+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Bom dia, Filsek preciso de sua ajuda, estou precisando adquirir um roteador de 5,8GHz que será usado para controlar uma mesa de som digital através de uma ipad, já testei vários roteadores de 2.4GHz mas sempre cai a conexão em intervalos diferentes mesmo a uma distancia de no Maximo 30mts sem barreiras e com sinal em 80% o manual do aplicativo que simula a mesa digital no ipad diz pra ser usado com router de 2.4GHz (preferencialmente com 5.8GHz) gostaria de saber se o roteador de 5,8GHz com antena de 5dbi que me foi indicado pela atendente da Krazer me atenderia já que a distancia de operação não passaria dos 50mts praticamente sem barreira nenhuma,estou em duvida pq este roteador não consta no site da Krazer se puder me ajudar eu lhe seria muito grato obrigado.

  2. #102

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Já experimentou baixar a potencia do roteador. Nesta distãncia deixa a potencia no mínimo.
    Pode estar saturando com muita potencia.

    Tech Stuff - Wireless Calculators

  3. #103

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Sim já foi feito isso eu estava usando um roteador normal caseiro este de três antenas com as quedas cheguei a usar um pcba de 1000mw de 2.4GHz que um amigo me emprestou chegou a diminuir as quedas mas ai do nada começam novamente a área de atuação e muito poluída pois transmissores de instrumentos,fones de ouvido sem fio, microfones sem fio alguns equipamentos que controlam iluminação e ate radio comunicadores que os seguranças usam hoje operam nesta faixa de 2,4GHz nas áreas do evento então por isso quero tentar usar roteador de 5,8GHz, tenho acompanhado alguns fóruns pelo mundo em que outros técnicos estão tendo o mesmo problema de desconexão momentânea em varias parte do mundo em que a solução esta sendo usar 5,8GHz por isso preciso desta ajuda de vcs que entendem do assunto relacionado a wireless

  4. #104

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    vou postar aqui agora brevemente uma anteninha experimental de 5.8 ghz que fabriquei ....
    conectei ela em uma rb 433 + mini pci r52 350 ...
    dei um sacan para ver ....
    dá uma olhada no ambiente de uma cidade de 40.000 hab ...
    Anexo 21817
    e amigo coloca ai o prpjeto pra nós ver de sua antena 5.8 ok anter +

  5. #105

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    ei amigo mostra ai o projeto da antena 5.8

  6. #106

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    O Herbert, não pode fazer topic hijack, isso é a coisa mais absurda em uma comunidade tecnica, aff.... desrespeito total..... abre um topico para isso na area central wireless....

    outra coisa, ja que voce é o kara de pau, hehehe.... então abre logo os seus custos todos, esse negócio de colocar a cabecinha aqui não existe, se quer matar a cobra, mostra logo o pau ae...

  7. #107

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    hahaha essa tive que rir...

  8. #108

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    5.3 pode ser usado utilizando alguma licença em específico?
    Última edição por aba3k; 25-04-2012 às 09:55.

  9. #109

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Vou ressucitar novamente este assunto, pois creio que a coisa está indo direto para o lado que o autor do tópico, o Andrio comentou.

    5.8 já está ficando uma zorra.
    O pessoal não está nem aí para a proteção do espectro.
    O que tem de gente fazendo enlaces de poucos quilometros e até de menos de 1km usando direto 40mhz de largura de banda.
    Meu povo, tem que estudar, tem que proteger. O espectro é algo finito Daqui a pouco ninguém mais vai achar espaço para fazer seus enlaces.

    Prá que o cara vai usar 40mhz de largura para passar 5 ou 10 mega? Usem sempre a largura mais baixa possível e que dê o necessário para o que vai precisar. Usa 10mhz e ainda porcima nstreme com dupla polarização. Vai passar o que precisa e com qualidade e não atrapalhar os outros.
    E tem mais, tem gente que nem sabe as atribuições de cada sub-faixa dentro do 5.0 e muito menos as potencias em cada uma.
    Tem que estudar, estudar.

    Aqui já está ficando complicado achar uma frequencia para fazer enlace dentro da cidade. Reservem o final da sub-faixa de 5.8 para os enlaces
    Depois nao reclamem que o 58 não tá dando mais.

  10. #110

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Carlos e Andrio,

    Vejo que a solução é dos Microsetores, como a Krazer vem divulgando ja ha 18 meses, e quem aplicou e fez ta tendo um excelente resultado.

    6 Setores por Célula de 360 graus, apenas 1 polarização do rádio, 150mbps 1t1r, com rede pura N.

    Veja que resolvemos problemas dos clientes em 2.4ghz fazendo isso com 8 setores de 45 graus, usando N puro e pasando mais de 20 megas no cliente. Se o carlos colocou as placas bgn krazer para trabalhar em N puro a distancia de no maximo 800 metros, ele sabe o que estou falando.

    Em 5GHz mesmo coisa, 20mhz ou 40mhz, pouco importa, em 800 metros o sinal/ruido não da problema, sabendo usar a medição de potência para seu proprio setor, mesmo que um concorrente esteja usando na sua mesma frequencia, em 800 metros não da problema algum, quem usou ou usa a microcélula krazer sabe muito bem disso.

    Na minha opnião, o custo hoje de 240 reais por setor, 1440 reais por torre de equipamento, mais 300 reais de uma torrinha de 2,5 metros para colocar em cima da laje do 3 ou 4 andar, e mais 400 reais em nobreak, ptp e switch e caixa hermética, da um valor de menos de 2300 reais instalado, onde suporta mais de 250 clientes simultaneamente, com qualidade, cobrindo 800 metros de raio com perfeição, por isso, não vejo justificativa para não trabalhar corretamente.

  11. #111

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Erick, 6 ou 8 setores para abrir espaço para este número de usuários que voce citou.

    Mas o que impede de usar setorial de 120 ou 90 graus, para diminuir o número de setores, já que dificilmente alguém vai ter a necessidade de colocar tanta gente num só pop em cidades pequenas.

    Na verdade ainda não testei o N puro, pois sempre tem gente com equipamentos diversos . Preciso de tempo e disponibilidade de pcba para ir trocando nos clientes os rádios. Estava fazendo isso com pcba krazer. Por sinal, nenhuma deu problema até agora. Mas lembra que houve um desabastecimento de pcba da Krazer?
    Daí parti para o roteador indoor dentro de caixa hermética.
    Para ser sincero, não gostei das CPEs não pelo desempenho, mas pelos recursos. O gabinete dela é colado, o que dificulta uma eventual troca da pcba. Se a caixa fosse fechada com parafusos seria o ideal .
    Sei que investimento em matrizes é alto e por isso trocar agora o projeto da caixa da CPE pode ser inviável. Por isso estou montando meus kits.
    Quando voltar a ter disponibilidade das pcba G-N vou retomar a substituição nos clientes para então deixar no N puro.

  12. #112

    Padrão Re:

    Minha visão a respeito de ponto-multiponto em 5Ghz:


    - O conceito de células de atendimento só é válido quando se utiliza pontos estratégicos na área de cobertura e limites bem definidos de alcance dentro da área de cobertura (1km, no máximo 2km a partir da célula), para manter uma tolerância de no máximo -70dbm de sinal, -90dbm de Noise;

    - Células devem ser estruturas de custo reduzido quando comparadas às soluções comuns, com torres metálicas e armários. Portanto, convém aproveitar a altura de edificações ou então elevados de terreno para construir a infra-estrutura;

    - As frequências utilizáveis no Brasil segundo a legislação propícia vão de 5425 à 5725 Ghz (faixa dita média) e 5725 à 5850 Ghz (faixa dita alta). Convém o aproveitamento da faixa média para atendimento de assinantes (respeitando as regras de potência, ganho e controle de frequência) e a faixa alta para enlaces de ponto-a-ponto;

    - Por motivo de preservação do espectro de frequências, a proposta é utilizar no máximo 3 transmissões por estrutura. Jamais utilizar 6 ou 8 canais, mesmo que em polarizações diferentes. A justificativa é simples: desnecessário 8 canais para atender uma área de 2km de raio, inclusive em função da demanda;

    - Em ptmp utilizar potências de transmissão baixas (na casa de 16 ou 32mw) e antenas de ganho médio (em torno de 14 ou 16dbi) e canalizações de 10Mhz.


    Um conjunto Rocket M5 + BaseStation de 16dbi configurado para operar em 16mw proporciona um nível de sinal de aproximadamente -68dbm em até 1500 metros da torre, emitindo e recebendo um nível médio de ruídos de -90dbm (tolerável, sem influenciar significativamente no SNR da conexão e consequentemente no CCQ da conexão).

    São dicas que utilizo em minha empresa que emprego como regras de bom convívio. Tenho obtido excelentes resultados, com larguras de banda suficientes para atender simultaneamente 50 assinantes por setor, com estabilidade e confiabilidade.

  13. #113

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Alguém sabe me dizer se dá pra confiar no AirOs (rocket m5) quando se seta o país para "Brasil" e o "Auto Adjust to EIRP Limit" ativado? Quero dizer, configurado como AP, só posso escolher entre a faixa 5.5 e 5.825 (a faixa entre 5.470 e 5.500 não fica disponível) e as frequências entre 5.500 e 5.700 têm um "(DFS)" ao lado delas, as frequencias acima delas não. O mais zoado de tudo é que quando eu seto o ganho da antena (17dbi) o rocket só me deixa setar a potência a até 3dbm. EIRP 20dbm? É isso mesmo? Pras faixas acima disso o Rocket libera até 13dbm (EIRP 30dbm). Isso tá de acordo com a legislação brasileira ou a Ubiquiti viajou legal? Ou eu tô fazendo merda na config?

    Código :
    ** Faixa Média: (5.4) 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw (27 dBm), ubiquiti e mikrotik nao possuem TPC.
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)

    Acho que no pior dos casos eu deveria poder setar a potência em até 10dbm, certo?

  14. #114

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Faixa baixa, só indoor.

    Faixa média, pode outdoor, mas tem que observar o limite máximo de potencia.
    E tem que ativar o DFS na faixa média. Este é um recurso que faz o rádio mudar de canal caso ele receba sinais de Radar.


    Por isso as sugestões do Jadir são muito apropriadas. Evita problemas com legislação e entre os seus próprios POPs.

  15. #115

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Alguém sabe me dizer se dá pra confiar no AirOs (rocket m5) quando se seta o país para "Brasil" e o "Auto Adjust to EIRP Limit" ativado? Quero dizer, configurado como AP, só posso escolher entre a faixa 5.5 e 5.825 (a faixa entre 5.470 e 5.500 não fica disponível) e as frequências entre 5.500 e 5.700 têm um "(DFS)" ao lado delas, as frequencias acima delas não. O mais zoado de tudo é que quando eu seto o ganho da antena (17dbi) o rocket só me deixa setar a potência a até 3dbm. EIRP 20dbm? É isso mesmo? Pras faixas acima disso o Rocket libera até 13dbm (EIRP 30dbm). Isso tá de acordo com a legislação brasileira ou a Ubiquiti viajou legal? Ou eu tô fazendo merda na config?

    Código :
    ** Faixa Média: (5.4) 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw (27 dBm), ubiquiti e mikrotik nao possuem TPC.
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)

    Acho que no pior dos casos eu deveria poder setar a potência em até 10dbm, certo?
    Qual a versão do AirOs?

  16. #116

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    v5.5.2

  17. #117

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Independentemente do AirOs estar de brincadeira comigo ou não, qual EIRP máxima que eu posso usar para ptmp na faixa entre 5.500 e 5725 hz? Qualquer coisa eu seto tudo no manual mesmo.

  18. #118

    Padrão Re:

    É 30dbm (ou 1W), Gosulator.

    Baseando-se na informação de que a potência máxima para transmissão seja de 24dbm, a antena acoplada não poderia passar de 6dbi. Se utilizar uma antena setorial de 17dbi, por exemplo, a potência máxima do AP não pode passar de 13dbm (com tolerância de 1dbm, considerando perdas em cabos e afins).

    No exemplo, 17dbi + 13dbm = 30dbm EIRP


    PORÉM, a lei diz que caso o equipamento não possua um controle automático de potência (TPC), a EIRP máxima deve ser de 27dbm. Portanto, empregando-se o mesmo equipamento do exemplo anterior, temos o seguinte resultado:

    17dbi da antena + 10dbm de potência = 27dbm EIRP

    TODOS os equipamentos da Ubiquiti NÃO POSSUEM o controle automático de potência, portanto a potência EIRP máxima a ser utilizada nessa faixa de frequências é de 27dbm.

    Entendido?

  19. #119

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Perfeito, obrigado Jadir.


    Aliás, alguém aqui acredita que exista algum provedor Brasil afora que use basestations de 20 dbi da vida e que sete seus rádios para 7 dbi? Acho que o Jadir deve ser o único. E alguém já viu a Anatel multar algum desses por causa de EIRP acima do permitido?

  20. #120

    Padrão Re: 5 Ghz - Um Pedido de Socorro

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Perfeito, obrigado Jadir.


    Aliás, alguém aqui acredita que exista algum provedor Brasil afora que use basestations de 20 dbi da vida e que sete seus rádios para 7 dbi? Acho que o Jadir deve ser o único. E alguém já viu a Anatel multar algum desses por causa de EIRP acima do permitido?
    Eu acredito,
    Alias, eu faço isso.

    Mais um detalhe...
    Quando se usa a faixa 5.4 (5470 a 5725) a potencia e.i.r.p esta diretamente ligada a largura do canal (mhz).
    o e.i.r.p maximo é de 1 Watt (caso o equipamento tenha DFS).
    Mas voce somente vai conseguir usar 1Watt se estiver usando em 20 ou 40 mhz.
    caso baixe para 10 mhz, poderá usar no máximo 0,5Watt
    caso baixe para 5 mhz, poderá usar no máximo 0,25Watt

    largura do canal X 50 = EIRP