Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Funções The Dude

    Pessoal divulguem funções que podem ser adicionadas ao The Dude para melhorar o monitoramento, como funções para Disco, CPU, File System, Temperatura...

    Divulguem suas experiências com o The Dude, assim podemos difundir mais esta ferramenta.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Funções The Dude

    adoraria poder contribuir mas ainda estou aprendendo a usar ele rsrsr.

    Já ouvi falar que ele manda até SMS para o celular e emails, só não sei como fazer isso rsrs

  3. #3

    Padrão Re: Funções The Dude

    é verdade manda sim, no caso do email, voce precisa ter uma conta de email sem criptografia, ou seja hotmail, gmail etc nem pensar, uma vez que o mikrotik consigua enviar o email pra voce o dude tambem consiguira.... feito isso, voce ira configurar do mesmo jeito no dude, o ip do servidor de email o usuario e a senha...... bom isso na teoria, consegui achar onde coloca o servidor de email, mas nao achei onde coloca o login e senha do usuario...... creio que seja do mesmo jeito pra sms.... porem com uma conta na operado ou seja um pacote comprado a parte.....

  4. #4

    Padrão Re: Funções The Dude

    num outro post de um colega no forum aprendi a monitorar a voltagem das rbs, so não lembro o nome do colega, mas fiz o passo a passo dele e deu certinho.

  5. #5

    Padrão Re: Funções The Dude

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    num outro post de um colega no forum aprendi a monitorar a voltagem das rbs, so não lembro o nome do colega, mas fiz o passo a passo dele e deu certinho.
    entrando em cena, sou eu mesmo segue o link

    https://under-linux.org/f143/dude-av...-baixa-136532/

  6. #6

    Padrão Re: Funções The Dude

    The Dude, Cacti e Nagiosalguémm sabe onde eu consigo tutoriais emportuguêss deles ?

    Já procurei em diversos buscadores mas não consegui nada útil,tentei o manual original traduzido pelo google translade e não consegui nada também, se alguém conseguir me ajudar nisso serei eternamente grato . Preciso muito dessa ajuda. Prometo que quando souber mais sobre eles distribuirei a informaçao.

  7. #7

    Padrão Re: Funções The Dude

    Aqui tem tudo pra ele, tutorial instala~cao... tudo amigos.. MikroTik Routers and Wireless

  8. #8
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Funções The Dude

    Ola pessoal, me relato com o Dude e o seguinte, Otima ferramenta, so que para funcionar bem tem que seguir alguns parametros, que segui para obter sucesso com a ferramenta.
    Tenho ela rodando em um mikrotik (virtualizado) somente pra ela.
    Configurei manualmente cada Device no mapa constatei que os mesmo estao em perfeita sincronia com o Servidor Dude.
    Ativei Snmp com um nome bem diferente da rede para "espertinhos" nao verem minha rede com facilidade com algumas ferramentas.
    Atualizei todas as Rbs, padronizei as versoes, proximo passo e instruir o Dude a liberar as atualizacoes quando disponiveis
    Tenho monitoramento de links com sinal e trafego.
    Tenho disponivel um Servidor de Log em linux para todos enlaces importantes.
    Mapa separado para Clientes corporativos.

    bom e algumas das funcoes conforme for ativando vou postando os resultados...

  9. #9

    Padrão Re: Funções The Dude

    Montei 5 dudes,,, prefiro o NAGIOS ou CACTI.... mas o DUDE é uma ferramenta excelente pq é material da propria mikrotik, rapido instalação, configuração e monitoramento...
    Uma amostra de uma das cidades que atendo... com monitoramento tambem pelo DUDE.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Rede FOX.jpg
Visualizações:	2644
Tamanho: 	61,5 KB
ID:      	22966

  10. #10
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Funções The Dude

    Legal AKA, eu uso o Cacti para geracao de graficos e acompanhamento de uso dos mesmos, o cacti e mais para momentaneo minha rede e um pouco extensa demais, hj em area geografica temos pops a 140 km da central preciso de uma ferramenta que me de informacoes em tempo real, estou sim para instalar o nagios aqui pois ferramentas para facilitar a vida do NOC sempre e importante.

    Att

  11. #11

    Padrão Re: Funções The Dude

    Show Ederam... o nagios é bom pra isso, alem de poco consumo... o ruim q é bom instalar em uma maquina pra ele mesmo, mas show...

  12. #12

    Padrão Re: Funções The Dude

    Amigo tem como enviar pro celular sim, o custo da operação fica em 0,29 aqui pra mim. Pela vivo.

  13. #13

    Padrão Re: Funções The Dude

    Citação Postado originalmente por mauriciojmjr Ver Post
    adoraria poder contribuir mas ainda estou aprendendo a usar ele rsrsr.

    Já ouvi falar que ele manda até SMS para o celular e emails, só não sei como fazer isso rsrs
    Para usar com a operadora vivo é so habilitar no site pra receber e-mails torpedo e ao inves de vc enviar para [email protected] vc vai enviar para xxxxx(cod. area +nº do cel)@torpedoemail.com.br. o custo da operação aqui pra mim é 0,29 por e-mail, para que tem uma rede estabilizada é uma boa, agora pra quem não tem a vivo vai fazer a festa. Abraços e esperto ter Ajudado.

  14. #14
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Funções The Dude

    otimo, meu blackberry ta chegando assim que estiver em minhas mao vou testar sobre o envio de email...

    Att

  15. #15

    Padrão Re: Funções The Dude

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    otimo, meu blackberry ta chegando assim que estiver em minhas mao vou testar sobre o envio de email...

    Att
    Amigo recebo as mensagens em um e71. a mensagem é transformada em torpedo sms e chega no seu celular.
    Segue abaixo o link do site da vivo ensinando como habilitar a função.
    http://www.vivo.com.br/portal/para-v...votorpedoemail
    Última edição por brunocabrini; 05-06-2011 às 18:49. Razão: falto link da vivo

  16. #16
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: Funções The Dude

    sera que a claro tem tbm essa funcao?
    att

  17. #17

    Padrão Re: Funções The Dude

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    sera que a claro tem tbm essa funcao?
    att
    pelo que ouvi falar aceita sim, mas tem que ligar pra la pra habilitar tambem

  18. #18
    viniciuscampelo
    Visitante

    Padrão Re: Funções The Dude

    Gostaria de saber como faço pra configurar o dude para enviar notificações por email ?
    Alguem pode me ajudar ?

  19. #19

    Padrão Re: Funções The Dude

    Citação Postado originalmente por mateusassuncao Ver Post
    é verdade manda sim, no caso do email, voce precisa ter uma conta de email sem criptografia, ou seja hotmail, gmail etc nem pensar, uma vez que o mikrotik consigua enviar o email pra voce o dude tambem consiguira.... feito isso, voce ira configurar do mesmo jeito no dude, o ip do servidor de email o usuario e a senha...... bom isso na teoria, consegui achar onde coloca o servidor de email, mas nao achei onde coloca o login e senha do usuario...... creio que seja do mesmo jeito pra sms.... porem com uma conta na operado ou seja um pacote comprado a parte.....
    amigo aqui uso gmail sem problemas, se quiser posso te ajudar

  20. #20

    Padrão Re: Funções The Dude

    Gente, alguem sabe como monitorar estações windows via dude, o windows por natureza o firewall não aceita ping mas tem como pingar tipo ping mac.