+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    galera gostaria de tirar uma duvida sobre link dedicado
    sou de uma cidade do interior de sp a questão é eu ja possuo 2m dedicado fui pedir mais 2 ou 4 porem ai veio a duvida eles me falaram que para entregar + de 2m eles teriam de fazer balanceamento de 2 em 2 por par metalico
    ex:se eu for ficar com 6m seria 3 link num balance
    porque eles não consegue entregar os 6 m num unico link?
    se eu pegar os 6 m vai ser full?
    duvidas obrigado

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    o correto é você pedir um link de 4mbps todo,
    se você colocar de 2 em 2 eles vão usar o metodo de , "Encheu o link A" passa pro " Link B".

    na integra você tem os 4mbps, porém, você não faz um download á 512k/s, no maximo 256k/s, a não ser que você use 2 sessões (Orbit e etc).
    fala que você quer alterar sua velocidade pra 4mb! e Não "ADICIONAR" mais outro link.

  3. #3

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    então a questão agora é a seguinte sera que realmente eles não tem como me entregar 1 unico link de 4m ou é porque eles estão com a banda estora neste setor

  4. #4

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    boneco vc tá aqui na região 16?

  5. #5

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    sim cep14640-000

  6. #6

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    Vou ver pra vc, me parece que ai próximo a sua cidade tem CTBC, é bem mais barato do que telefonica/embratel... Um provedor afiliado nosso compra em Araraquara CTBC por rádio

  7. #7

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    Se vc possui Frame Relay normalmente é isso mesmo são 2 mega em cada circuito, "totalizando" os 4 megas ai fazem uma divisão por pacotes ou portas se não me engano... é bem gambiarra mesmo....
    Já tivemos um sistema desse aqui depois de 6 meses desistimos... apresentava alguns problemas em determinados sites e programas de mensagens e nunca resolveu...

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    cara, tenho quase certeza que o "Consultor" sabe como colocar os 4mb.
    São contratos e equipamentos diferentes se não me engano.

  9. #9

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    A melhor opção é CTBC, mas é perfeitamente normal a necessidade de um balanceamento por que o modem com par metálico suporta apenas 2 megas, isso é uma limitação da tecnologia....

    Solução para isso é um balance com a operadora, não um balance com mikrotik como estão custumados ver por aqui, para esse tipo de serviço geralmente a operadora fornece em aluguel um router cisco com 3 ou 4 WAN, o qual irá fazer um ppp com outro na operadora e assim te fornecer 4 megas, 6 megas e assim vai.

    Ou negociar com a própria operadora a entraga por fibra.

  10. #10

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    Aqui a Cidade é da CTBC, e o meu link é da CTBC, porém minha consultora não cobre o valor da Telefonica, nem da Embratel se alguém tiver um outro contato da CTBC por favor me passe no e-mail [email protected]. Já procurei Telefonica e Embratel, mas a Embratel não atende por viabilidade técnica e a Telefonica só atende com balanceamento a cada 2Mb, se alguém tiver algum contato por favor me comunique: [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    Boneco,

    O que o amigo Luizbe falou não é verdade. Quando o balanceamento é efetuado nas duas pontas (Operadora x Cliente) vc recebe o link na velocidade contratada, fazendo apenas 1 conexão. Os métodos tradicionais para esse tipo de balanceamento são, PER PACKET (por pacote) e MULTI-LINK PPP. No caso do balanceamento Multi-link, além de vc receber os 4, 6mbits ou quantos mbits forem (até o limite de 12Mbits - limite da CISCO), vc ainda tem o que podemos chamar de "redundancia". Eventualmente se algum dos links cair, tudo continua funcionando, claro, com velocidade menor, porém de forma transparente.

    Se a operadora não quiser te atender por fibra (o que seria ideal), pode fechar com eles o balanceamento, que vc vai receber o que foi contratado (UP e DOWN) sem nenhum problema. Claro, considerando que a operadora te garanta os 100%... Mas em relação ao meio de entrega, o balanceamento funciona 100%.

    PS. Não existe link maior que 2 mbits em um par metálico em um único circuito. Para receber qualquer coisa acima de 2 mbits, só por fibra ou rádio, ou fazendo balanceamento de circuitos de 2mbits.
    Última edição por sapucaia; 04-05-2011 às 23:07.

  12. #12

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    Bom dia,

    Ocorrem que as operadoras entregam em circuitos E1 ou em HDSL. São circuitos de 2Mbps (dois megabits por segundo). Logo, para entregarem 4Mbps precisam de 2 circuitos de 2Mbps, assim como 6Mbps serem 3 de 2Mbps, etc, etc.

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    Caro "Sapucaia",
    O que eu disse é o que foi instalado há tempos atrás aqui,
    eu até "Acredito" que tenha alguma forma de balanceamento a ser feito nas duas pontas que faça dar os 4Mbps,
    mas se for no "Metodo" tradicional ,
    > Tradicional = Operadora querendo economizar LINK.
    ela vai mandar você se lascar e configurar a interface route da seguinte forma
    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 Serial0
    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 Serial1

    (ASSIM ERA AQUI), novamente não sei te dizer se há outra forma (pois já não uso o link dessa forma mais e por desinteresse não estudei mais sobre essa tecnologia.

    Mas se o router for assim,
    de fato,
    vai ser 2mb, quando enxer ele passa pro outro,
    e quando você mede o link no rjnet ou speedtest.copel, nunca chega a 4mb, dá uns 2,8 2,0 2,9 mas nada mais.
    mas se você lotar de cliente, vê que usa os 4mbps normal.

    Sem mais delongas,
    como disse, não intendo tudo, mas nessa forma que postei, tenho certeza!

  14. #14

    Padrão Re: duvida sobre link dedicado por balance de operadora

    Bem, eu não sei como é que estava configurado seus circuitos...

    Mas o fato é o de vc ou qualquer outra pessoa escrever afirmando algo sem ter experiencia de causa, fazendo com que a outra pessoa que estava com a dúvida, acredite no que não está correto. Não é questão de "até existir" um jeito de se balancear 2 ou mais circuitos de 2mbits. Existe sim, e funciona muito bem. Em qualquer situação onde for configurado um balanceamento Multi-link, considerando que os circuitos de 2mbits estejam funcionando adequadamente, entre vc e a operadora SEMPRE vai haver conectividade na velocidade da soma do número de circuitos. Portanto, se ele realmente contratar os 6Mbits, a operadora vai entregar 3 circuitos de 2mbits, que se estiverem balanceados, vão permitir velocidade de 6mbits UP/DOWN, com apenas 1 conexão. Considerando que o link tenha garantia de 100%, sempre que ele medir a velocidade vai ter como resultado os 6mbits ou número próximo. Que se não acontecer, com certeza vai ser por qualquer outro motivo, mas não por causa do balanceamento.