+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como obter licença SCM mais barata

    Caros colegas Pequenos Provedores do Serviço de Comunicação Multimídia,

    as empresas que possuem autorização do Serviço de Comunicação Multimídia pode obter a licença de uma estação de Radioenlace Associado ao serviço por um preço muito mais barato do que a estação sem uso de radiofrequencia que custa pela Taxa de Fiscalização de Instalação o valor de R$ 1.340,80. Conforme a imagem em anexo informado pelos sistemas da Anatel, uma estação com uso de radiofrequencia pode custar tão somente R$ 26,83 para um radioenlace de até 12 Canais, mais o PPDUR que é pago uma única vez por dez anos. Ou seja, a Taxa de Fiscalização de Funcionamento que seria anualmente de R$ 670,40 para uma estação principal, caso seja usado um Radioenlace no lugar desta estação principal, o pequeno provedor pagaria somente R$ 26,83 por duas estações formando o radioenlace.
    Eu mesmo fiz o questionamento ao Gerente de Regulamentações de Serviços - Privados da Anatel - PVSTR, que me informou que o entendimento está correto e eu não precisaria licenciar a mesma estação duas vezes para o mesmo serviço caso já possua uma estação licenciada no Radioenlace - 046. Em suas palavras:
    "Os Radioenlaces Associados ao Serviço de Comunicação Multimídia não configuram um serviço de telecomunicações sendo vinculado a uma autorização para a exploração do Serviço de Comunicação Multimídia. Se em um mesmo local encontram-se instalados equipamentos necessários a realização de um radioenlace, entendemos que será necessário o licenciamento de uma única estação." Ou seja, podemos economizar muito instalando um Radioenlace Associado no lugar de nossa estação principal simplesmente efetivando o autocadastramento pelo códio de serviço 046.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Taxas de FISTEL.JPG
Visualizações:	2390
Tamanho: 	110,8 KB
ID:      	23059

  2. #2

    Padrão Re: Como obter licença SCM mais barata

    Amigo...me tire uma dúvida por favor...estou pensando em comprar um provedor com licença SCM..tudo direitinho...e pretendo fazer um enlace de mais ou menos uns 46km da cidade vizinha para minha cidade...fiquei sabendo por um amigo...que terei que registrar a torre nessa cidade vizinha..onde irá mandar o sinal...e a torre daqui da minha cidade...onde irá chegar o sinal...isso procede? Pelo que li no seu tópico...terei que registrar..e pagarei um taxa de R$ 26,83...essa taxa seria uma unica vez?? Seria por ano...como funciona..?? Poderia me explicar melhor, por favor? Pelo que me foi passado...essa empresa que pretendo comprar...tem uma estação sem uso de radio frequência registrada...e pelo que sei deve pagar esse valor de R$ 670,40....teria como abaixar esse valor...e registra-la como Radioenlace...e pagar somente os R$ 26,83 por ano??? Muito obrigado pela atenção...Abração...

  3. #3

    Padrão Re: Como obter licença SCM mais barata

    na verdade vc paga registro de estação onde esta seu link e servidor.
    ex: cidade A --> Link + servidor mikrotik, linux etc. + torre com 2.4 e 5.8 (registro de estação base pois esta é sua base)
    cidade B --> torre com 2.4 e 5.8 esta recebe o link da cidade A, por isso ela é registrada como repetidora, ou radio enlace como preferir.
    caso vc possua o link em uma cidade e os servidores em outra sera registrado 2 estações.
    vc pode ter 30 repetidoras e 1 estação principal.
    da mesma forma que vc pode ter uma estação principal e uma rede cabeada, os pontos onde os clientes conectam são apenas repitidores.

    Alias o nome do topico esta errado, pois esta dando a impressao de ensinar como obter SCM mais Barata, e não passando algo que a consultoria te passa ao tirar sua scm.

    Quer tirar sua SCM :: Solintel ::
    Última edição por edmarmega; 30-05-2011 às 07:56.

  4. #4

    Question Re: Como obter licença SCM mais barata

    Eu já quero fazer o oposto, cidade A sai o link e cidade B vai ficar a estação, terei que fazer o cadastro das duas estações, ou posso colocar um rádio enlace para gastar mesnos???

  5. #5

    Padrão Re: Como obter licença SCM mais barata

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    na verdade vc paga registro de estação onde esta seu link e servidor.
    ex: cidade A --> Link + servidor mikrotik, linux etc. + torre com 2.4 e 5.8 (registro de estação base pois esta é sua base)
    cidade B --> torre com 2.4 e 5.8 esta recebe o link da cidade A, por isso ela é registrada como repetidora, ou radio enlace como preferir.
    caso vc possua o link em uma cidade e os servidores em outra sera registrado 2 estações.
    vc pode ter 30 repetidoras e 1 estação principal.
    da mesma forma que vc pode ter uma estação principal e uma rede cabeada, os pontos onde os clientes conectam são apenas repitidores.

    Alias o nome do topico esta errado, pois esta dando a impressao de ensinar como obter SCM mais Barata, e não passando algo que a consultoria te passa ao tirar sua scm.

    Quer tirar sua SCM :: Solintel ::
    Entendi amigo...
    Mas acabou que eu me expressei mal...deixa eu explicar melhor meu caso concreto.
    Na cidade onde moro...já chega o link dedicado..e todo controle é feito por aqui mesmo.
    Porém devido aos altos preços de link dedicado...(aqui 1mb...é R$1.100,00) estarei comprando uns 30mb de adsl na cidade vizinha...(antes que o pessoal meta o pau...é a dura realidade para quem não está nos grandes centros)..e fazendo esse link da cidade vizinha para cá...Terei que montar 2 torres...uma para mandar de lá pra cá...e outra para receber aqui na minha cidade...conversando com um amigo...ele me disse que teria a necessidade de estar registrando essas 2 torres adicionais...pois ele já teve problemas com a tia ana...em um caso idêntico...por as torres não estarem cadastradas na anatel...chegaram e lacraram tudo..simples assim....
    Então lendo o tópico do amigo...percebi que realmente tem procedência o que esse amigo me falou...se tratando de ser um "RadioEnlace"....porém gostaria de saber se essas informações procedem, e qual o valor a pagar para registrar essas 2 torres...?? Seria R$ 26,83 para Fiscalização de instalação ....e R$ 12,07 por ano para Fiscalização de funcionamento??
    Desde já agradeço ao amigo pela atenção...Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: Como obter licença SCM mais barata

    Muito bem porém não vejo nenhum engenheiro iniciar o processo de licenciamento de torre com base nessa informação...
    Precisamos analisar o seguinte a maioria das torres, possui sistemas em 2.4 e 5.8GHz associados, onde encaixa isso nessa tabela?
    Vamos aguardar a sugestão dos engenheiros de plantão...

  7. #7
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como obter licença SCM mais barata

    Bem, eu acho que estão confundindo serviços.
    Serviço de Comunicação Multimídia (045) é uma coisa e Radioenlace Associado ao SCM (046) é outra coisa.
    Para você prestar o Serviço de SCM, você tem de atender a Resolução 272 da ANATEL. As estações Tronco, Repetidora e Acesso que precisarem ser licenciadas para execução do referido Serviço em atendimento a Resolução citada, o seu custo é de R$.1.340,80.
    Radioenlace Associado ao SCM (046) é um serviço diferenciado ofertado pela ANATEL somante as operadoras de SCM para a interligação de suas estações, não sendo autorizado a prestação a terceiros.
    O Serviço de Radioenlace Associado ao SCM (046) somente será aprovado pela ANATEL depois da Entidade tiver a sua Autorização de SCM aprovada tb pela ANATEL.