Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    ola para todos!
    Quero agradecer a todos os membros desse site que é da HORA.
    Estou com um problema quero montar uma RB 433 com 2 cartões Mini-pci Xr2 600mw Ubiquiti . omni de 21 dbi recebendo o sinal de um acess point engenius, a quantidade de clientes que tenho e 30 então vamos ao pro. não sei como fazer para a RB receber o sinal do ap via WDS se tiver alguma apostila de como trabalhar com a RB em WDS eu agradeco se postar aki.

  2. #2

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    vc testou a ferramenta de busca ou google?
    XR2 com omini de 21 dbi, isso é o que uma usina de rf.
    essa antena é homologada? qual potencia que vc vai colocar no cartao?
    ainda bem que moro longe, do contrario isso atrapalhar meu serviço

  3. #3

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    eita, nem sabia que ja estao vendendo armas pela internet... kkk isso é quase uma fukushima rsrs

  4. #4

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Amigos de já agradeço a todos por me ajudarem. Então formulei mal a pergunta, minha antena é uma omni de 15 dbi aquário homologada a outra antena que é de grade essa sim e 25 e não de 21 dbi. Todas são homologadas eu estou usando assim. 1 mando o sinal do radio 1 que é um acess point 1221 engenius que estar em AP+WDS mandando o sinal para torre onde tenho outro radio 2 engenius passando o sinal para os clientes. Bom então eu queria trocar o radio 2 e por uma RB minha duvida é se terei que usar 2 cartões Xr2 pois um amigo falou que sim e deixar a RB recebendo o sinal do radio 1 atravez de WDS.

  5. #5

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Bom amigo Edmarmega agradeço pela resposta.
    tenho sim outra antena omni de 21 dbi mais ainda não usei tem algum problema se por
    ela com a RB e o Xr2.

  6. #6

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Peço desculpas aos amigos pois minha experiencia e zero no que diz repeito a RB e mikrotik to aprendendo agora.

  7. #7

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    se entendi direito, vc tem um radio simples acredito com firmware aprouter mandando sinal para um determinado local onde tem outro radio simples recebendo por uma antena de grade, dai faz uma (ponte) para um outro radio que esta como ap-bridge ligado na omni para mandar para os clientes da regiao. Aqui uso tudo em ponte AP+WDS no primeiro e no segundo que recebe como WDS... no terceiro que manda na omni como AP... Até agora esta rodando normalmente,,, tem que usar WDS pois se nao da erro o servidor nao vai encontrar o mac adress dos clientes que estao depois do segundo radio... espero ter ajudado

  8. #8

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Caro amigo Peritinaicos agradeço pela sua resposta. Mais veja bem meu problema to querendo trocar o meu ap que manda o sinal para os clientes por uma RB e não sei como faço para receber o sinal na RB via WDS e se tenho que usar mais de um cartão e como configurar o dito cujo, também se devo ou não usar uma antena omni de 21 dbi pois tenho uma sobrando, a configuração que estou usando hoje com dos ap um em WDS e outro como AP+WDS tá funcionando legal o problema mesmo é como configurar a RB e sobre os cartões e a antena omni de 21

  9. #9

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Quero ver o XR2 funcionar direito com essa antena omni antes de tudo!

  10. #10

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Caro EVERTONSOARES amigo agradeço pela atenção. Mais veja bem eu não tenho experiencia no assunto ou seja sobre RB e cartão Xr2 queria saber se da certo pois tenho essa antena de 21. então o amigo pode me ajudar. Qual antena devo usar uma de 15, 12 ou 18.

  11. #11

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Bom, omni nao funciona direito se vc ja esta trocando por uma RB os teus radios deve ser pq tem muitos clientes... eu aconselho vc mudar de omni para paineis, pois funcionar funciona mais gera uma interferencia desgramada omni com a potencia muito alta. se for para usar omni use a de 9 ou 12db... normalmente as pessoas confundem qualidade com forca de sinal... com essa de 21db vc nao conseguira configurar um cliente a 200m da torre perfeitamente... se teus clientes sao de 100m a 2km nao precisa mais do que 9db. Sobre a configuracao eh simplis demais... Vai precisar de um cartao para receber o sinal e de outro para mandar... Garanto que fica MUITO melhor a RB com cartoes Xr2 do que os radios que usa no momento... O gerenciamente fica muito mais facil e sem contar os ajustes que podem ser executados com cartoes no MK.

  12. #12

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Caro amigo PERITINAICOS obrigado pela ajuda. É isso mesmo que estar acontecendo, o meu sinal do ap da torre que tem uma antena de 21dbi só estar ficando bom para os clientes com radio, já os clientes que tem usb o sinal fica muito ruim vo trocar a antena por outra que tenho de 12 dbi para ver se fica melhor, sobre os cartões era isso mesmo que eu queria saber se era para usar 2 um para receber e outro para transmitir. Já comprei a RB e os cartões tá chegando la para quinta-feira ai vo comecar a configurar.

  13. #13

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Amigo tenho um local com uma omni da TSM de 9dbi e um bullet de 100mW gerenciamento por hotspot dos usuarios estou com uns 40 cadastros e até agora está show.

  14. #14

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    outra coisa que vai acontecer se colocar omni de 21dbi é o seguinte... Clientes proximos vao enxergar o sinal bem forte mais a navegacao fica ruim e lenta.

  15. #15

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    beleza caro amigo vc ajudou e muito vo pegar uma antena de 9dbi com um amigo e testar amanha cedo.

  16. #16

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    caro amigo tenho mais uma duvida como vo fazer um WDS vo ter que usar 2 cartões então sera que ficaria bom assim pondo um cartão R52H para receber o sinal via WDS e outro XR2 para jogar para os clientes daria certo assim. ou tenho que usar os 2 Xr2.

  17. #17

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Bom dia amigo, nao importa a marca do cartao isso so vai influenciar na qualidade de envio ou recepçao... se for o caso coloque o de maior qualidade para enviar o sinal para teus clientes... de onde vc pega a internet coloca como AP+WDS dai vai cadastrar o mac de onde recebe a internet sendo este configurado como WDS apenas... o terceiro cartao vai ser como AP para envio aos clientes... Qualquer coisa estou ai...

  18. #18

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    Ola amigo peritinaicos. Bom comprei estou tentando montar minha rb com 2 cartoes um RX2 e outro R52H sendo que o R52H e para funcionar como WDS mais ai ta o pro... vc pode me dar uma ajuda pois já procurei na net e não enc... nda a respeito de WDS em R52H no Mikrotik.

  19. #19

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    clicando com o lado direito do mouse sobre a placa la em interface nao tem a opcao de adicionar WDS?

  20. #20

    Padrão Re: Montando um servidor com Routerboard/rb/433ah e AP Engenius em WDS

    certo tem sim mais vo li falar o pro...
    Eu tenho em minha casa um AP com uma antena aguarios 21 dbi enviando o sinal para uma torre a 250mt de distancia com 25mt de altura. na torre quero por uma RB433 com dois cartões um R52h para receber o sinal do ap de minha casa e um cartão XR2 para transmitir o sinal para os clientes o WDS consiguei fazer peguei um tutorial na internet e fiz fikou blz... mais ñ consigo configurar o outro o XR2 para pegar o sinal do WDS. lembrando que os cartoes estão na mesma rb.