+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ideia que deu certo

    Amigos, tive uma ideia aqui, que foi a solução dos meus problemas
    atualmente estava com problemas de dhcp´s na rede, virus e etc
    e como toda torre tem um switch para interligar as bases, rbs nanos e etc
    resolvi colocar uma rb 493ah no lugar do switch, agora imaginem como ficou
    a rede e o gerenciamento dela...

  2. #2

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    bom subtênde-se que que você criou um DHCP diferente para cada saida se sua RB ok??

  3. #3

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    Ja é um bom começo para ti Amigo.

    Desta forma você poderá trabalhar com sua rede roteada sem bridge algum ai você vai ver o que é qualidade e Gerenciamento.

    Muitos de nós aqui ja utilizamos a solução na qual vc implantou. tenho 3 mini pop's desta forma só que usam RB450G ou RB750G e 4 nanostation 2 ai normalmente trabalho com os nanos de acordo com a Demanda.

    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    Amigo vc esta usando NANO nas torres, qual modelo? E como gerencia a conexão dos clientes sem eles estarem em BRIGIE? Que tipo de equipamento usa na instalação dos clientes?

  5. #5

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    Caros colegas..
    Tópico bem interessante pois também usei aqui esta solução mas achei que eu estava louco. rsrs
    Tenho uma RB 493G que tem 8 portal LAN. Ela esta no topo da minha rede fazendo roteamento. Ela faz apenas os enlaçes que tenho com Airmax 5.8 e uma porta no cabo para nos aqui no predio. Estamos com a rede redondinha (pelo menos ate agora) estamamos utilizando 3 portas, 2 pops. A rede não da "gargalo", o gerenciamnento e ótimo pois fica tudo com MK mesmo. tenho faixas diferentes para cada porta, pois não usei bridge. Se alguém quiser perguntar alguma coisa ou adicionar mais mande ai..

    ABRAÇO A TODOS!!

  6. #6

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    Ahh respondendo o que o salvato perguntou.
    Aqui uso cada pop autenticando os clientes que estao debaixo dela.
    Uso hotspot, entao cada torre autentica os seus proprios clientes. Adotamos isto para reduzir o tráfego na erde, não sei até que ponto é o tamanho desta "requisição" mas..

  7. #7

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Ahh respondendo o que o salvato perguntou.
    Aqui uso cada pop autenticando os clientes que estao debaixo dela.
    Uso hotspot, entao cada torre autentica os seus proprios clientes. Adotamos isto para reduzir o tráfego na erde, não sei até que ponto é o tamanho desta "requisição" mas..
    Essa ideia me parece otima tambem. Mas me diga que nano usa na torre e o que usa nos clientes. Quantos simultaneos e quais planos estão nesses nanos?
    To querendo subir um POP só com nano m2 e gerenciar tudo no mk.

  8. #8

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    Vou montar um pop assim.
    Rb493ah com hotspot + n2 para distribuir para os clientes.
    Quando tiver pronto posto os resultados.

  9. #9

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    No PTP uso airmax 5.8. estou comum enlaçe de 4.5km sem visada passando 20Mb+-
    RB433Ah embaixo da 493G fazendo clientes daquele setor. Tudo em 5.8.
    Trabalhamos em Banda A. Temos 75 clientes embaixo de uma torre sobrando maquina!! heheh Planos de 1Mbps

  10. #10

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    Amigo vc esta usando NANO nas torres, qual modelo?
    Salvato, utilizo Nano 2 em pequenos POP's pois no meu caso não adianta eu colocar antenas setorias pois a região que eu trabalhao esta muito poulído o 2.4 Ghz então prefiro utilizar pequenos pop's onde o custo x beneficio é esmagador tanto para mim quanto para meus clientes. E nos clientes coloco nanoloco 2 até 1 KM, após isto instalo nano 2 nos clientes com antena externa, valendo lembrar que tudo em potência miníma.
    Mais de 2 KM vejo se é viável a instalação de um novo pop para não sobrecarregar o outro e também para mater a Garantia.
    Forneço planos de 512k a 4 Mega com 30% de garantia de banda.

    Como gerencia a conexão dos clientes sem eles estarem em BRIGIE?
    Como utilizo nano em meus clientes é possível limitar a banda deles no próprio nano assim não deixo ele estourar a banda do AP quando estiver com vírus ou quando estiver baixando direto do cache, portanto ele não vai utilizar nada além do que foi contratado. Não uso DHCP nas minhas torres pois faço NAT no rádio do cliente e autentico a galera usando PPPoE com Radius limitando a velocidade também no MK central.

    Na questão da Bridge cada interface das RBs nas torre possuí uma faixa de IP saindo por um gateway do PtP.

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Ideia que deu certo

    bom minha ideia é parecida com essa!! só que minha intenção é colocar varias RB's uma cuidando do Firewall e outras cuidando da parte de autenticação!!