+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre impacto do virtual link no OSPF

    Pessoal, estou tendo uma dúvida, estou trabalhando na re-estruturação de uma rede, chega-se 2 links em um provedor de internet, e dado todo o CORE da Rede composto por Servidores de email, firewall, serv. de arquivos e etc..

    Tenho 3 ramificações deste CORE que são as redes que irão atender aos clientes.

    Mas cada rede desta, [1], [2], [3], tem várias subredes, digamos que uma espinha dorsal ramificada,
    de acordo com o conceito de OSPF, todas as áreas devem estar conectadas a área0/backbone, mesmo que seja através do virtual link.

    Qual o impacto deste virtual link já que não se é recomendável utiliza-lo como solução definitiva.

    Pois eu tinha a intenção de dividir em áreas para melhorar a gerência da rede e isolar as redes.Depois devo ir para o BGP pra conectar aos links.

    Qual o impacto deste virtual link em uma rede multi-area hierarquizada?
    - segue abaixo a imagem exemplificando a rede, a área0 é todo o core da rede, servidores de dados e firewall e demais itens.. dai as outras áreas são redes, subredes.. redes de cidades vizinhas.. etc.

    ImageShack

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre impacto do virtual link no OSPF

    Acompanhando...

  3. #3
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Dúvida sobre impacto do virtual link no OSPF

    Boa tarde,

    Conversando sobre isso com o administrador da rede de uma grande operadora, ele disse que essa divisão de várias áreas era muito usado "antigamente" quando a CPUs dos roteadores eram limitadas, fazendo com que o processamento subisse muito durante uma convergência. Então fiquei pensando sobre isso.

    Hoje como temos roteadores com CPU mais "poderosas" podemos pensar em fazer a rede somente com a área backbone, já que os roteadores irão aguentar o processamento.

    Sei que ficamos com o pé atrás, pois o conceito todo é de dividir as áreas conforme a rede for aumentando. Mas acredito que até uns 20 roteadores, não irá ter problema de usar apenas uma área.

    Nossa rede tem 30 roteadores e utilizamos apenas 2 áreas além da backbone. Onde existe a possibilidade de 2 caminhos para chegar a um roteador, utilizo sempre a área backbone. Onde a rede tem apenas um caminho, utilizo área stub.

    Nunca usei virtual link justamente pelos boatos de que não deve ser usado como solução definitiva, por problemas de convergência.

    Abraço