+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    entao pessoal e o seguinte tenho uma torre de 103m na cidade e a elevação do terreno na cidade e de 200m da o total de 303 somando, e no cliente tenho uma torre de 30 m a elevaçao do terreno 164 somando 194 e um pequeno morro no meio de 228m.

    estou pensando em colocar 900mhz pois a torre de 103m está no py e n tem risco da anatel incomodar e o cliente necessita de somente 1mb.

    entao pergunto a voces se seria viavel colocar rocketM5 ou bulletM5 e se fecharia o enlaçe sem problemas de visada com esses equipamentos pois e um c x b melhor.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    qual a distancia do cliente ate a torre? eu colocaria dois locoM9 com antena externade de 17 ou 21dbi dependendo da distancia, abraços

  3. #3

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    30km a distancia do cliente ate a minha torre

  4. #4

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    Antonio, se tem visada esquece 900 MHz, até por que não acredito que irá conseguir 1 Mbps a essa distância, e mesmo que consigo e se precisar mais?

    900MHz já tem homologação da Anatel, mas é para extremo, extremo mesmo. Acho interessante ter homologação mas não é bom.

    Como te disse se tem visada, se passa bem a zona de fresnel, utilize 5.8, e não vai se estressar.

  5. #5
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    putz 30km, pensei q fosse 5 ou no maximo 10km, é como o Farias falou, 900mhz nao vao dar muito certo, e se tem vizada, 2 antenas hyperlink disco de 30dbi com dois bulletM5, pra nao sair tao caro e passar mais de 1mb, se quiser algo melhor 2 rocketM5 com rocket disc 30dbi. abraços

  6. #6

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    o meu medo e comprar 5.8 e nao chegar pq me pareçe que esse sinal vai passar muito em cima e teria que erguer mais 30m de torre ... tenho 900mhz a 42km sem visada passando 300k

  7. #7
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    nao tenho experiencia com locoM9 com mais de 6km, mas ta passando 6mb full pelos testes q eu fiz, esse seu de 42km ja fizesse o teste pra ver se passa mais?

  8. #8

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    sim ja tentei passar 1mb mais nao chega a 1mb ele ocila entre o 512a700 e uma correção esta passando 512 nao 300 como eu tinha dito, o throughput fica em torno dos 1000 a 3000 e o sinal em -88 a -85 mais chega ne isso que e o mais importante rs.

  9. #9

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    ok vou testar com rocketsm5 ou bulletm5 e daí posto o resultado aqui valeu

  10. #10

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    Citação Postado originalmente por Antoniofilho Ver Post
    entao pessoal e o seguinte tenho uma torre de 103m na cidade e a elevação do terreno na cidade e de 200m da o total de 303 somando, e no cliente tenho uma torre de 30 m a elevaçao do terreno 164 somando 194 e um pequeno morro no meio de 228m.

    estou pensando em colocar 900mhz pois a torre de 103m está no py e n tem risco da anatel incomodar e o cliente necessita de somente 1mb.

    entao pergunto a voces se seria viavel colocar rocketM5 ou bulletM5 e se fecharia o enlaçe sem problemas de visada com esses equipamentos pois e um c x b melhor.
    Amigo, analisando sua pergunta pelo que pude entender existe um obstáculo no meio do caminho de 228mts acima do nivel do solo:
    Bom, se sua torre 1 está a 200mts do nivel do mar, tendo 103mts de torre, e na outra ponta uma elevação de 194mts do nivel do mar, posso estar enganado mas, dependendo do "meio" em que está esse obstáculo vc não tem visada limpa, sendo assim penso eu que vc não terá sucesso nesse enlace nem com M5, nem com 900Mhz.
    Porque, 30km com 900Mhz é muito km...E dependendo da colocação desse obstáculo vc tb não terá visibilidade suficiente para passar banda em M5...
    Eu repensaria esse enlace e cogitaria a possibilidade de se colocar uma repetidora nesse morro ae do meio...
    Se quiser posta as coordenadas dos pontos A e B que a gnt dá uma analisada pra vc!
    Abraço e boa sorte

  11. #11

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Amigo, analisando sua pergunta pelo que pude entender existe um obstáculo no meio do caminho de 228mts acima do nivel do solo:
    Bom, se sua torre 1 está a 200mts do nivel do mar, tendo 103mts de torre, e na outra ponta uma elevação de 194mts do nivel do mar, posso estar enganado mas, dependendo do "meio" em que está esse obstáculo vc não tem visada limpa, sendo assim penso eu que vc não terá sucesso nesse enlace nem com M5, nem com 900Mhz.
    Porque, 30km com 900Mhz é muito km...E dependendo da colocação desse obstáculo vc tb não terá visibilidade suficiente para passar banda em M5...
    Eu repensaria esse enlace e cogitaria a possibilidade de se colocar uma repetidora nesse morro ae do meio...
    Se quiser posta as coordenadas dos pontos A e B que a gnt dá uma analisada pra vc!
    Abraço e boa sorte
    Concordo sem tirar nem acrescentar nada... Coloca um ponto no meio e boa... =)...

    Fazemos assim aqui na minha região, que é muito montanhosa. Teu custo se eleva, obviamente. Então analise bem se vale a pena né...
    Última edição por marlondomenech; 08-05-2011 às 16:53. Razão: Acrescentei informações...

  12. #12

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    Posta as coordenadas que a galera da uma olhada, se me mandar elas eu posto aqui o perfil topografico com curva de fresnel teorica para vc
    Abraço

  13. #13

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    22º 13' 42.94''S
    56º 47' 29.93''O

  14. #14

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    sera que passa com rocket dish 30db??? em 5.8

  15. #15

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    Ponto minha torre de 103m -22º 06' 47. 81''S - 56º 30' 47.25''O
    Ponto B Fazenda torre de 30m - 22º 13' 42.94''S - 56º 47' 29.93''O

    ta ae as cordenadas pessoal

  16. #16

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    Posta as coordenadas que a galera da uma olhada, se me mandar elas eu posto aqui o perfil topografico com curva de fresnel teorica para vc
    Abraço

    postei a cordenada ai mano faz o calculo ai pra mim do perfil.

    valeu

  17. #17

    Padrão Re: Enlaçe de 30 km com visada comprometida

    nao consegui com rocket m5 usando antena disco de 30db propias para eles