Página 10 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 5678910
+ Responder ao Tópico



  1. #181

    Padrão Re:

    25 conectados naquele momento. Eu cadastro o limite de exatas 50 estações, justamente pra não haver alguma possível "sobrecarga" no AP.

    Sobre a banda, passa tranquilamente 14 mega para o cliente. Em 10Mhz perde-se bastante o tráfego total que o AP poderia repassar se tivesse setado em 20 ou 40Mhz, mas dá pra garantir uns 25, 30 mega para as estações. Dificilmente "afoga" o AP com uma banda dessas (o que também depende dos planos ofertados e da quantidade de simultâneos).

    A vantagem de usar 10Mhz de largura de canal é a diminuição da área de exposição da frequência que está operando no AP. Com menos interferência no canal utilizado, melhor é o sinal, por consequência. E isso contribui para a utilização de rates mais altos na rede.

  2. #182

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Também coloquei uma célula a 10mhz e tenho gostado bastante do resultado...

    Atualmente ela tem cerca de 15 clientes cadastrados mas com base no que o amigo passou acima vou poder cadastrar bem mais sem medo...

  3. #183

    Padrão Re:

    Recomendo até 50 estações cadastradas, e tem que saber escolher o canal certo e a potência certa. Na minha rede utilizo os canais da faixa média (5475 à 5725), com DFS ativado e 5mw de potência de transmissão nos meus Rockets.

    Sabendo configurar fica muitas vezes melhor do que 40Mhz.

  4. #184

    Padrão Re:

    Não podem ser utilizados DE FORMA NENHUMA! Essas faixas de frequência foram compradas pelas operadoras para uso restrito. Não se atreva a utilizá-las, vai conseguir uma incomodação das GRANDES.

  5. #185

    Padrão Re:

    O simples fato de nenhum desses equipamentos ser homologado lhe diz alguma coisa? No mais, comprar não é proibido, o proibido é a utilização. Se fossemos impedidos de comprar, ocorreria em ferir o direito de livre comercio.

    Da mesma forma como você pode comprar um cano de moto irregular livremente. O que não pode é montar na moto e circular com a peça irregular. A lei não impede você de comprar, ela proíbe é a utilização.

  6. #186

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Por outro lado, a faixa 5.8 tem 2 tipos de EIRP.
    - Uma Para ponto Multiponto - EIRP de 36 dBm.
    - E uma outra para Ponto a Ponto - Pode-se usar antena de QUALQUER GANHO, desde que o transmissor não passe de 1W (30 dBm).... Obs: o Rocket tem potencia maxima de 24dBm senão me engano, então está dentro da potencia maxima do transmissor.



    Há opiniões diferentes quanto ao que seria um AP e o que seria uma estação.
    Enquanto não tem um pronunciamento da Anatel, eu prefiro manter a norma nos dois casos.
    intendi!
    mas no caso 5.8 refere-se a 5725 pra cima certo?
    no exemplo : rocket m5 com ganho de 24dbm com a dish de 30dbi não estaria fora da normas no caso de ponto a ponto?
    porem meus rocket m5 mostra ate 27 dbm ate qual potencia poderia elevar essa potencia?

  7. #187

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por djmaneca Ver Post
    intendi!
    mas no caso 5.8 refere-se a 5725 pra cima certo?
    no exemplo : rocket m5 com ganho de 24dbm com a dish de 30dbi não estaria fora da normas no caso de ponto a ponto?
    porem meus rocket m5 mostra ate 27 dbm entaum só posso colocar ate 24dbm certo?
    aproveitando que ninguém respondeu anteriormente eu tenho em uma torre rocket m5 com basestation de 20dbi funcionando em 5.6ghz maxmo setado no radio seria 10db entaum?

  8. #188

    Padrão Re:

    Se você usa as BaseStation de 20dbi, na teoria só poderia usar 7dbm de potência em seu Rocket (EIRP para 5.6 27dbm, sendo 20dbi da antena + 7dbm de potência do transmissor).

  9. #189

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Se você usa as BaseStation de 20dbi, na teoria só poderia usar 7dbm de potência em seu Rocket (EIRP para 5.6 27dbm, sendo 20dbi da antena + 7dbm de potência do transmissor).

    intendi! vou arrumar uns clientes meus com sinal mais fraco e ajustarei essa potencia o quanto antes.
    obrigado amigo!

  10. #190

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Ola pessoal estou começando agora nesse forum, então tenho muito a aprender ainda, estou com umas duvidas e ate peço desculpas se não postei na area correta, bom li bastante a respeito no forum sobre ptp e ainda fiquei com umas duvidas, pois preciso fazer um ponto-a-ponto particular aqui e gostaria se fazer certinho pra ficar dentro da lei e não prejudicar ninguem tambem, no caso o ptp seria da empresa pra minha casa com airgrid m5 preciso passar 35mb nesse link numa distancia de 1,2 km agora vem as duvidas qual frequencia devo usar pra ficar dentro das normas pelo que entendi a que não precisa de licença é a faixa de 5745-5825 mhz é isso mesmo? e as demais configurações como ficaria melhor pra passar 35mb nesse link. Agradeço a todos desde ja.

  11. #191

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Tenho uma dúvida amigo, se a Faixa 5.4 é a Ideal para atender clientes, queria saber por que no meu Rocket não aparece essa faixa ?


    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    Sabemos que a faixa 2.4 ja foi e ainda é muito utilizada.
    Alem de sofrer interferencia externa (babá eletronica, forno microondas, telefone sem fio), ainda sofrem a interferencia de outros AP 2.4.. e para piorar, muitos nao respeitam as exigencias da faixa (limite de potencia), o que tem tornado impossivel trabalhar nessa faixa.

    Sendo que ultimamente vemos falar sobre o PNBL, mais banda para os clientes, menor latencia, etc...
    com a UBNT, vimos os equipamentos ficarem mais baratos, mais acessiveis...

    Encontramos facilmente equipamentos na faixa 5Ghz com antenas apartir de 10 dbi... ate 23 dbi ou mais.
    e com isso veio a febre do uso da faixa 5GHz.... e varias e varias redes 5GHz vem surgindo e alguns sem se preocupar com as exigencias da faixa.
    - enlace na faixa 5.1
    - enlace com antena de 23 dbi, potencia do radio em 20 dbi... e ainda na faixa 5.4.

    Acontece que o problema nao é somente a Interferencia que podemos sofrer com o uso dessa faixa.
    O principal problema é a Interferencia que podemos causar em radares de Aeroportos, Militares, etc...
    Ja pensou os Militares batendo na sua porta por que seus equipamentos estao interferindo no radares deles?

    Por isso lanço aqui uma campanha de concientizacao - "5 GHz - um pedido de socorro".
    Vamos tentar dar uma vida mais longa para essa faixa, vamos usa-la de acordo com as exigencias.

    na faixa 5 GHz encontramos 3 possiveis faixas que podem ser usadas:


    com esse, vemos que a:

    • faixa 5.1 nao pode ser usado externamente, NUNCA.



    • faixa 5.4 é boa para atendimento aos clientes, devido a faixa ser muito grande (256MHz) e por haver limite de potencia e.i.r.p (30 dBm se o radio tiver TPC e 27 dbm senao tiver, nao importa a distancia)... exemplo: se vc tem um nano m5 16dbi, podera setar no maximo 14 dbm de potencia (calculo rapido 16+14=30)... se vc tem uma airgrid de 23 dbi, podera setar no maximo 7 dbm de potencia (calculo rapido 23+7=30).



    • faixa 5.8 é boa para enlace ponto a ponto, devido ao limite de potencia e.i.r.p ser maior.

    -------------------------------------------------------------------------------------
    Ta ai um problema no mal uso da frequencia 5 Ghz.
    e quem pagou o pato foi a UBNT.
    pelo que parece a FCC suspendeu a homologacao de equipamentos para essa faixa devido aos inumeros episodios de interferencia em radares metereologicos de uso aeronautico.

    inclusive, sob exigencias da FCC (A ANATEL dos EUA), a ubnt foi forcada a fixar o "Country Code" para Canada ou EUA nos equipamentos comercializados na America do Norte.
    http://www.ubnt.com/forum/showthread.php?t=31367
    http://www.dslreports.com/forum/r250...et-5-Operation

  12. #192

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Boa tarde amigos... alguem já trabalho com a frequencia de 3ghz?, obrigado.

  13. #193

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por djmaneca Ver Post
    intendi!
    mas no caso 5.8 refere-se a 5725 pra cima certo?
    no exemplo : rocket m5 com ganho de 24dbm com a dish de 30dbi não estaria fora da normas no caso de ponto a ponto?
    porem meus rocket m5 mostra ate 27 dbm ate qual potencia poderia elevar essa potencia?
    Para PTP não estaria fora da norma não.

    em 5.8 possui apenas 128Mhz para uso (5 canais em 20Mhz).
    - Para PTMP o EIRP é de 36dBm.
    - Para PTP pode-se usar antena de qualquer ganho, mas a potencia do transmissor não pode ultrapassar 1W (30dBm).

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Se você usa as BaseStation de 20dbi, na teoria só poderia usar 7dbm de potência em seu Rocket (EIRP para 5.6 27dbm, sendo 20dbi da antena + 7dbm de potência do transmissor).
    se considerarmos a peda do cabo, conector, etc... podemos usar 1dBm a mais

    Citação Postado originalmente por erivelton42 Ver Post
    Tenho uma dúvida amigo, se a Faixa 5.4 é a Ideal para atender clientes, queria saber por que no meu Rocket não aparece essa faixa ?
    talvez seu equipamento seja um daqueles que deveriam, exclusivamente, ser vendido nos EUA.
    Lá a FCC impos um bloqueio, como muitos estavam usando errado, agora ninguem mais pode usar a faixa 5.4

  14. #194

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Eu tenho vistos soluções como as da Cambium e Mimosa pra tratar interferências e tudo mais, mas acho que ainda o principal é a estrada, a estrada. As estradas é o espectro e as frequências, se a estrada estiver esburacada, cheia de lama, mata-burro, pedra e temos o melhor carro do mundo, com rodas grandes, 4x4 e todo tipo de tecnologia pra passar essa estrada, ainda temos a estrada ruim, a velocidade não será lá essas coisas, teremos dificuldades no trajeto e por isso muito gente tá migrando pra fibra. Wireless não tá aguentando muito, não temos muitas inovações no que tange velocidade, os clientes tão querendo pelo menos 10 mega em casa, entregar 10 mega no 802.11x é complicado e tem gente querendo fazer ainda, mesmo usando um protocolo TDMA qualquer. A cambium prometendo entregar 25 mega pro cliente final, ainda tenho minhas dúvidas pq como disse, a "estrada" ainda está esburacada e cheia de barro!