+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    ai galera!
    Primeira vez que escrevo, sou leigo em mikrotik. Possuo atualmente em minha rede uma rb450g fazendo autenticação sem hospot (arp "mac e ip" e queues) e um modem dlink 500b roteado, junto com uma bullet m2 mandando sinal!

    Meu problema e que alguns clientes de vez em quanto mudam o ip o que nao bate com o cadastrado fazendo eu ter que ir la na casa do cliente, pois o sinal fica bloqueado. vcs tem alguma soluçao para este problema?

    desde ja agradeço!

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    Ola, muda seu tipo de autenticaçao, passa para PPPOE, e tente tbm legalizar seu negocio, gatonet para os clientes, diga nao.

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    Muito obrigado amigo!

    desculpe minha "ignorancia", mas para fazer autenticação por pppoe eu tenho que ir aonde, seria no pppoe severs da aba ppp?

    como faz para legalizar?

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    implanta o dhcp, é muito mais simples e voce não precisa ir na casa dos clientes.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    voçê pode implantar um sistema que esta sendo usado por muitos provedores que usam o sistema pppoe, que muito bom seu gerenciamento e usa o radius para a autenticação segue o site em MK-AUTH tem pagina de corte personalizada, trabalha com boletos varios bancos, e é de baixo custo

  6. #6

    Thumbs up Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    Amigo o legal seria vc configurar um servidor Dhcp na sua rede. Assim reduziria o numero de chamados

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    Olá edugou,
    Com todo o respeito a opinião dos colegas acima, mas, ativar um servidor DHCP em sua rede não vai solucionar os seus problemas, bem pelo contrário, vai aumentar.
    Um servidor DHCP na rede vai implicar sérios riscos de segurança na mesma, pois em minha opinião, todos os equipamentos que fazem parte de sua rede devem ser pré-cadastrados, através do IP + MAC, ou como o outro colega sugeriu acima, poderia também colocar um servidor de PPOE na sua rede, pode ser mais complicado e demandar um esforço maior para implementação mas vale a pena.
    Ainda a respeito do fato de seus clientes estarem mudando de IP, é realmente muito estranho, vc constatou realmente a mudança de IP ? Ou será que o cliente mudou de equipamento, computador, placa de rede, placa wireless e mudou o MAC do cliente ?
    Tente analisar o problema mais a fundo para chegar a uma conclusão, não saia mudando tudo na sua rede da noite para o dia.
    Um grande abraço,

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    Valeu pela atençao galera!
    ja ocorreu com tres clientes em uma rede com vinte e um clientes, não é preocupante, mas é estranho. os clientes que mudaram continuam com o mesmo mac, mas o ip fica diferente ai eu tenho que me adequar ao mikrotik ou seja ao ip que ele escolheu, para que o cliente tenha acesso novamente!

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    Se estão com mesmo mac , vc nao esta usando em bridge as RB de transmissão ? ou é em alguma repetidora que nao esta configurado wds , me parece que é isso.

    Mesmo se vc migre para ppoe e nao fizer mudanças eles viram com mesmo mac igual.

    Outra coisa , scan de rede mata facil sua segurança colega , desconfie de tudo e de todos pois tem loco pra tudo ate pra ter cara de pau de não pagar a mensalidade.

    Mikrotik - Under-Linux.Org Wiki


    ta ai mastigado e faz teste com vc mesmo , nao use cliente como cobaia , outra fica esperto ai que tem boi na linha.

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik muda ip automaticamente e barra clientes!

    Citação Postado originalmente por elibertofreire Ver Post
    Amigo o legal seria vc configurar um servidor Dhcp na sua rede. Assim reduziria o numero de chamados
    Tem razão Eliberto, um dhcp bem configurado, soltando a mascara /32 e controlando a banda nele mesmo somado ao deixar ele estatico ajuda e MUITO nesse processo.

    Muitas das vezes as pessoas aqui procuram soluções SIMPLES pra problemas simples e são abordadas com a complexidade e não objetividade das respostas.

    MAs de qualquer sorte, de uma boa estudada no DHCP que vc se surpreenderá, o MK é muito dinamico e flexivel, até mesmo boot-remoto com ele ja consegui fazer.

    O segredo é estudar.

    Um forte abraço a todos.