Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão problemas com airgrid m5

    venho aqui compartilhar um problema que esta ocorrendo com o equipamento airgrid ...
    o problema é o seguinte utilizamos nas torres basestation 5g 20 dbi com rockt m5..
    mas depois de um tempo começou a dor de cabeça .....
    as airgrid m5 estão perdendo potencia e deixando de conectar na estacao ..
    algumas por causa de insetos como formiga ....
    algumas naturalmente .....
    alguém já esta passando por isso ?

  2. #2

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Não, nunca tive esse problema, mas, sou técnico em eletrônica e trabalhei muito tempo na bancada consertando aparelhos, sabíamos que alguns plásticos de alguns aparelhos como por exemplo os pick-up da linha LBT da Sony, tinham algo que atraia as formigas, era muito comum encontrar formigas nesses aparelhos. Isso poderia ser uma probabilidade para as formigas.

    Já percebeu que está ficando cada vez mais comum o relato de problemas com ubiquiti ? Apesar de serem ótimos equipamentos o povo correu para comprar, e agora os problemas estão aparecendo.

    Tive problemas também com os meus, problemas de instabilidade, CCQ do nada despencava, mesmo o sinal se mantendo constante, porém resolvi, mas tive problemas também.

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    são exelentes equipamentos .....
    porem lá nos eua é muito frio para não ter formiga ...
    e esfriar os chips tambem ...

  4. #4

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    bem, não é que os problemas apareceram ou aumentaram.
    pense bem, se a Ubiquiti tinha uma venda tipo de 100 peças e 10% estariam com problema de fábrica então seriam 10 peças.
    mas imagine 10 mil peças, então esses mesmos 10% se tornam 1000 peças com problema, então será mais pessoas aparecendo para reclamar
    claro que 10% é um nível muito alto. mas foi uma comparação hipotética.

  5. #5

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Sim sim, bem lembrado por você, bem lembrado mesmo, os equipamentos não podem ser projetados para funcionar bem em qualquer parte do mundo, isso não tornaria o equipamento muito barato não, eles são sim, um pouco mais robustos, mas o clima é diferente de um lugar para outro, inclusive discargas atmosféricas e cosias do tipo.

    Isso pode sim contribuir para diversos problemas, não sendo assim um erro de projeto eletrônico, mas sim as condições atmosféricas que estão ficando cada vez mais extremas.

  6. #6

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    bem, não é que os problemas apareceram ou aumentaram.
    pense bem, se a Ubiquiti tinha uma venda tipo de 100 peças e 10% estariam com problema de fábrica então seriam 10 peças.
    mas imagine 10 mil peças, então esses mesmos 10% se tornam 1000 peças com problema, então será mais pessoas aparecendo para reclamar
    claro que 10% é um nível muito alto. mas foi uma comparação hipotética.
    Concordo também, mas ai está a diferença entre uma empresa e outra, a maioria quando aumenta demais a produção perde em qualidade, isso vale até para nossos provedores, se eles tinham 10% (hipotéticamente) e continuam com os mesmos 10% com a produção 1000% maior, a porcentagem de falhas aumentou demais.

    Isso nós poderemos ver um pouco mais na frente, com certeza...

  7. #7

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    posso te contar um caso,
    eu aqui começei usando uns radinhos realteck da abocom, com firmware aprouter.
    tenho rádios desse funcionando a mais e 1 ano sem nunca ter travado.
    minha treta. colocava sempre um dissipador de calor desses de K6 ou de P3 em cima dos chips.
    as vezes botava 2 dissipadores, 1 para o chipset e outro para o chip de wi-fi.
    claro, trabalhando a potência minima.

    foi dessa forma que fugi um pouco do calor do Rio de Janeiro.

  8. #8
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    é isso mesmo dissipação de calor é tudo ....
    pegue um pc 200 mhz e deixe o processador dele sem dissipação para ver o que acontece ....
    acho que isso varia de região ....
    eua é muito frio então os equipamentos trabalha frio .....
    aqui no brasil o clima é outro ...

  9. #9

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    venho aqui compartilhar um problema que esta ocorrendo com o equipamento airgrid ...
    o problema é o seguinte utilizamos nas torres basestation 5g 20 dbi com rockt m5..
    mas depois de um tempo começou a dor de cabeça .....
    as airgrid m5 estão perdendo potencia e deixando de conectar na estacao ..
    algumas por causa de insetos como formiga ....
    algumas naturalmente .....
    alguém já esta passando por isso ?
    E meu amigo ja passei por isso sim...
    Formigas em nanostations m5... O engraçado que com o tempo o trem ficar da erro e etc... Mas ocorreu o caso de queimar as portas lans...
    Solucao: tive que passar silicone... pronto... parou...

    Perda de pacotes na airGRID....
    Cara tem duas formas de acontecer isso..
    1 - oxidacao das pontas do cabo, ainda mais quanto o conector e de baixa qualidade... com o tempo vai perdendo o contato...
    2 - A mais assustadora de todas, a ponteira da airGRID, onde tem o encaixe na ponta mesmo, pode esta entrando agua (umidade)... MAIS COMO??? simples nao e erro do equipamento e nem culpa fabrica, o problema mesmo das empresas que entregam para os clientes, deixam as pontas baterem e e com isso a um descache da ponta, que nao da pra perceber de imediato...
    solução simples e facil... passe um pouco de silicone na emenda...

    A uma coisa:
    Empresas grandes como embratel, vivo, tim e etc... quando montam um equipamento externo, mesmo sobre um maximo cuidado de verdaçao... Muitos profissionais ainda usam o bendito SILICONE!!!

    Nao existe nada contra o poder da natureza... Mas e melhor prevenir do que remediar!!!

    Se gostou click na estrelinha!!

  10. #10

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Gente, antes de falar é importante pesquisar. O Brasil não é quente o suficiente pra superaquecer uma AirGRID. A temperatura de operação é -30 a +75 graus celcio... Tá lá no datasheet pra quem se der ao trabalho de ler.



    Agora é formiga é? Fantástico!
    Bom se fosse fogo eu recomendaria um rinoceronte, mas como é formiga um tamanduá vai bem...

    Falando sério:
    Não acredito que seja um componente do plástico, aposto mais no calor gerado pelo equipamento.

    Tenho uma torre alimentada com energia solar e as benditas formiguinhas acharam uma brecha minúscula entre os cabos no "passa fio" e fizeram uma colônia linda dentro da caixa hermética. 6 meses depois quando o bobão aqui foi lá fazer manutenção levou um banho de formiga quando abriu a caixa (horrível a sensação).
    A solução foi um formicida dentro da caixa hermética para evitar uma futura infestação e um pouco de silicone entre os cabos pra dificultar a entrada.

    Abraço,

    ZéAlves

  11. #11
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    até passou pela minha cabeça zé Alves voce abrindo a caixa e o ninho de formiga caindo sobre você ......
    é complicado mesmo a questão desses insetos .....
    mas em questão de temperatura é só uma hipótese .....
    depois posto as fotos das pontas das airgrid s o lote que temos aqui ....
    e posto as fotos também do jeito que estamos fazendo contra elas ....

    boa pascoa a todos do fórum ......

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Gente, antes de falar é importante pesquisar. O Brasil não é quente o suficiente pra superaquecer uma AirGRID. A temperatura de operação é -30 a +75 graus celcio... Tá lá no datasheet pra quem se der ao trabalho de ler.



    Agora é formiga é? Fantástico!
    Bom se fosse fogo eu recomendaria um rinoceronte, mas como é formiga um tamanduá vai bem...

    Falando sério:
    Não acredito que seja um componente do plástico, aposto mais no calor gerado pelo equipamento.

    Tenho uma torre alimentada com energia solar e as benditas formiguinhas acharam uma brecha minúscula entre os cabos no "passa fio" e fizeram uma colônia linda dentro da caixa hermética. 6 meses depois quando o bobão aqui foi lá fazer manutenção levou um banho de formiga quando abriu a caixa (horrível a sensação).
    A solução foi um formicida dentro da caixa hermética para evitar uma futura infestação e um pouco de silicone entre os cabos pra dificultar a entrada.

    Abraço,

    ZéAlves
    Caro amigo nos encontramos mais uma vez em um tópico por aqui, e tambem ja passei por esse problema na época do uso de AP´s em torres dentro de caixas heméticas, solucionei o problema com formicida, algum tempo depous falando com um agronomo ele me disse que elas priocuram lugares quentes para se abrigarem, dessa forma isso se torna racional, e conversando com um amigo que trabalha em um Empresa de Eletrônica (consertos), me relatou que muios televisores são danificados por caisa de formigas que entram nesses equipamentos, procuranso um lugar quente e acabam eletrocutadas, danificando o equipamento por com seus fluídos corporaris. Coisas da mãe natureza.
    Mas tal relato em um equipamento como a Air Grid me causa espanto pois é muito bem vedada, mas...

    Grande abraço parceiro !

  13. #13

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Oi Laurence.

    Talvez seja interessante para Ubiquiti ver este equipamento e averiguar se é um caso isolado ou algum problema, entre em contato com a Ubiquiti e verifique a possibilidade de abrir um RMA.

    Sobre o superaquecimento, realmente é pouco provável dada a ampla faixa de temperatura que o equipamento suporta.

    Para todos os usuários de equipamento Ubiquiti:
    O volume de pane do equipamento Ubiquiti é muito baixo, algo em torno de 0.003% em todo mundo... Quem tiver algum problema com o equipamento, eu recomendo entrar em contato com a Ubiquiti e abrir um RMA (Autorização de Retorno de Mercadoria).


    Meu amigo Kleber, forte abraço.


    Boa páscoa !

    ZéAlves

  14. #14

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Senhores...

    estamos também com enormes problemas com airgrids.

    Começou a acontecer nas ultimas compras, os airgrids perdem potência, apos um tempo de operação.

    no aigrid ao scanear o sinal aparece por exemplo -65 no entando no basestation fica em -90 e nao conecta.

    troca a ponteira e tudo certo.

    estamos com mais de 100 peças assim já, mandamos email para ubt e nao obtivemos resposta.

    em nossas instalaçoes usamos cabo blindado, e fedação forte nao entra formiga em nossas instalações, acreditamos que houve algum problema na fabricaçao dos ultimos lotes.

    se alguem tiver alguma solução agradecemos o compartilhamento.

    []'s
    Gilmar

  15. #15
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Ola Pessoal,

    Não saco absolutamente nada de ubiquiti e sempre tenho que pedir ajuda a voces, mas de uma coisa que eu entendo é de formigas e pragas, afinal sofremos bastante na roça com eles.

    O melhor formicida ou insecticidade são os granulares, mas o manuseio tem que ser feito através de luva e inalação deve ser evitada (sim, ele evapora gases).

    A sugestão seria utilizar somente no final, quando do fechamento das caixas herméticas. Sim, formiga adora equipamento eletronico, deixa elas drogadas.

    Os melhores (MAS PROIBIDOS NO BRASIL) sao á base de clorpirifós.

    Uma garrafa de agua mineral serve como um bom proteador de bullet... tem aquela fita isolante liquida sugerida pelo Katraka, que também é intransponivel pela formiga.

    Espero que ajude.

    Dacha.

  16. #16

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    OLá!

    Bom, respeitando o enorme conhecimento do rapaz sobre wireless e produtos UBNT eu pergunto de onde vem a informação dos 0.003% de problemas ?

    Se puder também me informar a quantidade de aparelhos produzidos para que eu mesmo possa fazer alguns cálculos também servirá para formar alguma opinião.

    Também respeitando seu conhecimento sobre componentes eletrônicos, acho que se engana a achar que o componente só atinge a temperatura especificada nos componentes que são (SMD) a partir de fatores externos, a própria utilização de um componente em seu clock mais elevado produz muito aquecimento em um componente eletrônico, por isso a necessidade de dissipador em muitos deles.

    O clock elevado é simplesmente a configuração do aparelho em potência máxima, não se enganem achando que há um chaveamento para transmissão em cada potência.

    Uma temperatura elevada (externa) associado ao clock máximo do circuito integrado pode sim fazer com que chegue a esse limite facilmente, ou até ultrapasse isso.

    Lembre-se, a temperatura é medida A SOMBRA, seu carro em um dia de sol forte, estacionado ao sol, internamente chega a uma temperatura enorme, capaz de derreter objetos se deixados dentro do carro (com facilidade).

    Quanto a temperatura negativa -30 te digo, NÃO ACREDITE em tudo que você vê escrito, uma temperatura de -30 graus em um aparelho desses não faria ele queimar, mas antes disso ele iria parar COM CERTEZA por que iria haver um congelamento interno (solidificação) onde esse gelo causaria disturbios eletrônicos no aparelho gerado pela condução entre um terminal e outro de componentes eletrônicos, principalmente dos circuitos integrados (SMD).

    Isso poderia até fazer ele parar, dependendo da amperagem utilizada na fonte, as vezes as pessoas usam fontes com mais amperagem para poder aumentar a distância do POE.

    Se duvidar dessa teoria da solidificação da água dentro do aparelho, pegue seu relógio a prova de água, (por melhor que seja) e coloque por 30 minutos dentro de um recipiente com bastante gelo...Após isso, leve ele ao conserto.rssss

    Quando citei o plástico dos pick-up da SONY que dentro não tinha nada além de algumas engrenagens mecanicas e um motor de corrente contínua de 9V, não estava passando essa informação sem pesquisar, estava passando a informação por que ela é correta, na época havia um ''comunicado técnico'' onde citava que a Sony do Brasil, sabia que havia algo na composição daquele gabinete que atraiam demais as formigas, o interessante que eram as formigas vermelhas, e não outro tipo.

    A questão era que as formigas entravam nesses aparelhos no Brasil inteiro, e não só na casa de uma pessoa ou outra, era um número muito grande de aparelhos danificados pelas formigas, outro detalhe, é que esses pick-up's (toca discos) eram vendidos juntos com o restante do aparelho da llinha ''LBT'' mas as formigas só infestavam os pick-up's, por isso o motivo de um boletim informativo sobre os pick-up's (interno para os técnicos).

    Bom, espero que tenha ficado claro que sei o que falo...

    Abração a todos...
    Última edição por Roberto21; 25-04-2011 às 01:40.

  17. #17

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Gilmar.

    Você abriu um pedido de RMA no site da Ubiquiti?
    RMA Request | Ubiquiti Networks, Inc.

    Tente descobrir a causa desse problema, 100 equipamentos queimados é extremamante incomum.
    Última edição por granlabor; 25-04-2011 às 05:02.

  18. #18

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    desculpe, post duplicado
    Última edição por granlabor; 25-04-2011 às 05:02.

  19. #19

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Zé, voce que tem bom contato com a ubnt veja se consegue algo eu mandei email e nao obtive retorno estou abrindo o tickt agora pelo link que me passou.

    mas pra vc entender melhor os aigrids nao chegam a queimar eles acessam acham sinal as vezes ate que bom tipo -65 mas não conecta na basestation, e qdo conecta no aigrid o sinal fica bom mas na basestation fica -90 por exemplo.

    estamos indo trocar mais duas ponteiras agora...

    to ficando emputecido com isso, mas fazer o que.

    []'s Gilmar

  20. #20

    Padrão Re: problemas com airgrid m5

    Realmente deve ser uma B isso... Mas eu aposto mais em injeção de corrente AC no transmissor por conta de uma tomada montada errada, não defeito de fabricação do equipamento.

    Eu não vou te prometer que entrarei em contato com a UBNT porque não vou poder fazer isso pra todo mundo, mas vou tentar contato com eles pra saber se mais alguém está passando por isso que você descreveu. O caminho certo é você abrir o ticket de RMA e contatar a UBNT diretamente

    Me contate em PVT quando você tiver um desses rádios com problemas pra eu olhar a config. Vou precisar de acesso ao rádio e ao AP. Faz um portforward e me manda o IP : porta

    Nesse rádio que você vai substituir hoje verifique se a antena dá choque ou se tem vazamento de corrente AC pro rádio.

    []'s

    ZéAlves