+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Teste de banda automatizado

    Boa Tarde Pessoal,

    A situação é a seguinte, para fim de monitoramento toda semana eu faço um teste de banda dos meus backbones para acompanhar o desempenhos dos mesmo.Porem, isso vem me tomando muito tempo, porque além do teste(que eu deixo rodar 3 minutos para cada lado, download e upload) eu faço um print de cada tela e armazeno numa pasta do meu inventário.
    Eu to querendo automatizar isso no mikrotik, por enquanto so com o teste de banda, sem o print. Alguem sabe ou conhece como fazer um script pra isso?

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Teste de banda automatizado

    programador + $$$$ = tudo prontinho.

  3. #3

    Padrão Re: Teste de banda automatizado

    Você precisa de um software de gerenciamento, algo como Zabbix. Pelo que estou vendo, você está sempre analisando a qualidade do seu serviço através desses seus testes. Com ferramentas SNMP, por exemplo, você pode gerar gráficos de download e upload do seu cliente ao mesmo tempo em que você monitora a latência de pings, caso o tráfego de download aumente e a latência do ping também aumente, então você tem algum problema com esse link, que pode ser de diversas naturezas. Como disse, isso é só um exemplo, e você não vai precisar ficar tirando screenshots de todos os seus testes, e vai ter a vantagem de criar rotinas para que quando o link atingir latências mais altas, o patamar é você quem vai definir, você poderá receber um e-mail dizendo que o link está operando abaixo de sua capacidade normal e etc etc etc.

  4. #4

    Padrão Re: Teste de banda automatizado

    Bom da pra fazer o caminho mais curto seria um scriptzinho:

    /tool bandwidth-test 189.16.x.x user=admin password=passwd direction=receive protocol=tcp duration=4 do={:if ((duration >=2s ) and (rx-total-average >= 500000)) do={:log info "sistema acima!"} else={:log info "sistema abaixo!"}}

    O script acima irá te dar as informações no log, mas no lugar do log vc poderia usar qqr coisa, tipo mandar um e-mail por exemplo, o valor 1000000 acima significa 1mb.
    para alterar de acordo com sua necessidade faça o seguinte

    do={se der positivo faça isso} else={caso contrario}

    se prestar ajude clicando na estrelinha !!!!
    Última edição por int21; 02-05-2011 às 15:55.

  5. #5

    Padrão Re: Teste de banda automatizado

    Bom dia, teria alguma script para saber se está havendo gargalo ou saturacao do link?