+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    E ae pessoal, tranquilo?

    Depois de garimpar na net e fuçar no mikrotik virtualizado (virtual box) consegui fazer com que os usuários autentiquem-se pelo MAC, sem usar login e senha. Optei por este método pq gostaria de aproveitar a notificação e monitoramento dos clientes.
    Bom vamos lá:
    Caso vc queira autenticar pelo MAC: Manual:IP/Hotspot - MikroTik Wiki
    Seguindo a documentação, vc cadastra o mac com se fosse o login do client, como padrão coloquei o mac em caixa alta.
    Só com isso o hotspot dexa o user passar reto pela tela de login (no momento que ele liga o PC já está autenticado).
    Porém, eu queria monitorar os clientes pelo WinBox mesmo , mas se cadastramos o MAC em "user" só vai aparecer o MAC do magrão (nada prático).
    Ae vem a gambiarra (ou não!): cadastrei o usuário no "IP Bindings" como regular comentando o MAC com o nome do cliente. Fazendo isso, tens como monitorar os clientes pela aba "Hosts", pois esta importa o "comment" do Ip Binding.
    Dei uma olhada no iptables e não vi nada redundante, mas se o pessoal que está a mais tempo no mikrotik ver que a gambiarra não é válida dá um toque ae, ok?

    Era isso ae pessoal,
    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    Todos os caminhos são válidos, o legal que que vc buscou e achou a solução pro seu problema que pode ser o de muitos aqui, e compartilhou a solução. Esse é o espirito do forum... somar.

    Parabens pelo feito e pela conduta!

  3. #3

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    Muito bom cara, mas como faço para ter o grafico de uso dos clientes no hotspot?
    Pois so consigo ter grafico caso o cliente não esteja pelo hostspot.

  4. #4

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    e qual o objetivo de autenticar o usuario pelo mac?
    e qual a seguranca nisso?

    nao seria mais facil tirar ele fora do hotspot (adicionando no IP bindings do Hotspot)?

  5. #5

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    Opa, vlw pelo apoio!!

    brunolmoura vc diz o grafixo gerado pelo web proxy do mikrotik?
    Se for não é o meu caso pois estou implementando um ubuntu paralelo para cache e dns.
    mascaraapj optei por este método de autenticação para não forçar o cliente a colocar login e senha para usuar a internet. Além de que o cliente que está em dia com o pagamento não verá nenhuma tela, só o popup de status do hotspot, por outro lado quem não paga cai direto ou no bloqueio pelo "users" ou no bloqueio do "IP Bindins". Sei que não tem segurança alguma, contudo estou vendo a possibilidade de ter tipos hibridos de autenticação na minha rede.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    Citação Postado originalmente por trapiche Ver Post
    Opa, vlw pelo apoio!!

    brunolmoura vc diz o grafixo gerado pelo web proxy do mikrotik?
    Se for não é o meu caso pois estou implementando um ubuntu paralelo para cache e dns.
    mascaraapj optei por este método de autenticação para não forçar o cliente a colocar login e senha para usuar a internet. Além de que o cliente que está em dia com o pagamento não verá nenhuma tela, só o popup de status do hotspot, por outro lado quem não paga cai direto ou no bloqueio pelo "users" ou no bloqueio do "IP Bindins". Sei que não tem segurança alguma, contudo estou vendo a possibilidade de ter tipos hibridos de autenticação na minha rede.

    Abraços
    amigo
    para nao ter autenticacao, basta adicionar no IP Bindins o ip ou o MAC do camarada em questao, como bypassed.
    no restante, vc teria que criar manualmente uma queue simple para o mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    Caro Trapiche,

    Parabéns pela iniciativa, e apenas para contribuir com a sua idéia:

    Quando você precisar que o Hotspot do RouterOS não solicite a autenticação do usuário (login) você não precisa colocar o MAC dele na aba "Users", apenas incluindo na aba "IP Bindings" e setando o valor "Type=bypassed" já será suficiente, pois quem estiver com esse valor não será consultado no "Users".
    Um grande abraço,

  8. #8

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    E ae pessoal, tranquilo?

    Seguinte... Caso eu coloque o cliente que eu queira passar pela tela de login apenas o Ip Bindns, terei que fazer uma simple queue por cliente.
    Tendo isso em mente, temos duas possibilidades: colacar o cliente no ip bind como "bypassed" e fazer uma queue para cada um, ou colocar o cliente tanto na aba "user" como na "ip bind"(como "regular") e aproveitar o controle de banda e avisos do hotspot.
    Escolhi a segunda opção para poder monitorar os clientes pela aba "hosts", além de poder mandar avisos ou páginas de bloqueio. Blz?

    Abração

  9. #9

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    amigo,
    independente dele estar ou nao como (regular, bypassed) na aba IP Bindinds
    ele vai aparecer na aba Host.

    Para resumir, todo e qualquer equipamento que o hotspot detectar... ira aparecer la.

    Se vc cadastra ele na aba USER, nao tem necessidade de cadastrar na aba IP bindings como Regular...
    Se cadastrar ele no USER, ira pedir usuario e senha.
    Se cadastrar ele no USER e cadastrar no IP Bindings como Regular, ira pedir usuario e senha do mesmo jeito.
    Se cadastrar ele no USER e cadastrar no IP Bindings como Bypassed, NAO ira pedir usuario e senha.

    Em todos, iram aparecer na aba Host

    Citação Postado originalmente por trapiche Ver Post
    E ae pessoal, tranquilo?

    Seguinte... Caso eu coloque o cliente que eu queira passar pela tela de login apenas o Ip Bindns, terei que fazer uma simple queue por cliente.
    Tendo isso em mente, temos duas possibilidades: colacar o cliente no ip bind como "bypassed" e fazer uma queue para cada um, ou colocar o cliente tanto na aba "user" como na "ip bind"(como "regular") e aproveitar o controle de banda e avisos do hotspot.
    Escolhi a segunda opção para poder monitorar os clientes pela aba "hosts", além de poder mandar avisos ou páginas de bloqueio. Blz?

    Abração

  10. #10

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    IP > Hotspot > IP Bindings

    * Type:
    Regular - Autenticação Normal
    ByPassed - Sem Autenticação
    Blocked - Bloquear o acesso do cliente ao MK

  11. #11

    Padrão Re: Autenticando usuário no hotspot pelo MAC

    mascaraapj, seguinte...
    Tudo que vc falou está correto.
    Porém, se lá na aba USER vc cadastra o mac do cliente, não irá pedir login e senha e tens como colacar uma tela de bloquei, aviso e tals... Além de ter o QoS do USER. Ok?
    Até ae blz para o problema de fazer alguns clientes passarem da tela de login. O problema é quando vc cadastra o cliente com user o seu MAC, na aba ACTIVE irá aparecer apenas o MAC, correto?
    Mas eu gostaria que o cliente aparecesse com um comment com o seu nome, ae que cadastrei ele o BINDING como "regular" para aproveitar o QoS da USER, a aba host importa o comentário que colocasse em BINDING, essa foi a solução que encontrei, nada impede de vc colocar o cliente em ip binding com bypassed e cria uma simple queue pra cada cliente, são duas soluções para o mesmo problema, concorda?
    Abraço