+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com PTP 3 KM

    Olá amigos do UnderLinux,primeiro post aqui então desculpe qualquer erro.
    Necessito aqui de fazer um ponto a ponto de 3 KM,ligando uma casa a um deposito,cujos estão relacionados nas imagens retiradas do google earth que estou postanto.Minhas duvidas são:
    1.A questão de um ponto (Deposito) estar mais alto que o outro(~53metros) dificulta mais o link?
    2.Utilizando dois Nanostation M2 ou semelhantes conseguiria fechar esse link com qualidade?
    Agradeço desde já a atenção.
    http://fumpr.com/share-279C_4DC0AEEC.htmlClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         image-279C_4DC0AEEC.jpg
Visualizações:	169
Tamanho: 	75,1 KB
ID:      	22133

    http://fumpr.com/thumb-F8EA_4DC0AEEC.jpg
    Última edição por agjunior; 03-05-2011 às 22:51.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    O detalhe importante para o Enlace é a visada, e zona de fresnel, a altura não importa desde que isso esteja ok.

    Nano M2 é bom, M5 melhor ainda.

    E sim com qualquer um dos dois terá bons resultados.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Vai de M5, M2 apenas c grana estiver curta

  4. #4
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Com certeza o elaçe fecha sim exceto se tiver algum obstáculo entre os dois pontos.
    Aconselho tambem o uso da Linha M5 (5GHz) ao invés da Linha M2 (2.4GHz), pois 2.4GHz é muito poluido o que vc vai reduzir muito o desempenho do seu LINK !
    Se quiser algo com mais desempenho e menos sucessitibilidade a ruídos use AirGrid (ótimo custo bom desempenho) ou ainda NanoBridge M5 (excelente desempenho).

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    De um ponto eu não enchergo o outro,devido,como já disse, a diferença de altura.Mas conferindo o mapa,não há predios grandes aqui,somente um viaduto,porém o sinal passa ao lado dele,então acredito que vai dar certo o PTP.Aqui só tem muita é arvore,tem lugares que chega a ser um paredão de arvore mesmo,seria então um problema?
    Agradeço as respostas!

  6. #6
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Citação Postado originalmente por agjunior Ver Post
    De um ponto eu não enchergo o outro,devido,como já disse, a diferença de altura.Mas conferindo o mapa,não há predios grandes aqui,somente um viaduto,porém o sinal passa ao lado dele,então acredito que vai dar certo o PTP.Aqui só tem muita é arvore,tem lugares que chega a ser um paredão de arvore mesmo,seria então um problema?
    Agradeço as respostas!
    Com certeza se vc tiver algo obstruindo o sinal certamente vc terá problemas com o desempenho do link.
    E talvez nem aconteça a tranferencia de dados !

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Citação Postado originalmente por agjunior Ver Post
    De um ponto eu não enchergo o outro,devido,como já disse, a diferença de altura.Mas conferindo o mapa,não há predios grandes aqui,somente um viaduto,porém o sinal passa ao lado dele,então acredito que vai dar certo o PTP.Aqui só tem muita é arvore,tem lugares que chega a ser um paredão de arvore mesmo,seria então um problema?
    Agradeço as respostas!
    Se as árvores realmente formam um paredão, você vai ter problema no enlace. Em 5.8 então nem adianta tentar, pois a frequência mais alta exige visada realmente limpa.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Amigo quanto de banda pretende passar?
    como vc disse que tem um paredão de arvores seria bom tentar 2.4 msm.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Na verdade o link é só pra mandar internet de 1 mega para esse deposito cuja aréa não é atendida pelo ADSL,e também serviria com rede entre a casa e o depósito.Pela grande quantidade de arvores,vou utilizar mesmo 2.4.Usando um AirGrid como esse : Airgrid M2 Ubiquiti Antena + Radio 11x14 16dbi + fonte poe - R$ 165.00 em MercadoLivre dá pra fechar esse link?
    Obrigado por toda ajuda!

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Citação Postado originalmente por agjunior Ver Post
    Na verdade o link é só pra mandar internet de 1 mega para esse deposito cuja aréa não é atendida pelo ADSL,e também serviria com rede entre a casa e o depósito.Pela grande quantidade de arvores,vou utilizar mesmo 2.4.Usando um AirGrid como esse : Airgrid M2 Ubiquiti Antena + Radio 11x14 16dbi + fonte poe - R$ 165.00 em MercadoLivre dá pra fechar esse link?
    Obrigado por toda ajuda!
    Olha, sem ver exatamente o local, ninguém vai poder lhe garantir com 100% de certeza. Depende muito do quanto a visada está obstruída pelas árvores. Nesse caso de visada comprometida eu te aconselho a tentar com o Nano M2 mesmo, pois tendo o ângulo mais aberto que a airgrid, é bem possível que vc consiga um sinal razoável. Se não conseguir vc vende os equipamentos.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Cara, o unico problema em usar 2.4 eh que ja esta poluido, se ai onde vc esta ainda estiver limpo, so pra internet de 1 mega, manda ver... detalhe que quando a rede estiver funcionando o pessoal vai querer passar mais coisa nela, ai tem que ver se vai aguentar...

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com PTP 3 KM

    Beleza então...Aqui não é muito poluido,poucos links.O problema de banda não existe,pois é um link domestico utilizado apenas por mim e meu pai.Agradeço as opiniões e quando montar o link posto fotos de como ficou e os resultados obtidos.
    Obrigado!