Página 9 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 45678910 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #161

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Boa tarde amigo,
    Bom, pelo sinal que estas recebendo, existe um problema de alinhamento ou obstrução grave neste seu ptp de 1,5km.....


    Impossivel um equipamento destes não fechar um ptp se alinhado corretamente. Refaça o alinhamento.
    Pra te ajudar recomendo:
    1- Tentar deixar os dois pontos em mesma altura (sabemos que é difcil porém queres a solução pro problema e isso está dentro do pacote da solução).
    2- Alinhar com laser e binóculo profissional ou monóculo profissional. recomendo muito que quem for alinhar tenha paciência. Wireless outdoor não é fácil.
    3- Testes de ping tem que bater 1ms a 3ms no máximo nessa distância. o sinal deve ser entre -51 e -65dbm. Não aceite menos que isso.
    4-Antes de alinhar reveja se não há obstáculos físicos entre o AP e o client (ou sua base) pois geralmente esse é o problema. trabalho com consultoria pra provedores em todo o Brasil e 99% dos problemas, é o próprio provedor que gera.
    5- Trabalhe somente com potência baixa. Não interessa se o provedor A B C D está usando 27dbm. um ptp de 1.5km fechas com 14dbm e sobrando.
    Deixo duas imagens pra entenderes os equipamentos que falo e utilizo pra alinhar os links de clientes.
    O monóculo é bem leve, e tem modelos com suporte de cabeça inclusive. no ML tu encontras.
    O binóculo profissional é mais pesado porém suas lentes são mais precisas e mais potentes.

    Anexo 44611Binóculo Profissional Marca Sakura.
    Anexo 44612Monóculo Profissional Marca Yukon.

    Tenta fechar sempre teus PTP´s em canais que não estejam sendo utilizados e com baixa potência.
    mudar pra 30mhz ou 10mhz não é o indicado. 2.4ghz está super poluído e 5.8ghz começa a ficar igual devido a falta de competência do pessoal em configurar. digo pois a maioria seta radios em 25, 27dbm quando o certoseria trabalhar entre 12 e 17dbm. isso pra mim é falta de competência e estudo.

    Se precisar de ajuda fico a disposição.
    Abraço.
    Leandro, a sugestão de usar esses binóculos e monóculos, o que eles têm de especial que ajuda com alinhamento? Eu já tenho um binóculo que me deixa ver com detalhes nessa distância de 1,5km. Tem alguma coisa de ajuda com alinhamento fora o zoom deles?

    Quanto a deixar ambas antenas na mesma altura, tem alguma razão especial pra isso? Essa diferença de altura poderia estar causando esse problema de sinais tão diferentes entre as polaridades? Isso não pode ser resolvido com ajuste de inclinação das antenas? Mudar a altura com certeza é mais simples e é algo que eu posso tentar, mas posso vir a ter problemas com a zona de fresnel fazendo isso, Atualmente deve ter uma diferença de 10o ou 10 metros de altura entre as 2 antenas. Uma tá a uns 33mt, a outra deve estar a 20 e poucos. Acho que essa vai ser a primeira coisa que vou tentar, baixar a antena na torre.

    O rtt tá de boas, o sinal e o Tx em ambas as direções definitivamente não estão legais, então tô tentando resolver isso, e vou tentar deixar a EIRP a menor possível pra não ferrar com outros equipamentos que eu tenho na torre. No futuro, quando precisar de maior troughput na repetidora pretendo fazer um ptp mais adequado, mas pro momento que só uso 2.4ghz lá, 2 NL M5 TÊM que resolver minha necessidade de tráfego e estabilidade.

    Valeu pelas dicas cara

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Não basta ter linha de visada entre as duas antenas, você precisa ter a zona de Fresnel limpa. Se não for defeito de equipamento, esse sinal seu está passando por uma Zona de Fresnel prejudicada. Você precisa de um vão livre de mais ou menos 3 metros e meio de raio, pra todos os lados, 3 metros e meio pra um lado e pro outro, de antena a antena. Se uma árvore ou construção tiver entrando em qualquer ponto nesse raio de 3 metros e meio, vai dar problema.
    estou ciente disso mas obrigado pelo toque

  2. #162
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Leandro, a sugestão de usar esses binóculos e monóculos, o que eles têm de especial que ajuda com alinhamento? Eu já tenho um binóculo que me deixa ver com detalhes nessa distância de 1,5km. Tem alguma coisa de ajuda com alinhamento fora o zoom deles?

    R: Gosulator, quando se USA corretamente esses equipamentos, a chance de errar no apontamento é rara. uma bússula também é indicada. esqueça GPS. ele dá um erro de 1 a 5m dependendo da marca. a bussula é extremamente precisa.

    Quanto a deixar ambas antenas na mesma altura, tem alguma razão especial pra isso? Essa diferença de altura poderia estar causando esse problema de sinais tão diferentes entre as polaridades? Isso não pode ser resolvido com ajuste de inclinação das antenas? Mudar a altura com certeza é mais simples e é algo que eu posso tentar, mas posso vir a ter problemas com a zona de fresnel fazendo isso, Atualmente deve ter uma diferença de 10o ou 10 metros de altura entre as 2 antenas. Uma tá a uns 33mt, a outra deve estar a 20 e poucos. Acho que essa vai ser a primeira coisa que vou tentar, baixar a antena na torre.

    R: Razão sim, eliminar interferencias. já vi enlaces que não fechavam nem a pau, e ao mover a altura de um dos lados em 3m apenas, resolvi o problema do cliente (provedor). se te digo é porque já passei por isso amigo,ok.

    O rtt tá de boas, o sinal e o Tx em ambas as direções definitivamente não estão legais, então tô tentando resolver isso, e vou tentar deixar a EIRP a menor possível pra não ferrar com outros equipamentos que eu tenho na torre. No futuro, quando precisar de maior troughput na repetidora pretendo fazer um ptp mais adequado, mas pro momento que só uso 2.4ghz lá, 2 NL M5 TÊM que resolver minha necessidade de tráfego e estabilidade.

    R: Pela foto postada, o sinal está horrivel. foi o que ví. testa com firmware diferente também. podem ser os equipamentos, enfim,tem várias variáveis que devem ser analisadas ae pra estar com esse sinal. potência sempre baixa ok, não adianta nada usar o máximo de potência nos rádios.

    Valeu pelas dicas cara.

    - - - Atualizado - - -
    estou ciente disso mas obrigado pelo toque
    R: Conta comigo no que for preciso,ok.
    Abraço.

  3. #163

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Alguem me tira essa dúvida aqui, se meu painel tá com a largura do canal setada em 10mhz e eu boto ele no canal 5500, ele usa o intervalo de faixa que começa em 5495 e termina em 5505, certo? O que acontecer no resto do espectro não afeta em nada o meu painel, certo? Pergunto isso pq no airview quando vc coloca o mouse encima de uma faixa qualquer, ele ilumina um intervalo de 20mhz e não de 10. Não sei se é padrão do Airview ou ele mostra o intervalo de espectro que o rocket tá usando nas configurações atuais.

    Eu estava usando paineis em 5520, 5540, 5560 e 5580, mas o que está em 5520 (é o que está com mais clientes, e está com apenas 4 já que comecei a instalar recentemente nessa frequencia) mudou de canal sozinho por causa do DFS (acho que foi por causa do DFS), desliguei o DFS e setei o canal pra 5500. Tem uma cliente que tá tendo problemas de a navegação dela simplesmente parar, e outro cliente conectado nesse mesmo painel me ligou hoje de manhã com o mesmo problema. Esse segundo cliente eu ainda tô na dúvida se o problema dele foi aconteceu na hora que eu tava fazendo testes no painel e ele me ligou afobado ou se tá tendo problemas como o primeiro cliente. Na hora que esse primeiro cliente me ligou de noite com o mesmo problema, ele tava conectado no AP e no servidor (pppoe) e eu conseguia pingar no NS dele sem problemas. Amanhã vou lá para dar uma olhada na situação dele. Alguém me sugere olhar por algo específico, tanto no cliente quanto no AP? O AP é um Rocket com painel de 17dBi da Computech, no cliente é um NS M5.

  4. #164

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Pessoal, estou com uma dúvida aqui referente ao DFS.

    Hoje, vários clientes meus reclamaram terem ficado sem acesso no final de semana, ao verificar percebi que o meu AP estava trabalhando num canal diferente do configurado e também estava com DFS ativo (este era o motivo de estar em outro canal).

    Porém, não sei porque, os equipamentos dos clientes estão scanneando apartir do canal 5.5 apenas e meu AP tinha se auto-configurado para o canal 5180, por isso vários clientes ficaram sem acesso.

    Alguém poderia me informar qual seria a maneira correta de evitar isso, tanto nos rádios cliente quanto nos rádios AP, mas continuar atendendo a legislação que pede que o DFS fique ativo ?

    Obrigado,

    Gustavo

  5. #165

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pessoal, estou com uma dúvida aqui referente ao DFS.

    Hoje, vários clientes meus reclamaram terem ficado sem acesso no final de semana, ao verificar percebi que o meu AP estava trabalhando num canal diferente do configurado e também estava com DFS ativo (este era o motivo de estar em outro canal).

    Porém, não sei porque, os equipamentos dos clientes estão scanneando apartir do canal 5.5 apenas e meu AP tinha se auto-configurado para o canal 5180, por isso vários clientes ficaram sem acesso.

    Alguém poderia me informar qual seria a maneira correta de evitar isso, tanto nos rádios cliente quanto nos rádios AP, mas continuar atendendo a legislação que pede que o DFS fique ativo ?

    Obrigado,

    Gustavo
    Qual AP você usa?
    Quais os rádios clientes?

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pessoal, estou com uma dúvida aqui referente ao DFS.

    Hoje, vários clientes meus reclamaram terem ficado sem acesso no final de semana, ao verificar percebi que o meu AP estava trabalhando num canal diferente do configurado e também estava com DFS ativo (este era o motivo de estar em outro canal).

    Porém, não sei porque, os equipamentos dos clientes estão scanneando apartir do canal 5.5 apenas e meu AP tinha se auto-configurado para o canal 5180, por isso vários clientes ficaram sem acesso.

    Alguém poderia me informar qual seria a maneira correta de evitar isso, tanto nos rádios cliente quanto nos rádios AP, mas continuar atendendo a legislação que pede que o DFS fique ativo ?

    Obrigado,

    Gustavo
    Qual AP você usa?
    Quais os rádios clientes?

  6. #166

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    você deve colocar a mesma lista de scan que está no AP para os clientes.

    Comigo nunca aconteceu isso, mas imagino que tendo a mesma lista, vai limitar os canais que o AP e Station vão utilizar

  7. #167

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Qual AP você usa?
    Quais os rádios clientes?

    - - - Atualizado - - -


    Qual AP você usa?
    Quais os rádios clientes?
    Em geral uso Rocket M5 na torre e nano M5 no cliente.

  8. #168

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Em geral uso Rocket M5 na torre e nano M5 no cliente.
    Todos estão no mesmo code country?

  9. #169

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Pega o code country(brasil) ubiquite e mikrotik em 20nhz ou em 40mhz, e ver a faixa final, nao tem nada de igual, esse tal de dfs, resumindo e uma merda, voce pode esquece a qualquer momento ele vai alterar novamente. se nao me engano só os 4 ou 5 ultimos canais(permitido) esta livre desse inferno.

  10. #170

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Tenho uma pergunta q talvez seja meio boba tenho alguns ponto aponto fora do regulamento pelo que li aqui no tópico. Ai vem a pergunta: por exemplo se eu uso um AP em 5500mhz com potencia de 27dbm devo baixar essa potencia certo? mas isso é apenas no transmissor ou no cliente também? e outra, isso também depende da potencia da antena que uso no AP ou apenas posso utilizar 250mw independente da antena?

  11. #171
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por djmaneca Ver Post
    Tenho uma pergunta q talvez seja meio boba tenho alguns ponto aponto fora do regulamento pelo que li aqui no tópico. Ai vem a pergunta: por exemplo se eu uso um AP em 5500mhz com potencia de 27dbm devo baixar essa potencia certo? mas isso é apenas no transmissor ou no cliente também? e outra, isso também depende da potencia da antena que uso no AP ou apenas posso utilizar 250mw independente da antena?

    Bom Dia,
    Respondendo tecnicamente o que diz a ANATEL:

    Art. 47. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa de
    radiofreqüências de 5470-5725 MHz, devem atender às seguintes condições:


    I - A potência na saída do transmissor é limitada ao máximo de 250 mW; (27DBM ESTÁ TOTALMENTE FORA DA LEI).


    II - O valor médio da potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 1 W; (RADIO+ANTENA).

    Att,

  12. #172

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Bom Dia,
    Respondendo tecnicamente o que diz a ANATEL:

    Art. 47. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa de
    radiofreqüências de 5470-5725 MHz, devem atender às seguintes condições:


    I - A potência na saída do transmissor é limitada ao máximo de 250 mW; (27DBM ESTÁ TOTALMENTE FORA DA LEI).


    II - O valor médio da potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 1 W; (RADIO+ANTENA).

    Att,
    OK amigo obrigado pela resposta. Atendendo as normas já baixei a potencia. vou ver outros ponto aponto como estão e deixar tudo padronizado conforme a lei manda quem sabe assim melhora pra todo mundo se todo mundo se conscientizar acho que vamos melhorar a qualidade dos nossos provedores.

  13. #173

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Alguém aí pode confirmar algumas coisas pra mim?

    - O NanoStation M5 tem antena de 16 dbi certo?
    - O Software do NanoM5 limita a potência do rádio em 4dbm quando o Country Code tá pra Brasil na faixa 5.4ghz?
    - Eu posso ir até 11 dbm de potencia de radio e continuar de boas com a Anatel (16 + 11 = 27dbm)?

  14. #174

    Padrão Re:

    Respostas por partes:

    16dbi de ganho;
    A menor potência possível de ser configurada é 4dbm;
    Com até 11dbm de potência você estaria dentro da norma. Convém lembrar também de ativar o DFS.

    A norma diz que você pode utilizar até 1W de potência EIRP (30dbm), desde que o equipamento possua Controle Automático de Potência. No seu caso, que deseja utilizar Ubiquiti, como o equipamento não possui esse sistema de controle, fica determinado que a potência EIRP máxima é de 27dbm. Logo, 16dbi da antena + 11dbm de potência.

  15. #175

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Respostas por partes:

    16dbi de ganho;
    A menor potência possível de ser configurada é 4dbm;
    Com até 11dbm de potência você estaria dentro da norma. Convém lembrar também de ativar o DFS.

    A norma diz que você pode utilizar até 1W de potência EIRP (30dbm), desde que o equipamento possua Controle Automático de Potência. No seu caso, que deseja utilizar Ubiquiti, como o equipamento não possui esse sistema de controle, fica determinado que a potência EIRP máxima é de 27dbm. Logo, 16dbi da antena + 11dbm de potência.
    Bom intendi perfeitamente mas o que fazer com um enlace feito com rocket m5 e dish de 30? mesmo setando a potencia no minimo estaria fora das normas certo? isso quer dizer que rocket dish nao deveria ser utilizada no brasil? e se pode por que vejo muitos provedores utilizando antenas ate mesmo de 34db estao totalmente fora da lei correto?
    Última edição por djmaneca; 28-12-2013 às 23:14. Razão: reformular pergunta

  16. #176

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Bom Dia,
    Respondendo tecnicamente o que diz a ANATEL:

    Art. 47. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa de
    radiofreqüências de 5470-5725 MHz, devem atender às seguintes condições:


    I - A potência na saída do transmissor é limitada ao máximo de 250 mW; (27DBM ESTÁ TOTALMENTE FORA DA LEI).


    II - O valor médio da potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 1 W; (RADIO+ANTENA).

    Att,
    isso deve-se apenas ao AP, ou estação tambem?

  17. #177

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    Pega o code country(brasil) ubiquite e mikrotik em 20nhz ou em 40mhz, e ver a faixa final, nao tem nada de igual, esse tal de dfs, resumindo e uma merda, voce pode esquece a qualquer momento ele vai alterar novamente. se nao me engano só os 4 ou 5 ultimos canais(permitido) esta livre desse inferno.
    Não entendi o que quis dizer com a parte negritada.
    o DFS não tem nada a ver com a listagem de canal.

    o DFS é um mecanismo que fica monitorando os canais, para não causar interferência em serviços do Governo ou Militar.
    E deve estar ativo quando se usa qualquer canal entre 5470 a 5725.

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Alguém aí pode confirmar algumas coisas pra mim?

    - O NanoStation M5 tem antena de 16 dbi certo?
    - O Software do NanoM5 limita a potência do rádio em 4dbm quando o Country Code tá pra Brasil na faixa 5.4ghz?
    - Eu posso ir até 11 dbm de potencia de radio e continuar de boas com a Anatel (16 + 11 = 27dbm)?
    Se o NanoM5 tiver 16dBi, eu diria que você pode configurar até 12 dBm de potencia.
    Estou contando com 1 dB de perda....

    De qualquer forma, o calculo é esse ai mesmo.

    Citação Postado originalmente por djmaneca Ver Post
    Bom intendi perfeitamente mas o que fazer com um enlace feito com rocket m5 e dish de 30? mesmo setando a potencia no minimo estaria fora das normas certo? isso quer dizer que rocket dish nao deveria ser utilizada no brasil? e se pode por que vejo muitos provedores utilizando antenas ate mesmo de 34db estao totalmente fora da lei correto?
    Depende do canal que está utilizando!!!

    Se for a faixa 5.4, ela não faz distinção entre PTP (Ponto a Ponto) e PTM (Ponto MultiPonto).
    Logo, o EIRP (Soma do ganho da Antena + Potencia configurada - Perdas) é de 27dBm nos equipamentos Ubiquiti e Mikrotik (pois esses não tem ATPC), e 30dBm em equipamento da Intelbras (Pois esses tem ATPC).


    Por outro lado, a faixa 5.8 tem 2 tipos de EIRP.
    - Uma Para ponto Multiponto - EIRP de 36 dBm.
    - E uma outra para Ponto a Ponto - Pode-se usar antena de QUALQUER GANHO, desde que o transmissor não passe de 1W (30 dBm).... Obs: o Rocket tem potencia maxima de 24dBm senão me engano, então está dentro da potencia maxima do transmissor.


    Citação Postado originalmente por djmaneca Ver Post
    isso deve-se apenas ao AP, ou estação tambem?
    Há opiniões diferentes quanto ao que seria um AP e o que seria uma estação.
    Enquanto não tem um pronunciamento da Anatel, eu prefiro manter a norma nos dois casos.

  18. #178

    Padrão Re:

    Não é exatamente assim. A norma diz que, para sistemas de ponto-a-ponto, pode-se utilizar antenas de qualquer ganho, respeitando-se os limites de potência máxima do transmissor. Se eu não estou enganado na faixa alta (5725-5850) o transmissor não pode passar de 30dbm.

    Edit: Não havia lido a sua resposta, Andrio. De qualquer forma, mantemos o mesmo raciocínio.

  19. #179

    Padrão Re:

    Hoje de manhã 29/12/2013 eu revi quase todas as postagens desse tópico. Naquela época (novembro de 2011) se falava tanto que uma largura de canal de 10Mhz iria nos matar, que não iriamos ter largura de banda suficiente para atender os clientes, que iriamos perder o poder de concorrência... E qual o resultado hoje, dezembro de 2013?

    Na minha rede absolutamente nada mudou. Continuo usando os mesmíssimos equipamentos, a mesma largura de canal, mesma potência de transmissão. Acredito que só tenha mudado os canais e o rate da rede. Nos meus clientes continuo instalando NanoStation, com os mesmos 15dbm de potência (ok, passa 1dbm da EIRP)...

    Minha conclusão: jogo é jogo, treino é treino. E contra fatos não cabem argumentos. Os teóricos que me perdoem, mas projetar redes em uma mesa com um software é uma coisa, e levantar uma torre e configurar equipamentos é OUTRA COISA.

    Por fim, em anexo a prova do crime. Um abraço a todos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	172,3 KB
ID:      	49623  

  20. #180
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Hoje de manhã 29/12/2013 eu revi quase todas as postagens desse tópico. Naquela época (novembro de 2011) se falava tanto que uma largura de canal de 10Mhz iria nos matar, que não iriamos ter largura de banda suficiente para atender os clientes, que iriamos perder o poder de concorrência... E qual o resultado hoje, dezembro de 2013?

    Na minha rede absolutamente nada mudou. Continuo usando os mesmíssimos equipamentos, a mesma largura de canal, mesma potência de transmissão. Acredito que só tenha mudado os canais e o rate da rede. Nos meus clientes continuo instalando NanoStation, com os mesmos 15dbm de potência (ok, passa 1dbm da EIRP)...

    Minha conclusão: jogo é jogo, treino é treino. E contra fatos não cabem argumentos. Os teóricos que me perdoem, mas projetar redes em uma mesa com um software é uma coisa, e levantar uma torre e configurar equipamentos é OUTRA COISA.

    Por fim, em anexo a prova do crime. Um abraço a todos.
    Com base nesses 25 conectados ao Rocket, quantos megas voce consegue por cliente? que antena é essa?
    Ta top esse ccq e o nivel de sinal, aqui trabalho em 20 mhz, qual a vantagem de trabalhar em 10??