Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    estou a algum tempo agora em minhas novas redes separando clientes por vlans com dhcp ativo na vlan ,crio redes duas redes pequenas de 62 hosts e apliquei dhcp nesta rede para evitar broadcast alto alguem acha isto interresante ja usou ou usa tem alguma opinião formada ou acha um lixo esta tudo errado

  2. #2

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    Caro Naldo,

    É a melhor forma de trabalhar a topologia de uma rede para um Provedor de Internet. Obviamente que isso deve ser planejado com antecedência. Desta forma, vc consegue gerenciar todo o trafego e lixo de dentro da sua rede, evitando broadcasting e saltos desnecessários. Você pode utilizar essa segmentação ate mesmo para controle de invasão, se utilizado hot spot, além de inúmeras outras vantagens.

    Nos projetos que realizo, utilizo VLANs e não roteamento.

    Abraços

    André Ribeiro
    Diretor de Engenharia
    Ei Consulting
    Profissionalização de Provedores
    Skype: andrelmr

  3. #3

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    Aqui eu uso vlan e posso falar que é outra vida amigo, so que uso pppoe, cada setor(painel) tenho uma vlan, dessa fora sei quantos clientes e trafego de cada, no meu concentrador, aqui esta otimo dessa maneira...

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    ufa muito obrigado eu estava pensando que estava fazendo caquinha mas começo a ficar mas aliviado vamos ouvirmas opiniões dos outros camaradas do forum ai podemos aprimorar nossas redes .agradeço muito .

  5. #5
    Avatar de pagoto
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Manaus, Amazonas, Brazil
    Posts
    74

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    Eu amo esse forum! é o melhor!

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    eu tambem

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    Uso de vlan segmenta a rede. Não acaba com o broadcasting. Se todos os clientes estivessem na mesma vlan o broadcasting seria mesmo.

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    mas se criar varias vlans voce segmenta e o broadcast diminiu sim ou não

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........


    Sim. Agora vamos pensar algumas questões para raciocínio:

    Quem tem menor dominio de broadcast vlan ou a rede /30?

    Qual a diferença de um dispositivo de rede camada 1 para dispositivo de redecamada 2?

  10. #10

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    putz grilo interhome, eu achava que tava começando a entender vlan pois tenho umas ideias aqui na empresa mais ai vc me matou.
    Não sei responder.
    chutando diria que vai depender da topologia. um /30 diminuiria no caso de clientes num mesmo barramento e vlan mais indicado para quando se consegue dividir o máximo possível clientes em barramentos diferentes.
    Atenção, eu disse que voei na historia e to chutando baseado em meu raciocinio que nem sempre é muito lógico.
    rs rs rs rs
    "Também amo muito tudo isso"
    ps. já tenho até um 24 portas gerenciável na empresa mas ta encostado por falta de ideias para estruturar as vlan.
    Última edição por crisvilela; 12-05-2011 às 18:17.

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    putz veio não sou tão inteligente como voce poderia me esplicar de um jeito mas facil ,que ai posso tomar decisões melhores ......

  12. #12

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    putz veio não sou tão inteligente como voce poderia me esplicar de um jeito mas facil ,que ai posso tomar decisões melhores ......
    Fala naldo pika fumo providers, hehehe, cara entendo sua luta e desconfiança em tudo antes de poder compreender como tudo funciona, e voce esta certo, só esta errado em não pesquisar a tecnologia na terminação tecnica, hehehe, que é chato pra kct mesmo.

    Numa rede segmentada ou micro roteada, o broadcast é anulado destruindo o pacote em rota errada. No caso da VLAN, só diminuirá o broadcast se você matar a rota errada da rede.

    Então, o certo é criar rotas VLAN de interligações entre ponto remotos, assim, o broadcast ACABA mesmo.

    O Administrador da rede deve saber realmente onde o trafego deve ir, o problema, é mapear essa rede. Assim, ao determinar a rede, o adm vai aprender o que é trafego direto, o que é replicante e o que é transiente.

    O BROADCAST é tudo junto.

    Trafego direto é mapeado entre ponto A e B.
    Replicante é de A para Varios.
    Transiente é de Vários para A.

    O Broadcast na rede não é só de entrada, mas de ambos, entrada e saída.

    O controle em nivel de MAC ADDRESS pode manter a rede DETERMINISTICA, ou seja, determinada de onde para onde e assim acabar com o BROADCAST, porém, nem tudo é tão funcional, senão seria tudo perfeito e não é, assim, o único jeito obvio é trabalhar ROTEANDO toda a rede e MATANDO o TRAFEGO todo. Fora isso, é mapear a REDE por VLAN, e assim, em cada ponto determinar para onde a VLAN tageada pode IR e nas outras interfaces DROPAR o pacote. Com isso, sua rede melhora em pelo menos 30% pois a latencia será minima, o trafego será rapido, e as margens de erro quase ZERADAS.

    O que acham disso:?? <:/)

    Erick

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    bom quando tive a oferta de criar este provedor do zero ,eu pensei ta eu entendo um pouco de redes ,sei como funciona rede sem fio mas ou menos não e tão dificil ,como fui ingenuo e claro que tenho muita boa vontade e começei com enpenho nesta empreitada que esta indo para o segundo ano da serie o provedor ja tem quase 300 clientes ,ja e licenciado sva indo para scm propria ano que vem media de 3 instalaçoes por dia eu ja fiz tres treinamentos depois disto com mas um treinamento do ze alves para este mes e acho que vou entrar de cabeça em redes irei arranjar um teacher que entenda muito de redes do nivel de voces para aprender isto de verdade por que quando eu partir deste mundo eu poder me orgulhar da rede que criei agradeço a todos deste post que me ajudaram

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    A intensão é forçar o raciocínio.
    Essa é a maior missão do fórum.
    Vamos mais 1 pergunta a troca de dispositivos de camada 1 (hub) por dispositivos de camada 2 (switch) aumenta a segurança da rede?

  15. #15

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    Como o interhome perguntou, vamos complementar com uma tabelinha para ajudar o raciocínio:

    http://www.networkexperts.com.br/Cur...s/image002.gif
    Lembrando que a camada [1] começa na física e termina na [7] aplicação.

  16. #16
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    sim claro swtichs são mas seguros do que hubs

  17. #17
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    hum mas e possivel tambem criar um monte de vlans /30 tambem so e trabalhoso

  18. #18

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    aproveitando o topico, como ja falei para os colegas, tenho um "switão" show de bola de 24 portas parado e gostaria de arrumar as vlans neles mais a minha duvida é a seguinte?
    no meu rack tem um swtich com 4 cabos saindo para os clientes este 4 cabos atendem as principais ruas e elas vão se ramificando em várias outras ruas e cada rua tem suas redes bem organizadinhas ex.:
    rua A 10.1.0.0
    rua B 10.1.1.0
    rua C 10.1.2.0
    e assim vai, pelo pouco de vlan que conheço, eu colocaria a porta 9 por exemplo para atender a rede 10.1.0.0 e outra porta para atender a rede 10.1.1.0.
    mas como eu faço para que uma porta só atenda varias rede ao mesmo tempo, e neste arranjo como é que fica o trafego de varias redes diferentes no mesmo cabo, isso izoraria uma das outras ou eu ia acabar tentro trabalho e não daria em nada.
    Abraços

  19. #19

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    Olá pessal, estou usando vlan na minha rede para telefonia os clientes ainda estão na bridge, mas pretendo colocar todos os pontos finais da minha rede em vans até meu servidor e para isso vou usar uma rb493. Estive vendo em switch gerenciavel usa-se tags ainda não sei como funciona as tags no mikrotik alguém pode me informar ou dar um exemplo.

  20. #20

    Padrão Re: o uso de vlans e eficiente para evitar broadcast ........

    Olha, eu vejo vocês falando de mais, e agindo cada vez mais errado.

    REDE DE TELECOMUNICAÇÃO É ROTEADA!!!

    PAREM COM BRIDGE, PAREM COM TUDO QUE NÃO SEJA ROTEAMENTO!!!

    hehehe, acho que precisava disso!!!