Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Bom dia tenho um link dedicado da Telefônica que chega pra mim por fibra óptica e é uma maravilha, porém, acho que para economizar na ultima milha e estão querendo mudar para enlace via rádio !
    A alguns dias venho percebendo uma certa movimentação em uma ERB da Vivo que fica á uns 200 metros de meu provedor para a montagem de algumas antenas setoriais, e ontem recebí um telefonema da Terceizada da Telefônica pedindo autorização para melhoria em meu link e no e-mail que me passou ví os seguintes equipamentos : As faixas de frequência são 5470 a 5725 MHZ e 5725 a 5850 com equipamentos da Alvárion serie BreezaAccessVL e BreezeNet B e da RAD serie AirMux200.
    Gostaria de saber dos colegas mais experientes, estes equipamentos são realmente bons ??? Pois no continuar da leitura ví que no dúvidas frequentes deles vinha assim: Quais as velocidades que posso contratar ? E como resposta : A Tecnologia permite acesso de atá 6 Mbps dependendo de testes realizados no local .
    ACHO MELHOR EU BATER O PÉ PARA CONTINUAR COM A FIBRA, CERTO ???

    Desde já agradeço aos colegas e aguardo.

  2. #2

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Amigo, se eles tivessem falando de micro-ondas acima das frequencias 5.8, isto é 6, 8 ou superior poderia colocar traquilamente, pois este espectro consegue ter uma gama muito alta de dados trafegando, a embratel chama de "radiante" se vc tiver banda menor do 200Mb real poderá contratar, são equipamentos de alto desempenho. Mas como esta você esta falando que já possui o link, não vejo vantagem nisto não, a não ser que seja mais barato para você, você comenta que As faixas de frequência são 5470 a 5725 MHZ e 5725 a 5850 com equipamentos da Alvárion serie BreezaAccessVL e BreezeNet B e da RAD serie AirMux200. Este é um estudo que muitas empresas estão fazendo, para justamente baratear os links, mas como tudo depende de teste de campo, pode ter certeza que os primeiros a utilizarem esta tecnologia serão os Beta teste, a empresa confirmando que vale apena vai investir mais ainda, em solução para entrega de link, so o que não vale é ela querer explorar a ultima-milha.

  3. #3

    Post Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Estranho essa proposta Quantos Mb você tem ?

    na fibra a latencia é baixa e passa muita banda coisa de Gb

    se eu tivesse no seu lugar não trocaria a fibra por radio


    só se fosse para redundancia

  4. #4

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Olá amigo Biohazzard, eu não estou com este trafego todo, ainda, porém, já estou em fase de upgrade de link e agora veio esta. Esqueci de um detalhe eu estou justamente em um ângulo que não serei bem atendido por este enlace deles, os três paineis deles estão apontando justamente para o sentido contrário onde eu estou, ou seja, eu fico atráz dos paines, acredito que na econômia que eles querem fazer com a ultima milha eu irei me dar mal se aceitar !!!!

  5. #5

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Creio que não são com os paineis que eles vão te atender, no caso desses rádios é feito um enlace ptp aí pra vc, se não estou enganado. Mas o que não entendi foi para que eles querem mudar isso, se a fibra já ta passada e funcionando !?!?!?
    Se tiver como brigar pra continuar com fibra vá em frente e boa sorte.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    trocar fibra por radio nem %$#%$#@%$#@

  7. #7

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    Estranho essa proposta Quantos Mb você tem ?

    na fibra a latencia é baixa e passa muita banda coisa de Gb

    se eu tivesse no seu lugar não trocaria a fibra por radio


    só se fosse para redundancia
    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    Estranho essa proposta Quantos Mb você tem ?
    na fibra a latencia é baixa e passa muita banda coisa de Gb
    se eu tivesse no seu lugar não trocaria a fibra por radio

    só se fosse para redundancia
    Na verdade o volume de dados suportados pela fibra é desconhecido, isto é os pesquisadores estimão que seja ao algo proximo +-∞, e quanto ao fato de se ter noticias de fibras na ordem de 50gb, 64gb, e mais recentemente 84gb, na verdade este limite não é culpa do meio, mas culpa dos codificadores, que subdividem o espectro visivel, luz branca, ultra violeta, infravermelho etc, fazendo com que a tecnologia atual so consiga trafegar estes volumes.
    Bem no seu caso vc sem duvidas tem um link na ordem dos Mb, em hipótese alguma trocaria um link de fibra por um de micro-ondas, a não ser que a empresa não me consiga atender de forma alguma, isto é não consiga levar a fibra até o local desejado. Fibra é 99,999 confiavel, e a cada nove que se acrecenta depois da virgula significa um acrescimo de 10 vezes o custo inicial de um projeto( valido para todo o ambiente computacional que deseja segurança, disponibilidade, e estabilidade) então eles te darão quanto de confiabilidade neste link via radio?
    Última edição por biohazzard; 27-04-2011 às 12:17.

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    com certeza eles querem usar o caminha da fibra do rapaz ai para ligar alguma coisa mas importante para eles logico so para eles e o cliente deve estar atrapalhando de alguma forma

  9. #9

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Próxima vez que ela ligar manda o atendente ir para o Quintos dos Infernos, estão querendo roubar vc amigo! Não sei porque não cai uma bomba e explode essa telefonica!!!!!

  10. #10

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Próxima vez que ela ligar manda o atendente ir para o Quintos dos Infernos, estão querendo roubar vc amigo! Não sei porque não cai uma bomba e explode essa telefonica!!!!!
    Faço das suas as minhas palavras...ooohh povinho.

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    aff se fosse eu e me falassem isto eu teria um ataque do coração

  12. #12

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Isso é empresa séria? Não faz o menor sentido! Exceto economia com postes, uma bobagem diante do preço do link.

  13. #13

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Pergunta a quem oferecer se pensa que você é mané? Pode perguntar. Exija a permanência da sua fibra. E esqueça essa torre, se fosse colocar, seu link não vai vir desta torre que você imagina, ele virá muito provalvelmente de algum datacenter mais próximo, os kras não vão pagar um colocation só para você, nem de brincadeira...

  14. #14

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Citação Postado originalmente por igorlima Ver Post
    Pergunta a quem oferecer se pensa que você é mané
    tem... realmente algum interesse envolvido nessa sua fibra... de repente tem algum outro cliente nessa ultima milha q vale investir num equipamento todo pra deixar ela livre....

    pensa tb q se for esse o caso, e ai vai de vc conseguir essa confirmacao, q vc pode fazer uma negociacao... se precisa de fazer um upgrade.. de repente ele naum vai ter aumento de custo....

    eu comecaria mesmo a conversa definitiva como nosso amigo aki falou... depois avaliaria as possibilidades... 1 ptp funciona mt bem tb.... naum eh nada mal... se fosse vc naum teria clientes wireless....

    sei lah... fazendo 3 X link atual... teh q naum seria mal... de repente....

  15. #15

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Bom dia a todos, desde já agradeço aos colegas que deram suas opiniões e reforçaram minha decisão que era de não aceitar estes equipamentos. De inicio achei que fosse para uma redundância, mas atraz do meu roteador cisco 1841 só tem duas conexões uma que entra o link vindo do SDH óptico e uma que sai para meu switch onde ligo meus servidores. " Então acho que redundância não era ". Achei estranho também que, não foi meu gerente de negócios da Telefônica e nem o pós venda da Telefônica que fez o contato, a ligação veio direta desta tal www.mtel.com.br , mas irei recusar até o fim e desde já mais uma vez agradeço aos colegas.

  16. #16

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Ainda continuo achando que a dupla bin laden e saddam hussein deveriam ter ordenado para que o alvo fosse a telefonica e não o world trade center!

    http://4.bp.blogspot.com/_7zS1g6akTJ...elefonica1.jpg
    Última edição por evertonsoares; 28-04-2011 às 11:26. Razão: inserção de imagem!

  17. #17

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    basicamente amigo, o inverço lhe oneraria umas 3x mais. aqui no rio em media o preço por mega em radio ta na faixa dos R$900 e de fibra uns R$ 2000,00 a R$3000,00; então eu aceitaria se me baixarem o custo no minimo a metade e fizerem o enlace com wi2be, minilink, etc ou qualquer equipamento com sla alto, acima dos 99,97%. lembrando que tem que ser tudo por escrito.

  18. #18

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Se for abaixar o preço do Mb e colocar um par de minilink ou wi2be ai a historia muda

  19. #19

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    Eu acho que so seria valido com a redução em pelo menos 60% no valor do link, caso contrario, nem a pau juvenal.

  20. #20

    Padrão Re: A Telefônica quer substituir meu link de fibra por enlace de rádio, alguem conhece estes equipamentos ???

    bom só uma pergunta o link a radio não presta???
    logico não sou burro mais quando uma telecom vem fazer um enlace desse ela deixa no minimo passando 100Mbps full duplex exato??