muito) mas vale a pena. tenho enlaces aqui no Sul onde saem de um ponto minado de 5.8ghz 8ghz entre outras frequencias e mesmo assim funcionam perfeitamente.
    4- Utilização di AIRVIEW pra delimitar os reais problemas de frequencias utilizadas no lado AP. o software consegue te dizer em que faixa não podes trabalhar e em que faixa deves trabalhar. isso está embutido no Rocket.
    5- Utilização de antenas com radome ou Shield (escudo) o que impede que outras frequencias causem problemas no seu link. por que será que as operadoras de telefonia só usam essas antenas???? Já se deram de conta disso:?? qualquer antena deles desde as pequenas até as maiores são com Radome!!!
    Se precisar de ajuda , entra em contato, blz irmao!
    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Citação Postado originalmente por GlobalTech Ver Post
    ... tem dois predios bem na frente e nosso link, so tem um espaço em torno de 15m entre eles para passar o sinal. gostaria muito de usar as rocket...
    A pobre da interferência leva a culpa, mas a área de fresnel obstruída prejudica muito mais o enlace do que a "INTERFERÊNCIA de 5GHz"...

    Passando por essa "brecha" entre os dois prédios, só com distância bem curta ou frequência altíssima (ou os dois simultâneamente).

    []'s

    ZéAlves

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não sei que tanta configuração esse povo acha num Rocket que tela webadmin com meia dúzia de opções, deve ter algum menu "secreto" ou que só pode ser acesso via SSH que eu não estou encontrando.... rsrsrsrsr
    É por isso que ainda tem gente metendo o pau nos rádios....
    porque não tem capacidade de configurar " meia duzia de opções"....

    Talvez o "menu secreto" se chame competência.

  16. #16

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Ok!
    Última edição por evertonsoares; 11-05-2011 às 00:01. Razão: mta calma nessa hora!

  17. #17

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Perfeito, conheço bem a região, está começando a ficar complicado os links em 5.8ghz em SP.
    Tive semana passada ae e vimos coisas complicadas.
    Porém, vou te passar algumas dicas básicas e primordiais pra fechar qualquer Link em locais muito poluidos:
    1- Utilizar baixa Potência (pra muita banda MCS 12, 13 14 15 tem que ser no máximo 21dbm!).Nivel de sinal tem que ficar entre -50 e -60.;
    2- Utilizar somente cabos de rede externos utp, e aterramento perfeito.
    3- Teste de canais (isso demora muito) mas vale a pena. tenho enlaces aqui no Sul onde saem de um ponto minado de 5.8ghz 8ghz entre outras frequencias e mesmo assim funcionam perfeitamente.
    4- Utilização di AIRVIEW pra delimitar os reais problemas de frequencias utilizadas no lado AP. o software consegue te dizer em que faixa não podes trabalhar e em que faixa deves trabalhar. isso está embutido no Rocket.
    5- Utilização de antenas com radome ou Shield (escudo) o que impede que outras frequencias causem problemas no seu link. por que será que as operadoras de telefonia só usam essas antenas???? Já se deram de conta disso:?? qualquer antena deles desde as pequenas até as maiores são com Radome!!!
    Se precisar de ajuda , entra em contato, blz irmao!
    Abraço.
    Grato pela ajuda vou aplicar as modificações sugeridas e avaliar o desempenho abraço!

  18. #18

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    opa gostaria de uma informação dos mais entendidos do forum,

    tenho um enlace de 37,5 km e esta com duas rocket de 30 dbi e passa 9 mb estaveis, sera que colocando 2 antenas de 34 dbi no lugar das de 30 passaria + - quanto sera? ele esta com o sinal -68.

  19. #19

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Ola caros colegas
    sou novo no forum e estou tentanto pela primeira vez fechar um link de 37km
    usando rocket m5 e dish 30dbi da oiw
    bom ate agora consegui so 27mega mas esta ocilando
    pergunto
    qual melhor confiuraçao para obter melhor ganho?
    Se alguem puder me ajudar fico grato

    abraços

  20. #20

    Padrão Re: link de 40km com rocket e antena rocket disco de 34 dbi

    Boa tarde,

    Controvérsias à parte não podemos confiar um enlace importante a Ubiquiti. Eu, por exemplo, não confio e tenho muitos motivos para isso, inclusive prática.

    De fato Ubiquiti para mais de 3.000 PPS é um problema sério. Mas, provavelmente os rádios Ubiquiti desempenham o suficiente pelo que valem se comparados a soluções como ZTE, Ceragon e Ericsson.

    Ora, pagar R$ 300,00 ou R$ 400,00 ou R$ 500,00 por um "radinho" e querer que ele faça o mesmo que soluções que custam de R$ 20.000,00 a R$ 150.000,00 não é justo.

    Também não é justo crucificar pessoas que não gostam de Ubiquiti ou tiveram péssimas experiências com ela. Como diz aquele "funk" bem popular: cada um no seu quadrado.