Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Ola amigos do Forum Under Linux !!!

    A minha duvida é a seguinte:

    Suponhamos que eu possua 3 casas , uma esta no topo de um morro e as outras duas uma do lado direito do morro e a outro do lado esquerdo , posso montar uma torre de 6metros na minha casa do meio do morro , instalar uma omni 5.8Ghz da oiwtech homologada ligada à um Bullet5 e irradiar sinal no ar nas faixas de frequencias permitidas pela anatel obdecendo os limites de potencia baixa e tal , e na minha casa do lado direito >>>> instalar um tubo de 6metros com um nanostation M5 recebendo a minha internet e conectado ao meu computador !

    O mesmo para o lado esquerdo <<<<<<<< porém lá com uma antena ZIROK 27dbi + rb433ah + R52h ?????????????????

    OU SEJA , UMA REDE PARTICULAR SOMENTE MINHA SEM CLIENTES SEM FINS LUCRATIVOS , SOMENTE PARA INTERLIGAR MINHAS 2 CASAS À MINHA CASA DO MEIO , ONDE JÁ POSSUOU UMA INTERNET DEDICADA ???

    Poderiam me informar com prescição na constituição da ANATEL onde esta EXPRESSAMENTE PERMITIDO tal feito ???

    Quais outras medidas preciso tomar para ter esta rede ? somente equipamentos homlogados nela ? obdiencia com relação as potencias do transmissor ? nota fiscal de tudo ? preciso de tantas coisas ??? ou é somente comprar os equipamentos e colocar as ANTENAS EM OPERAÇÃO ????

    Desde já agradeço a todos, Abraços t++ !!!

  2. #2

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    estavamos em aula no utf-pr (cefet-pr),,o instrutor disse que entre empresa,,,tipo ( matriz e filial,,nao precisa de nada de scm nao,,,somente equipamentos homologados,,)
    quem deve saber certinho é o ,,,,marcelogoias,,,, é membro aqui do under...

  3. #3

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    sim realmente para uso interno da empresa não necessita de scm, porem nao use anena omini, pois isso pode caracterizar itensão de venda de serviço.
    monte sua rede toda com antena dircional, pref disco fechado ou nanoM5,
    nesse seu caso acho vc so precisaria de uma SLP, Serviço Limitado Privado.
    procure pela Solintel.com.br, é uma empresa de consultoria, se for necessario a licença eles te infomarão

  4. #4

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Se o aparelho estiver FORA DA EDIFICAÇÃO, já caracteriza serviço de telecomunicação.
    O resto é balela de gente que quer arrumar desculpas.

  5. #5

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Se o aparelho estiver FORA DA EDIFICAÇÃO, já caracteriza serviço de telecomunicação.
    O resto é balela de gente que quer arrumar desculpas.
    Voçê mora num pais aonde paga os mais caros impostos do mundo e não pode usar o ar para fazer um ptp de tua casa até a outra ? usando por cima td homologado que custa CARISSIMOOOOOOOOOO e por cima usando a FREQUENCIA CORRETA , poxa que País bom não ?????
    ...............

  6. #6

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Claro que sim. Primeiramente, a Lei Geral das Telecomunicações prevê que equipamentos de Radiação Restrita não necessitam de autorização ou outorga para seu uso. Aí, é óbvio que estará sendo utilizada uma antena que extrapola uma mesma edificação ou propriedade, que é quando se necessitaria de outorga. Porém, os casos que não necessitam de outorga podem ser definidos pela Agênia, conforme prevê a mesma Lei Geral. Então, em 2008 a Anatel reeditou o Regulamento de Radiação Restrita, com número 506, em seu Art. 3o. prevê os casos quando podem ser utilizados tais equipamentos sem a necessidade de autorização da Anatel. Se estiver sendo utilizados equipamentos de radiação restrita, tanto para uso próprio, quanto para atendimento de um grupo definido de usuários como rede de suporte (acesso à Internet por exemplo), então tais equipamentos podem ser utilizados sem a necessidade de autorização da Anatel:

    "
    Art. 3
    o As estações de radiocomunicação, que fizerem uso de equipamentos de radiação restrita
    caracterizados por este Regulamento, estão isentas de cadastramento ou licenciamento para instalação e funcionamento.

    Parágrafo único. Quando a atividade de telecomunicações desenvolvida pela estação de
    radiocomunicação extrapolar os limites de uma mesma edificação ou propriedade móvel ou imóvel, e as
    estações de radiocomunicações fizerem uso de equipamentos definidos nas Seções IX e X deste
    Regulamento, aplicam-se as seguintes disposições:

    ...

    II – quando o funcionamento dessas estações servir de suporte à rede de telecomunicações
    destinada a uso próprio ou a grupos determinados de usuários, será dispensada a obtenção da
    autorização de serviço, ..."

    Assim, se uma estação de equipamentos de radiação nas condições apontadas estão de acordo com as intruções regulamentares.

    Porém, vale ressaltar que os agentes da Anatel normalmente prevaricam, isto é, praticam atos abusivos dentro da sua atividade. Eu particularmente em meus trabalhos de consultoria possuo uma lista já grande de prevaricadores aqui no Estado de São Paulo. Eles chegam a alegar, por omissão da informações do próprio regulamento que eles deveriam seguir, que pelo fato de extrapolar uma mesma edificação, deveria possuir uma outorga para prestar serviços. Se você é leigo, você dança e acaba alegando, como se estivesse ciente que estava errado, de um ato que você na realiadade estava de acordo com o previsto em Lei. Antigamente o Dentel era a menina dos olhos da Ditadura Militar para fins de controlar as comunicações. Hoje a Anatel é a menina dos olhos dos oligopólios das operadoras de telecomunicações para proteger seus interesses econômicos; aí insituiram algo que eu chamo de DITADURA ADMINISTRATIVA. Os prevaricadores alegam que você está errado por omissão dos termos previstos em regulamentos, e você é quem tem que provar que estava certo depois, ao ser chamado na Polícia Federal, contratando advogados para te defender. E então eles sabem que, conhecimento profundo sobre estes assuntos são poucos, ou melhor, raros.

    E uma observação aos navegantes: não existem regulamentos que ditam regras se tais antenas podem ser diretivas ou omnidirecionais. E mais um detalhe muito importante: vender conexão para a Internet não é serviço de telecomunicações e este assunto já passou até por sabatina da Anatel no Congresso Nacional para explicações. Uma máxima define o limite de atuação de agentes da Anatel: qualquer pessoa pode fazer tudo aquilo que não seja proibido por Lei; no entanto, agentes públicos só podem fazer aquilo que a Lei os autoriza. Então alegar que uma antena omni caracteriza venda de serviços de telecomunicações sem atentar aos regulamentos e Leis pertinentes caracteriza prática de crime por tais agentes pois existem institutos que proibem eles de fazer tais feitos. Só que num país onde a prática de abuso de poder e de autoridade é algo tão aceito que só vira crime grave se envolve dinheiro (que é o único crime que dá IBOPE; crime de corrupção).

    Atenciosamente,

    Eng. Onei de Barros Junior

  7. #7

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Sempre aparece esse mesmo tipo de perguntinha no forum.

  8. #8

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Citação Postado originalmente por Aiomar Ver Post
    Voçê mora num pais aonde paga os mais caros impostos do mundo e não pode usar o ar para fazer um ptp de tua casa até a outra ? usando por cima td homologado que custa CARISSIMOOOOOOOOOO e por cima usando a FREQUENCIA CORRETA , poxa que País bom não ?????
    ...............
    Outro erro seu é achar que está utilizando o "AR".
    Você está utilizando o espectro de rádio freqüência, que é um recurso escasso e FINITO. Portanto regulado por uma AUTARQUIA.

  9. #9

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    SCM é para comercializar internet (Servico de comunicação e multimidia), agora depende se o seu provedor permiti voce compartilhar o link que voce contratou, a velox nao permite um fio pra fora de casa.
    Ps. equipamentos homologados com certeza.

  10. #10

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sempre aparece esse mesmo tipo de perguntinha no forum.
    Numa boa , se eu não posso nem fazer enlace particular meu , pq vou me preocupar com equipamento homologado , usar frequencia licenciada, ter nota fiscal de td e mais 1milhao de coisas ?

    RESUMIDAMENTE: A ANATEL ENTÃO ACHO QUE MANDA EM VOCES POIS EM MIN NÃO MANDA !

  11. #11

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Outro erro seu é achar que está utilizando o "AR".
    Você está utilizando o espectro de rádio freqüência, que é um recurso escasso e FINITO. Portanto regulado por uma AUTARQUIA.
    FINITO ???? AUTARQUIA ???? concordo sim !!!!

    MASSSSSSSSSS.......... , estou utilizando SIM SIM SIM o AR !!!!!
    Que na verdade não tem dono ! se tivesse dono teria uma placa lá em cima no ceu pendurada dizendo: PROPRIEDADE PARTICULAR !!!

    kkkkkkk, é por isso que gatonet arregaça quem é licenciado , se nem ptp particular obdecendo as exigencias se pode fazer , então tem mesmo é que zoar td mundo !!!!

  12. #12

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Citação Postado originalmente por mateushenrique Ver Post
    SCM é para comercializar internet (Servico de comunicação e multimidia), agora depende se o seu provedor permiti voce compartilhar o link que voce contratou, a velox nao permite um fio pra fora de casa.
    Ps. equipamentos homologados com certeza.
    Sim , disse certo , A VELOX !
    Aqui não existe velox sabe amigo , e além de tudo , disponho de um link dedicado em minha residencia onde irei fazer meus 2 ptps.....

    So que tem gente que acha que a ANATEL é DONA DA VIDA DELES , pode até ser , DA DELES................
    Última edição por Aiomar; 03-06-2011 às 01:23.

  13. #13

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Kakakkakakaka, vc só pode estar zuando com a garotada mesmo. Seu fanfarão.

  14. #14

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    E so pra complementar , VOCE PODE SIM FAZER UMA REDE EXTRAPOLANDO 100KM OU + DA MESMA EDIFICAÇÃO E NAO PRECISA DE NENHUMA LICENCA PRA ISSO , APENAS A DA SUA PROPRIA VIDA ONDE VC PRECISA SER LIVRE E NÃO UM ESCRAVO DE ANATEL !!!!!!!!

  15. #15

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Kakakkakakaka, vc só pode estar zuando com a garotada mesmo. Seu fanfarão.
    SE A ANATEL DIZER QUE TU NAO PODE IR NO BANHEIRO SE PA VC OBEDECE NÃO ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. #16

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Não vou argumentar mais com você, é melhor deixar o efeito do ácido passar.
    Boa noite.

  17. #17

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Não adianta espernear tem que contratar um engenheiro e fazer um projeto para licença SLP, recolher taxas cadastrar estação e tudo mais, hoje vc fica ai todo machinho tirando sarro da Anatel, hora que a viatura com dois fiscais encostar ai no seu barraco, vai entrar aqui no fórum e postar: Fiscalização da Anatel Lacrou meus equipamentos e agora?

  18. #18

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não adianta espernear tem que contratar um engenheiro e fazer um projeto para licença SLP, recolher taxas cadastrar estação e tudo mais, hoje vc fica ai todo machinho tirando sarro da Anatel, hora que a viatura com dois fiscais encostar ai no seu barraco, vai entrar aqui no fórum e postar: Fiscalização da Anatel Lacrou meus equipamentos e agora?
    Reconheço que sua resposta esta certa amigo !
    E que tenho visto tantos 'gatos' que fazem td de qualquer jeito usando nada homologado e td mais que fico indignado ao pensar que estou me preocupando em fazer o meu proprio ptp particular de maneira td correta usando as coisas homologadas, frequencias, nfiscas etc.. etc.... etc..... e NÃO poder fazer isso pra min é inadimissivel ! rs....

    Amigo poderia então me orientar melhor oque seria essa SLP e como devo proceder ???
    Desde já Obrigado.

  19. #19

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Cara... é só ler o regulamento 506. A Unimed em Itapetininga tem uma rede em 5ghz para interligar seus sites. O colégio Objetivo aqui em Sorocaba tem uma rede toda usando 5ghz. A prefeitura de Sorocaba tem uma outra rede toda própria para fazer uma rede pessoal. Está totalmente autorizado pela Anatel. Agora, se você usar uma rede para fins próprios e for a Anatel vier em cima de você, é discriminação. Vou ter certeza que você é um dos 3 Pês da sociedade para quem autoridades costumam praticar abusos de autoridade: ou é Pobre, ou é Preto ou é Prostituta. Infelizmente é esta a realidade no Brasil. Aí, quando você tem coragem de representar contra estes caras é que cai a ficha deles e eles te deixariam em paz.

    Eu tenho uma empresa com SCM e já sofri este tipo de bullying pela Anatel. E trabalho com afiliação de provedores de Internet para operação do meu SCM com tais prestadores. Custo baixo e vantagem tributária; forte possibilidade de concorrência com as grandes operadoras nas pequenas cidades do interior. No ano passado cheguei a receber cerca de dez visitas da Anatel nos meus clientes, cerca de 5 PADOS, uns 30 ofícios e chega. Mandei tudo para o Ministério Público Federal e Polícia Federal. São dois processos apontando os erros praticados pela Anatel contra a administração pública e ainda, os crimes com suas correspondentes provas contra o Sr. Everaldo Gomes Ferreira e seus prepostos. Não contente com o feito, procurei a mídia e fui entrevistado pelo Reporter Cruz do Estadão que fez uma matéria de meia página num jornal de domingo.

    De fato, este ano sugeriram que as coisa acabassem em pizza, mas eu tenho o costume de não acreditar em criminosos. Pararam de praticar o tal bullyng de maneira direta com minha empresa. Isto é, nos casos onde opera minha empresa, este ano, quando visitaram, fizeram o "deixa disso". Claro que tive prejuízos e preciso ser indenizado. Este ano conversei com o gabinete do Sr. Ronaldo Sardenberg que foram foram muito favorável a minha representação; concordaram que a atitude dos servidores de São Paulo foram erradas. Assim, agendamos uma reunião com o Dirceu Baraviera em Brasília, que participei na semana retrasada. Um reporter janjão da Folha fez uma reportagem sobre o assunto, pago pela oposição, no mês retrasado.

    Então, é óbvio que eu tenho meus advogados que trabalhas nas ações de suporte. Mas o trabalho da justiça é muito lenta. Dá assim a impressão de total impunidade. Mas, quando você coloca a mídia, políticos, ONGs na pauta, a coisa muda. No que eu leio nos foruns daqui, tem muito mito e pouquíssima realidade. É pura falta de estudar o assunto a que lhes interessa. Aí vocês ficam vulneráveis. Pensa só, um agente da Anatel não pode ir entrando na sua casa só porque tem uma antena lá. Tem que solicita, embasar. Um grande detalhe que ninguém sabe: tem que ter habilitação para tal atividade, isto é, tem que ser engenheiro registrado no CREA; eles não são; e tem que dar tempo para você responder no seu direito da ampla defesa. Não fez isto, como lembre um fiscal chamado Humberto Barbosa Vinagre, na primeira vez que ele apareceu no meu site: tem um capítulo no código penal só para ele. Este mesmo tal Barbosa conseguiu praticar 12 crimes dentro de um processo e continua praticando outros tantos por aí. Eu disse para um delegado da polícia federal daqui de Sorocaba que eles são bandidos de carteirinha; claro que delegados da policia federal são corporativistas, isto é, tem uma tendência a proteger tais agentes porque eles se enxergam na situação deles: praticando abusos e sendo denunciados. A grande vantagem do poder de denunciar agentes da Anatel que praticam crimes é só uma: eles não andam armados para virem revidar a sua denúncia, o que não ocorreria se você denunciasse um delegado, um policial, um investigador.

    Acho interessante a discução de vocês; mas vocês são muito passivos. Acho que deveríamos voltar à época da Ditadura Militar aqui no Brasil. Se um dia um país inimigo vier invadir aqui, vocês deixariam por sermos dominados pela própria passividade. Ao que de fato acontece, grandes operadoras estão patrocinando a Anatel para proteger tais interesses. É uma questão de domínio comercial. Como pode um país ter um bem estratégico deixar por ser controlado por empresas internacionais? Globalização? Eu já denunciei na Anatel até fraude fiscal contra a Telefononica e eles simplesmente arquivam tais processos. Acho que é muito importante que nós observemos com restrição aquilo que acontece nas telecomunicações e devemos moralizar pelo básico: o servidor da Anatel tem que respeitar a Lei.

    Atenciosamente,

    Eng. Onei de Barros Jr.

  20. #20

    Padrão Re: UMA REDE PARTICULAR EM 5.8GHZ SOMENTE MINHA POSSO MONTAR SEM SCM ANATEL ???

    Acho que se o mundo acabar em 2012, e começar de novo em 2013 eu quero ser a ANATEL, VENDER O AR !