+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Testes no DNS

    Bom Dia, Senhores.

    Quando se faz uma alteração no DNS, vamos supor adicionar mais um domínio nele, antes de colocar ele ativo e restartar o serviço pode-se realizar testes para verficiar se faltou alguma letra, algum ponto essas coisas de praxe.

    Como realizar um teste sem ser com o dig e assim vai ... para realmente colocar o serviço no ar após um restart, não interferindo nos outros domínios que estejam funcionais?

    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: Testes no DNS

    Até onde sei as alterações só irão funcionar apos vc reiniciar o serviço, quanto ao teste vc pode fazer utilizando o comando nslookup e os parametros vc poderá saber com o velho e bom amigo --help ou /? no windows

  3. #3

    Padrão Re: Testes no DNS

    Fala grande Rodrigo, quanto tempo.
    Pois é, como o amigo acima falou, acho que você só vai conseguir testar depois que reiniciar o serviço, a não ser que você tenho um ambiente de teste para fazer isso antes.

    O que você pode fazer é fazer um ambiente virtual de teste na sua máquina, usar um VirtualBox ou um VMWare pra fazer isso. Seria tranquilo fazer algumas máquinas virtuais para você implementar um ambiente de teste antes de publicar a sua alteração.

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Testes no DNS

    Mas suponha que vc tenha que adicionar mais um domínio. Deve ter alguma ferramenta para você testar antes de publicar mesmo para a núvem. Porque imagina se você reiniciar o serviço do named (bind) e esquecer de colocar um ponto no final de um arquivo NS.
    Assim o serviço não vai subir, agora imagine que os domínios que vc tem no arquivo não vão resolver, por exemplo o domínio da sua empresa. Ela parando de funcionar e os usuários utilizam essa página para trabalhar.

    Ouvi falar de uma ferramenta ao se usar e ela checa o arquivo que foi alterado se está ou não funcional. Não anotei essa "budega" e agora estou tentando lembrar.

    Mas a única forma é ter uma máquina para testes?

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Testes no DNS

    Entendi, tem sim no próprio bind umas ferramentas para testar o arquivo:

    Código :
    # named-checkconf /etc/named.conf
    Código :
    #named-checkzone spyderlinux.comr.br /var/named/spyderlinux.com.br.zone
    Da uma olhada neste link: How to: Troubleshoot UNIX / Linux BIND DNS server problems

    Abraço