+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre com 4 Base Station

    Pessoal, eu gostaria de saber que equipamento vocês usan nas torres para o firewall onde se tem as Base station, por que deixar simplismente em um rub ou swith é perigoso, fica como se fosse uma bridge nos clientes ai ja viu, é dor de cabeça no futuro.

  2. #2

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Vai depender da conexão que vc estabelece com servidor/cliente algumas opções seriam usar, subredes, pppoe, ativar nat no equipamento do cliente ou roteamento para os clientes não "enxergarem" a rede. Esse equipamento vai muito bem em bridge, pode confiar...

  3. #3

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    olha se precisar ai de auxilio da um toque

    msn: [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Vamos usar isso tudo em bridge com um rocket disk fazendo o link, a principio vamos usar uma rb 1100 com portas gigabit, o ponto de acesso tera uma ótima visada dando cobertura para toda a cidade praticamente, ela tem 30 mil habitantes, é claro que temos muitos outros pops, mas todos com MK e cartao mini PCI, todo com Rocket vai ser o Primeiro, a minha unica duvida é se existe outro equipamento a nao ser a RB, para fazer a mesma função de firewall, porem com menor custo, sei que tem uma inferior a RB 1100, porem tem apenas 5 portas. Obrigado.

  5. #5

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Um computador convencional pode fazer o mesmo papel da RB1100, porém vc terá de comprar o sistema mikrotik level 6 que custa mais de R$500 somando o preço do computador e placas de rede com 4 saidas, vai ver que compensa muito mais a RB1100...

  6. #6

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Poisé ai nao comepensa mesmo, sem conta que podera dar mais manutençao um pc do que a propria Rb

  7. #7

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Amigo, compra uma rb450, ela custa barato e para fazer firewall vai ser excelente, ai vc pode configurar o servidor pppoe nela e deixar todas as portas de rede roteadas, alem de vc ter um controle maior ainda vai diminuir significativamente o trafego de broadcast na sua rede.
    Última edição por claudiolh; 20-05-2011 às 09:09.

  8. #8

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    quantas portas tem essa rb?

  9. #9

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Citação Postado originalmente por GilneiD Ver Post
    quantas portas tem essa rb?
    Têm 5 portas parceiro!!!!!!!!!!!!!!

  10. #10

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    ser for a 450 e nao esquecer de ser a 450G MAIS O BOM mesmo E A 493G 9 PORTAS
    Última edição por sidicol; 20-05-2011 às 21:03.

  11. #11

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Obrigado sidicol essa 493G vai me ser muit util, acho que sera a escolha certa.

    Pesquisando li que essa Rb tem uma nova fun'cao :

    ' NEW FUNCTION: Jumpers to group Ethernet ports together as switch!'

    Nova função: Jumpers a portas Ethernet agrupar como mudar.
    alguem sabe para que serve e como funciona?

    Obrigado a todos pela colaboracao!
    Última edição por GilneiD; 21-05-2011 às 12:13.

  12. #12

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    aqui eu uso uma RB450G na torre. Ela tem 5 interfaces. Na 1 esta ligado ao ponto-a-ponto, onde recebe o sinal de net, ai eu crio um Servidor de PPPoE nela, com uma Pools de ip para cada interface na mesma classe de ip do rocket. Porem eu uso cada rocket em uma classe diferente.
    Ai eu ligo cada BaseStation em uma interface, tipo BaseStation_N ligada na eth2, BaseStation_L na eth3 e assim por diante.

    No cliente eu faco a AirGrid discar o PPPoE, e ativo o DHCP dela. Que acontece, se o cliente formatar o micro eh soh deixar automatico, assim nem preciso ir la depois de formatado. E com a Pools de ip na mesma classe do rocket, quando a AirGrid disca o PPPoE ele ja pega um ip na msm classe do rocket que esta conectado, dessa maneira eu controlo ele pelo AirControl, que é fundamental para ver nivel de sinal e atualizacao de firmware, pois controle de banda quem faz eh a RB450G que esta como servidor de PPPoE da torre.

    Voce pode tbm ativar o isolation client na configuracao do Rocket, dessa maneira um cliente nao acessa o outro, porem eu aconselho vc usar PPPoE.

    Espero ter ajudado. Abracos.
    Última edição por Nks; 22-05-2011 às 10:31.

  13. #13

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    bem legal a sua estrutura de rede, a gente usa uma bem diferente, mas com controle super eficiente, os pontos de acesso estao todos em bridge, porem com firewall entre as interfaces, cliptografia em todos os sinais, ja no servidor há um nat, tabem tem firewall e o controle de banda é por IP, e para autenticaçao, é feita atraves de IP/MAC deixando os dois amarrados.

  14. #14

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Na rede 2.4ghz aqui tbm usamos td em bridge. Eu uso o Myauth3 aqui, ele esta instalado em um linux, e o cadastro de usuarios endereco, e ate msm o controle de banda é feito nele. Ele conversa com a RB450G que esta la na torre via RADIUS. Dessa maneira, eu nao preciso criar usuario pela RB na torre, eu crio td pelo MyAuth, e configuro a RB para conversar com o MyAuth via RADIUS.

    Mais no seu caso, se vc for deixar td em bridge, experimenta ativar o isolation cliente no rocket que eu acho que vai da certo. Abracos, e sucesso.

  15. #15

    Padrão Re: Torre com 4 Base Station

    Obrigado pela dica
    vlw