+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LOADBALANCE PELO IP DO GETWAY

    Boa tarde a todos do forum.
    Preciso fazer um loadbalance entre 1 link de 1mb e 2 link de 600kbps. Mas não posso usar o PCC, pois tenho que usar a mesma maquina para fazer o load e hotspot e cache full. E li no forum que se usar o PCC no servidor do cachefull e hotspot não vai dar certo, então preciso fazer por ip.
    Quero definir qual Cliente vai usar cada modem.
    O cliente (joão) link de 1mb; o cliente (jose) link de 600kbps e o cliente (Manoel) link de 600kbps. Como ficaria minhas configurações.
    Comecei a fazer, mas la no IP > Route eu fiquei em duvida, tenho que criar uma rota para cada cliente?

  2. #2

    Padrão Re: LOADBALANCE PELO IP DO GETWAY

    Eu fiz um balanceamento em um servidor MK em bancada para testes e veio a duvida acima: para cada cliente tenho que criar uma rota? se eu tiver 100 clientes vai ficar na tela de IP > Route 100 rotas cadastradas?
    Segui o Manual abaixo:
    Tutorial - Balanceamento de links
    Galera conseguir fazer um balanceamento de links interessante.

    Tenho 2 Gateways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.

    Amarrei o ip ao mac no arp e agora conssegui dividir o gteways na minha rede.

    Colocar por exemplo
    Ip: 192.168.1.2 para sair pelo Gateway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.3 para sair pelo Gateway 10.1.1.1
    Ip: 192.168.1.4 para sair pelo Gateway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.5 para sair pelo Gateway 10.1.1.1

    o mk ainda esta fazendo o controle de banda e cache.

    Segue os passos:

    Menu

    IP - firewall - Mangle

    Clique no (botão +)

    Na aba General - em CHAIN: Escolha prerouting
    Src. Address coloque o endereço ip do cliente
    Na aba Action - em action: escolha Mark_routing
    em new routing mark coloque o nome do cliente que possui o ip

    pronto marcamos o ip

    Agora vá em Nat - clique no (botão +) - CHAIN:srcnat- Src. Address coloque o endereço ip ex: 192.168.1.0/24(para toda a rede )- em action: escolha Masque rede

    Agora vá em ip - Routes - clique no botao + - em Gateway coloque o Gateway de saída ex(10.0.0.1) e em mark coloque o nome do cliente que cadastramos.

    Pronto este cliente ira sair pelo Gateway especificado, possibilitando colocar vários Gateways e dividir dentro de sua rede.

  3. #3

    Padrão Re: LOADBALANCE PELO IP DO GETWAY

    Citação Postado originalmente por valtervjd Ver Post
    Boa tarde a todos do forum.
    Preciso fazer um loadbalance entre 1 link de 1mb e 2 link de 600kbps. Mas não posso usar o PCC, pois tenho que usar a mesma maquina para fazer o load e hotspot e cache full. E li no forum que se usar o PCC no servidor do cachefull e hotspot não vai dar certo, então preciso fazer por ip.
    Quero definir qual Cliente vai usar cada modem.
    O cliente (joão) link de 1mb; o cliente (jose) link de 600kbps e o cliente (Manoel) link de 600kbps. Como ficaria minhas configurações.
    Comecei a fazer, mas la no IP > Route eu fiquei em duvida, tenho que criar uma rota para cada cliente?
    Com uma 750 vc vai ter um trabalho perfeito fazendo o PCC nela, ela é baratinha, dependendo do lugar vc paga até uns 130,00 nela..

    garanto q vc não vai ter futuras dores de cabeça com ela..

  4. #4

    Padrão Re: LOADBALANCE PELO IP DO GETWAY

    Olá NTurbo, pelo o que andei lendo nos foruns o Balanceamento PCC é melhor no caso de links com velocidades iguais, meu caso é 1 link de 1 mb e 2 link de 600kbps, por isso quero fazer o Balanceamento por rotas ou ip. Nele eu redireciono EX. 15 clientes para o link de 1MB, e 7 clientes para cada link de 600kbps. Minha duvida é quanto as configurações nas rotas, se tenho que fazer uma rota para cada cliente, conforme explica o manual acima postado por mim. Mas desde já te agradeço.

  5. #5

    Padrão Re: LOADBALANCE PELO IP DO GETWAY

    Outro problema que vejo em relação ao PCC, é que, da problemas com sites de bancos, videos e etc.