Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Boa tarde, galera sou novo aqui no forum e gostaria de compartilhar com vocês as experiencia q tive com um PTP de 150mts com UBNT NanoStation Loco M5. Estava precisando montar um sistema de rede para compartilhar um banco de dados de uma empresa em que atendo.
    Precisando de um link wireless Full para que nao tivesse problemas ao trafegar o banco de dados. Resolvi colocar 2 Ubnt para fazer o trabalho duro, vou postar algumas telas espero que possa ser util.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP-PTP.jpg
Visualizações:	6513
Tamanho: 	22,9 KB
ID:      	22650
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CLI-PTP.jpg
Visualizações:	4939
Tamanho: 	23,7 KB
ID:      	22651
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Teste Velocidade.png
Visualizações:	4950
Tamanho: 	60,1 KB
ID:      	22649

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Muito bom. Esses equipamentos são realmente muito bons. Mas parece que seu link pode ficar melhor ainda! Pela imagem dos seus manos vc esta com firmware desatualizado e com o Airmax desabilitado! Atualiza e habilita! Vc vai gostar da diferença!
    Em tempo, se a idéia era criar uma bridge entre as duas redes, a Ubiquiti tem um equipamento específico pra isso. Chama-se airwire. Vendido em pares, parece um nano, mas a aplicação e fazer uma "extensão" da rede cabeada em áreas curtas, onde nao se pode passar cabos. Vale conhecer o equipamento.

    Amplexos.

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por cmsoluinfo Ver Post
    Boa tarde, galera sou novo aqui no forum e gostaria de compartilhar com vocês as experiencia q tive com um PTP de 150mts com UBNT NanoStation Loco M5. Estava precisando montar um sistema de rede para compartilhar um banco de dados de uma empresa em que atendo.
    Precisando de um link wireless Full para que nao tivesse problemas ao trafegar o banco de dados. Resolvi colocar 2 Ubnt para fazer o trabalho duro, vou postar algumas telas espero que possa ser util.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP-PTP.jpg
Visualizações:	6513
Tamanho: 	22,9 KB
ID:      	22650
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CLI-PTP.jpg
Visualizações:	4939
Tamanho: 	23,7 KB
ID:      	22651
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Teste Velocidade.png
Visualizações:	4950
Tamanho: 	60,1 KB
ID:      	22649

    Parabens pelo Link escolha dos equipamentos.
    O que te indico é usar potencia abaixo dos 18dbm pra esse enlace. a escolha correta do canal X potencia X mcs te dará o máximo de banda.
    Pra essa distância eu fecho enlace aqui usando 12dbm. AIRMAX Ativado e firmware 5.2.1 DFS desligado e extra reportings desabilitado.
    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Parabens pelo Link escolha dos equipamentos.
    O que te indico é usar potencia abaixo dos 18dbm pra esse enlace. a escolha correta do canal X potencia X mcs te dará o máximo de banda.
    Pra essa distância eu fecho enlace aqui usando 12dbm. AIRMAX Ativado e firmware 5.2.1 DFS desligado e extra reportings desabilitado.
    Abraço.
    Boas dicas leandro... enlaces aqui também fecho na casa dos 10dBm até 12 dBm.
    Mas, me digam uma coisa. Airmax é TDMA. TDMA funciona muito bem para PmP, e para PtP nao faz (em teoria) nenhuma diferença, a não ser que a UBNT implemente mais algo em cima do TDMA que ajude nos links PtP.
    Tive algumas experiências do link ptp fechar melhor sem Airmax do que com ele.
    Alguns colegas do fórum já relataram a mesma coisa...

  5. #5

    Padrão Re:

    Seguindo a mesma filosofia de trabalho do Leandro e do Marlon, implementei um enlace semana passada usando duas NanoStation M5. Distância entre os pontos de exatamente 700 metros, com um pequeno desnível de terreno do AP com relação à Station.

    Nas imagens vocês podem reparar que usei potência baixa (12dbm), canal dentro da faixa permitida (5825) o alinhamento está PERFEITO, o sinal está dentro do aceitável para o rate setado (MCS 13) e o Airmax está desabilitado. Como podem ver, o máximo que passou no enlace foi 43 Mbps.

    Vejo cases como esse do amigo, onde ele conseguiu passar mais de 200 Mbps no enlace, e gostaria que corrigissem algum possível erro nas minhas configurações, porque nem nos testes que faço no escritório, antes de montar na torre eu nunca consegui velocidades assim. De qualquer forma, parabéns para o rapaz pelo resultado que ele conseguiu!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wireless AP.jpg
Visualizações:	2957
Tamanho: 	26,4 KB
ID:      	22901Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wireless Station.jpg
Visualizações:	2332
Tamanho: 	23,4 KB
ID:      	22898Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Main Station.jpg
Visualizações:	2969
Tamanho: 	32,0 KB
ID:      	22900Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Speedtest Enlace.jpg
Visualizações:	2651
Tamanho: 	30,8 KB
ID:      	22899

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Pessoal, será que em 300 metros se consegue algo próximo do que o amigo lá em cima conseguiu com duas nanoloco m5?

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    O NanoStation Loco M é equipamento pra ser usado em distâncias curtas (até 2KM).

    Pode trabalhar com 2.4 GHz ou 5 GHz que a performance é a mesma.


    []'s

    ZéAlves

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Obrigado Grande Zé!!

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    O NanoStation Loco M é equipamento pra ser usado em distâncias curtas (até 2KM).

    Pode trabalhar com 2.4 GHz ou 5 GHz que a performance é a mesma.


    []'s

    ZéAlves

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Pois é ZéAlves...

    Tu é um dos caras aí que mais manjam de UBNT aqui no fórum. Alguma dica pra gente aí sobre que tipo de configuração usar para ter aquela banda passante?
    Vi que eu consigo data rates maiores sem uso de criptografia, já que a limitação do data rate vem no firmware mesmo, pois ele bloqueia data rates mais altos... teriamos que usar sempre sem criptografia então?

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Em qualquer situação criptografia sempre LIGADA.

    Não entendi a afirmação sobre banda passante, aqui no meu treinamento tenho 10 NanoLoco M2 em modo cliente e outro NanoLoco M2 trabalhando como AP e passa de 80 a 91 mbps em transferência real TCP do servidor LINUX para os notebooks dos alunos. Isso tudo num equipamento CPE operando como AP como é o caso dos NanoLOCO.

    Eu não me iludo com o speedtest do equipamento, sempre mostra um valor bem maior do que passa na realidade.

    Se eu ainda não respondi, por favor explica melhor aí pra eu entender direito.


    ZéAlves

  11. #11
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Eu discordo que o ZéAlves saque muito. ;-) ehehe.
    Com isso dito:

    @ZeAlves, criptografia ligada, quer dizer senha ? se sim, isso realmente deixa mais lento as coisas ? pergunto, porque veio um tecnico aqui e so faltou condenar ate a minha unha.

    forte abraço,

    Dacha

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Hahahahaha Beleza Dacha?


    O tabu da criptografia vem dos rádios antigos que sofriam bastante com a criptografia ligada.

    Hoje os rádios com processador na placa mãe e outro processador exclusivo para os rádios não sofrem com isso.

    O overhead da criptografia de um rádio Ubiquiti é de 3 a 5% da capacidade de processamento. É um custo baixo e compensa ativar a cripto.

    Use WPA2-AES e uma chavezinha de 8 dígitos que já está muito bom.

    []'s

    ZéAlves

  13. #13
    Avatar de Dacha
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    fronteira Paraguay - Brasil
    Posts
    42

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Oi ZéAlves,

    Obrigado por responder. Voce não tem ideias como essas crendices e mitos são ruins...
    A pior coisa é o tal do "ouvir falar..." e depois acaba tornando-se uma verdade universal.

    A última daqui é que o gado branco não pode dar cria na luz da lua... haja paciencia.

    Eu acho que aqui ja esta wpa2, se nao tiver peco pro garoto mudar. obrigado novamente.

    Dacha

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Em qualquer situação criptografia sempre LIGADA.

    Não entendi a afirmação sobre banda passante, aqui no meu treinamento tenho 10 NanoLoco M2 em modo cliente e outro NanoLoco M2 trabalhando como AP e passa de 80 a 91 mbps em transferência real TCP do servidor LINUX para os notebooks dos alunos. Isso tudo num equipamento CPE operando como AP como é o caso dos NanoLOCO.

    Eu não me iludo com o speedtest do equipamento, sempre mostra um valor bem maior do que passa na realidade.

    Se eu ainda não respondi, por favor explica melhor aí pra eu entender direito.


    ZéAlves
    Olá ZéAlves,

    Me referia ao que segue nas imagens. Com o exemplo, com WEP consigo ir apenas até o MCS12, sem criptografia vou até o MCS15.



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         com chave.jpg
Visualizações:	748
Tamanho: 	24,0 KB
ID:      	23014Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sem chave.jpg
Visualizações:	644
Tamanho: 	22,1 KB
ID:      	23015


    https://under-linux.org/images/misc/pencil.png

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Oi Marlon.

    Não sei o que está acontecendo aí.
    Eu uso criptografia WPA2-AES em todos meus equipamentos e o MCS15 está disponível.

    O custo de habilitar criptografia num rádio Ubiquiti é de 3 a 5% da capacidade de processamento.

    Tente subir o firmware estável mais recente, se não resolver eu não sei o que está acontecendo aí.

    []'s

    ZéAlves

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Marlon.

    Não sei o que está acontecendo aí.
    Eu uso criptografia WPA2-AES em todos meus equipamentos e o MCS15 está disponível.

    O custo de habilitar criptografia num rádio Ubiquiti é de 3 a 5% da capacidade de processamento.

    Tente subir o firmware estável mais recente, se não resolver eu não sei o que está acontecendo aí.

    []'s

    ZéAlves

    OK. Vou tentar e posto aí o resultado.
    Obrigado.

  17. #17

    Padrão Re:

    Peço desculpas pela insistência, mas ninguém analisou o que eu postei. Gostaria de uma opinião.

  18. #18

    Padrão Re:

    Jadir.

    Primeiro salva suas configs

    Habilita o AirMAX
    Muda de "Compliance Test" pra Brasil
    Configura channel width para 40 MHZ
    Opera na faixa de canal 5470-5725 (pode usar essa faixa pra outdoor legalmente com até 24dBm)
    Rola o deslizante da potência para o mínimo (acho que é 5dB)
    Volta pra MCS 15
    Habilita AUTOMATIC
    Habilita criptografia WPA2-AES (chave de 8 a 10 caracteres)
    Habilita Agregation (aba advanced)

    Faz tudo isso nas duas pontas (não corte etapas - faça tudo o que eu disse) e testa o enlace novamente. Experimente com 40 e 20 MHZ de channel width.

    Se não gostar sobe suas configs novamente.

    Abraço,

    ZéAlves


    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Peço desculpas pela insistência, mas ninguém analisou o que eu postei. Gostaria de uma opinião.

  19. #19

    Padrão Re:

    Zé, vou responder conforme a ordem das dicas:

    - Airmax: habilitei
    - País: mudei para 'Brasil'
    - Canal: não foi possível alterar, pois quando mudei para Brasil limitou as frequências, e a faixa 5.4 não estava presente
    - Potência: mantive em 12dbm, porque ao baixar para menores alterou muito o CCQ
    - MCS 15: funcionou bem ao ativar
    - Criptografia: ainda não implementei por se tratar de um teste, mas será habilitado
    - Agregation: ativei
    - Largura de canal: experimentei 20 e 40Mhz

    Fui alterando por partes e testando os resultados, que foram estes: ao ativar o botão Agregation e mudar para MCS 15, o CCQ manteve-se estável, diferente do que acontecia quando simplesmente mudava para o MCS 15. Pelo que reparei, o Agregation fez diferença na estabilidade (opinião minha, de mera observação).

    Fiz o teste da velocidade e marcou 155 Mega de velocidade half-duplex. Experimentei ativar o Airmax em ambas as pontas e refiz o teste. Resultado: subiu em 10 Mega o total da banda passante no enlace, o que pra mim foi praticamente imperceptível.

    Opinião final: quando ativava o MCS 15 sem estar habilitado a opção Agregation, o CCQ não estabilizava. Após habilitar o Agregation o CCQ estabilizou em 100% para o referido MCS. Para mim, foi o que fez a diferença no resultado final da velocidade.

    Agradeço de coração a ti, Zé. Primeiramente pela boa vontade em responder meu post, e depois pelas dicas funcionais! Muito obrigado, e parabéns pelo profissionalismo!

  20. #20

    Padrão Re: Ponto a Ponto Ubiquiti NanoStation Loco M5. 150Mts

    É um prazer poder ajudar.

    []'s

    ZéAlves