+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    Bom dia a todos,

    Amigos, estou tentando compartilhar internet a uma distância de 780m ( de acordo com o Google earth), mas não tenho uma visada 100%.
    No caso até tenho o rumo do outro ponto limpo, só que não enxergo a antena diretamente.
    O equipamento que estou utilizando são duas NanoStation loco m5 5.8Ghz e, acredito que por ser uma distância pequena o sinal chega tranquilo.
    A questão é que não conseguir sinal...
    Existe algum site que pode me ajudar com este alinhamento?
    Como funciona os tools na guia de configuração das Nano(alinhamento de antena, site survey, etc)

    Agradeço muito se puderem me ajudar...

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    Meu caro,

    Acho que vc não percebeu que cada caso é um caso e, no meu caso, não fiquei contento com as pesquisas feitas...
    Queria aproveitar a deixa para compartilhar com os colegas a tristeza com relação a alguns tópicos, pois quando não nos respondem com total desprezo e ignorância( como se fossem donos do saber ), oferecem consultoria cobrando R$ 100,00 a hora...
    Sinceramente acho que o intuito deste fórum nunca foi este.
    De qualquer forma, desculpe se minha pergunta foi ingênua d+, pois só estava tentando aprender um pouquinho mais...

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    Brother, eu não vou iniciar uma disputa com vc...Até pq isto seria uma falta de ética.Falando nisto, acabo de comprovar sua arrogância e orgulho, afirmando que agora sabe muito "apenas lendo sem pedir ajuda de ninguem", me chamando de preguiçoso sem ao menos me conhecer, sendo que não afirmei que eu não tenho visada( título pode até está escrito que não tenho), pois no texto explico que a visada não está 100%, mas a tenho sim.
    De qualquer forma...Valeu mesmo velho, no seu lugar eu teria agido de uma forma diferente, mas cada um tem o seu jeito...flw

  4. #4

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    caro brenoaml, estou com o msm problema que o seu aqui, só que o meu e menor apenas 500mts e completamente sem visada, atualmente uso 2.4 e to com sinal de -62dbm e pretendo migrar para 5.8 + pra saber mesmo se vai funcionar ai só testando.

  5. #5

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    Caro Sombra e brenoaml, em radio freqüência funciona assim, quanto mais vcs "subirem" a frequencia mais é complicado fechar um enlace com obstrução, ou seja Sombra se vc tem 2.4GHz com alguma barreira e está dificil estabilizar esse link, se subir para 5.8GHz vai ser praticamente impossível fecha-lo.

    Em contra-partida quanto mais baixa a freqüência mais fácil de passar sem visada, pois essas freqüência conseguem refletir, rebater e até atravessar obstáculos, uma sugestão seria 900MHz mas como todos sabemos não encontra-se equipamentos homologados e nem sempre é a melhor saida utiliza-la.

    A solução que recomendo a vcs é a triangulação, ou seja enviar um sinal para um ponto lateralmente com visada e desse ponto retransmitir o sinal até o local desejado, essa técnica funciona na maioria dos casos... é claro que vai aumentar o custo do enlace em dois rádios mas ainda sim vale a pena tentar...

  6. #6

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    De saber que em subir a freqüência ficar mais difícil fechar enlace disso eu sei.
    Usar 900MHz vai ser a ultima opção pois vai passar no máximo 1mega.
    No próximo domingo vou fazer os teste e posto os resultados.

  7. #7

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    Faça o teste com a nanoM900 se fechar como ela é 2X2 vai trafegar muito mais!!!!

  8. #8

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    ok.
    Última edição por sombra; 26-04-2011 às 21:51.

  9. #9

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    Everton, infelizmente só estou sabendo disto agora...rsrsr
    Agradeço d+ pela informação velho...Com relação a triangulação, estive pensando nisto, pois estou com um rádio 2.4ghz aqui e uma antena gradeada de 25dbi.Por motivos financeiros mesmo, quero aproveitá-los pra fazer este esquema funcionar jogando com este rádio 2.4Ghz + Atena gradeada 25dbi da "DITUDO" para "CASA B. DAS FLORES", onde outro rádio 2.4Ghz + Atena gradeada 25dbi estará recendo.
    Este ultimo por sua vez estará repassando para a LOCO M5 um wds que estará tbm na "CASA B. DAS FLORES" jogando para outra LOCO no ponto pretendido que é a "CASA"...Usei estes nomes, pois são os mesmos que estão no esquema ilustrado na imagem abaixo...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tri�ngulo.jpg
Visualizações:	305
Tamanho: 	111,2 KB
ID:      	21861


    Será que vai dar certo?Da DITUDO para CASA B. DAS FLORES tenho visada limpa...

  10. #10

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    Citação Postado originalmente por sombra Ver Post
    De saber que em subir a freqüência ficar mais difícil fechar enlace disso eu sei.
    Usar 900MHz vai ser a ultima opção pois vai passar no máximo 1mega.
    No próximo domingo vou fazer os teste e posto os resultados.

    AMIGOS NAO QUERO CONTINUAR A BRIGA...MAIS VAMOS VER CERTINHO OS EQUIPAMENTOS QUE EXISTEM HOJE....se pensar que os telefones celulares trabalham em 900mhz, entao nao seria possivel passar mais de 1 mega na internet movel (claro que passa)...perai...tem algo errado...claro que 900 passa muito mais que isso....so que o problema é o preco..entao cuidado com as afirmacoes.....

    segue o link de 900mhz com velocidade de 100megas....
    RMSolu

  11. #11
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    Citação Postado originalmente por brenoaml Ver Post
    Bom dia a todos,

    Amigos, estou tentando compartilhar internet a uma distância de 780m ( de acordo com o Google earth), mas não tenho uma visada 100%.
    No caso até tenho o rumo do outro ponto limpo, só que não enxergo a antena diretamente.
    O equipamento que estou utilizando são duas NanoStation loco m5 5.8Ghz e, acredito que por ser uma distância pequena o sinal chega tranquilo.
    A questão é que não conseguir sinal...
    Existe algum site que pode me ajudar com este alinhamento?
    Como funciona os tools na guia de configuração das Nano(alinhamento de antena, site survey, etc)

    Agradeço muito se puderem me ajudar...


    Depois de assistir o "pega pra capa" das respostas do post

    Seguinte em wireless o que funciona pra mim pode nao funciona pra vc,ou seja só testando mesmo,5.8 GHz com alguma coisinha na frente fecha enlace legal,nao vai vc com 2 nanostation 5 loco com uma em cada ponta da floresta amazônica querer trafegar 25MB ai nem a pau.......
    Agora com algumas arvorezinhas na frente vai,vou deixar ai uma foto de um enlace de com pouca visada,da uma olhada la nos meus álbuns pois tbm tenho enlace com airgrid com pouca visada


    Entao se nao ta achando sinal é algum erro na configuração dos nanos OK

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem0726.jpg
Visualizações:	318
Tamanho: 	55,6 KB
ID:      	27675

    Esse nano 5 loco esta a 1,5km da repetidora com sinal -70/-74 num é totalmente instável,mais ta lá.....
    Última edição por andersonfire; 17-09-2011 às 23:36. Razão: erro de escrita

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: NanoStation Loco m5 + 780m sem visada...

    nano m900 vai trafegar mais de 25 mbps ...
    usando canais permitidos e com potencia de no max 26 dbm de saída ...
    é a melhor opção nesse caso de não ter 100 % visada ...