+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como dividir o link pela quantidade de clientes conectados no hotspot

    Olá, estou com o seguinte problema:
    Preciso dividir o link de forma dinamica pela quantidade de clientes conectados,
    ou seja digamos que meu link seja de 10 mega, se eu tiver 10 clientes conectados eu quero que cada cliente consuma no máximo 1 mega, se tiver 2 clientes eu quero que cada um consuma no máximo 5 mega.
    Existe alguma forma de fazer isto
    Onde consigo a documentação para estudar o queue tree?
    Grato!

  2. #2

    Padrão Re: Como dividir o link pela quantidade de clientes conectados no hotspot

    Crie uma queue com target address 0.0.0.0/0, com dowload e upload ilimitado (unlimited).
    Em queue type defina pcq.
    Coloque essa queue no inicio da lista, acima de todas as conexões hostpot.
    Pra finalizar vc personaliza o seu PCQ... para isso leia https://under-linux.org/f226/mikrotik-pcq-122247/

  3. #3

    Padrão Re: Como dividir o link pela quantidade de clientes conectados no hotspot

    sim, pesquise por mikrotik pcq

  4. #4

    Padrão Re: Como dividir o link pela quantidade de clientes conectados no hotspot

    jumperjpo,

    Conseguiu fazer a configuração para operar da forma que descreveu? to querendo configurar exatamente da forma que você descreveu... Mesmo lendo sobre PCQ não entendi como fazer

    Att.
    Edson Tessaro

  5. #5

    Padrão Re: Como dividir o link pela quantidade de clientes conectados no hotspot

    - Colaborando, para quem precisa fazer o descrito no tópico:

    - Conseguir fazer e testar, funcionou, mas somente o Download (Tx=Tramissão)

    Anexo imagens de como ficou:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         QueueTypePCQDown.jpg
Visualizações:	374
Tamanho: 	45,5 KB
ID:      	35647Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         QueueDown.jpg
Visualizações:	373
Tamanho: 	35,7 KB
ID:      	35648

    Att.
    Edson Tessaro

  6. #6

    Padrão Re: Como dividir o link pela quantidade de clientes conectados no hotspot

    - Colaborando, para quem precisa fazer o descrito no tópico:

    - Conseguir fazer e testar, funcionou, mas somente o Download (Tx=Tramissão)

    Anexo imagens de como ficou:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         QueueTypePCQDown.jpg
Visualizações:	374
Tamanho: 	45,5 KB
ID:      	35647Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         QueueDown.jpg
Visualizações:	373
Tamanho: 	35,7 KB
ID:      	35648

    Com base no tópico sobre PCQ
    https://under-linux.org/entry.php?b=852

    Att.
    Edson Tessaro.

  7. #7

    Padrão Re: Como dividir o link pela quantidade de clientes conectados no hotspot

    Muito boa essa explicação e os comentários.Sou novato e to com uma duvida.O FreeRadius consegue trabalhar com essas Queue´s ? ou as Queue´s conseguem falar com ele ?Pergunto isso pq coloquei um hotspot em um hotel, vendo este post, vou fazer uma fila pra poder dividir a banda dinamicamente entre os conectados. Minhas dúvidas sao:Consigo diferenciar os que estao conectados e autorizados (autenticação feita) dos que tao so pendurados na tela de login ? pois se contar os que estao pendurados sem login, eles vao acavar fazendo dar uma velo menor para os logados .Consigo diferenciar os usuarios e fazer ou ele entrar na fila simples (free de baixa velo) ou na fila onde a velo é mais rapida (paga com banda maior). Consigo fazer essa diferenciação no login do FreeRadius e quando logado o usuario irá pra ficar certa (a que o Freeradius mandar) ?:valeu turma, só me passem mais ou menos o esquema que eu corro atrás, nao quero nada de mao beijada!valeuuuuu