+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP 4KM

    bom dia a todos e o seguintes amigos tava querendo a opiniao de vcs sobre qual melhor antena pro meu ptp no ponto A vou usar uma rb 433 e cartao r52h em 5.8 no ponto B uma rb 411 e carato r52h, mas to na duvida em qual antena usar a zirok 60cm ou a aquario 40cm , pelo q eu vi dizem q a zirok é meio complicada de alinhar, a aquarios tbm sao ?
    a visada é boa . desde de ja agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: PTP 4KM

    sem dúvidas a antena aquário com um bullet M5HP seria a melhor opção. Sendo que a capacidade pode ser maio que 4km,s...

    Boa sorte amigos

  3. #3
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 4KM

    Vai de RB433 com cartão R52H + antena disco, é bom, versátil e seguro... nada contra usar bullet, mas ele tem suas limitações, sem se falar em todo o poder de gerenciamento do mikrotik. quanto as antenas Zirok, são excelentes e depois que você entende o funcionamento delas fica fácil... sempre comece a alinhar em +- 70° se o plano for reto, se for mais baixo baixe mais ainda para 40 ou 60°
    Última edição por OSNIR; 06-06-2011 às 15:30.

  4. #4

    Padrão Re: PTP 4KM

    Uma aquario fecha easy...

    Abraçoss

  5. #5

    Padrão Re: PTP 4KM

    cara pra que tanto investimento em poucos km.coloque um par de nano5 se quiser passar mais banda coloca M.pode ser ate nanoloco mesmo...dica: (PAR DE NANOSTATION LOCO M 5.8 media de 400 CONTO)

  6. #6

    Padrão Re:

    Aquario 5.8 25dbi (MM-5825). É até demais para 4km...

  7. #7
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 4KM

    para esse caso 2 nano m5 faz o serviço com folga e com bastante passagem de banda ...
    se for usar mk nos 2 pontos use mini pci r52 h com antena aquário que fica muito bom ...

  8. #8

    Padrão Re: PTP 4KM

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Vai de RB433 com cartão R52H + antena disco, é bom, versátil e seguro... nada contra usar bullet, mas ele tem suas limitações, sem se falar em todo o poder de gerenciamento do mikrotik. quanto as antenas Zirok, são excelentes e depois que você entende o funcionamento delas fica fácil... sempre comece a alinhar em +- 70° se o plano for reto, se for mais baixo baixe mais ainda para 40 ou 60°
    Detalhe que não se acha mais Zirok nova no mercado... eles vão encerrar as atividades mês que vem, segundo a atendente. Uma boa também seria usar a SXT 5HnD da Mikrotik ao invés de Nano. Pelo preço vale bem mais a pena, já que o RouterOS é sem dúvida superior ao AirOS em termos de gerenciamento. São antenas de 16dBi, que operam em 802.11a/n, em 1x1 ou 2x2, usando o protocolo Nv2 da MK. Conversei com um fornecedor ontem, e ele me relatou que teve clientes com PtP de 6 a 8km com visada que fecharam 200mbps agregado. Preço na faixa de R$280,00.

  9. #9

    Padrão Re: PTP 4KM

    8km com SXT, pago pra ver...
    fiz um ptp de 1.5km que meu deu foi mto trabalho...

  10. #10

    Padrão Re: PTP 4KM

    Pois é... vou implementar essa semana (de 1,5km no caso). Posto resultados =)

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    8km com SXT, pago pra ver...
    fiz um ptp de 1.5km que meu deu foi mto trabalho...

  11. #11
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 4KM

    Nada demais fechar 8km com o SXT da mikrotik com visada perfeita e pouca interferência, ja vi conectar com nano station e até nano loco a esta distância.... agora fechar 200mb isso sim é piada.... concordo também que o mikrotik da show no AIROS, isso é indiscutivel e até sem cabimento fazer a comparação.

  12. #12

    Padrão Re: PTP 4KM

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Nada demais fechar 8km com o SXT da mikrotik com visada perfeita e pouca interferência, ja vi conectar com nano station e até nano loco a esta distância.... agora fechar 200mb isso sim é piada.... concordo também que o mikrotik da show no AIROS, isso é indiscutivel e até sem cabimento fazer a comparação.
    Pois é... como disse antes, vou fechar essa semana (amanhã no caso) e vamos ver no que vai dar....
    Com NanoStation links assim tem de sobra mesmo, mas acho brabo passar 200mb com os SXT... Testei em bancada e ficou estável nos 50mb full (latência de 30ms numa distância de uns 3m). Tava com potência de 2dBm. Mas enfim, como disse, irei testar amanhã e posto resultados.

    Abraço!
    Última edição por marlondomenech; 05-07-2011 às 21:17.

  13. #13

    Padrão Re: PTP 4KM

    Como prometido, estão aqui os resultados.
    Consegui, numa região de bastante interferência em uma das pontas e livre na outra, um link de 4km com 17mbps full e sinal de -72dBm. Link estável, com latência em torno de 20ms em uso máximo, 2 a 3 ms quando ocioso.
    Usei 22dBm de potência nas duas pontas. Zona de Fresnel QUASE perfeita.
    Foi usado as duas polarizações num canal de 40MHz (2 de 20MHz agregados).
    Enfim, acredito que seja sim um bom equipamento para pequenas distâncias e pouco tráfego (no meu caso eram 10mbps full).
    O link ficou realmente estável, melhor que eu imaginava.
    Acima desses 4km, em lugares com alta poluição do espectro, acredito que não é uma boa pedida.
    Tenho alguns enlaces curtos (de 1 até 3km) a fazer, então vou pegar mais uns 5 pares desse SXT, por falta de NanoBridge.
    Outra coisa interessante. O fornecedor me disse que abria 25 graus o lóbulo dessa antena. Realmente abre mais ou menos isso, pelos cálculos que fiz.
    Enfim, é isso.

    Abraço a todos ;D

  14. #14

    Lightbulb Re: PTP 4KM

    um par de NanoBridge M5 de 25dbi ficaria show e barato tbm ;D

    abraços

  15. #15

    Padrão Re: PTP 4KM

    Citação Postado originalmente por Handrigo Ver Post
    um par de NanoBridge M5 de 25dbi ficaria show e barato tbm ;D

    abraços
    Pois é... mas tá complicado de comprar NanoBridge... pelo menos os meus fornecedores estão com filas de espera intermináveis desses equipamentos...
    Aí a gente se vira como dá né;D

  16. #16

    Padrão Re:

    Marlon, como tu é de Santa Catarina acredito que minha dica te sirva.

    Procura o Paulo Escobar, da PS Informática de Trindade do Sul (perto de Passo Fundo, RS). Ele faz representação autorizado da Streakwave Brasil (ou seja, equipamentos homologados, com nota fiscal e selo de homologação).

    O site é www.psinformatica.inf.br

    Como eu citei em outro post, não te baseia pelo preço do site, pois é maior em função da comissão da loja virtual. Faz contato pessoalmente com ele pelo msn [email protected]

    Sempre que eu precisei de equipamentos o Paulo me atendeu. Não sei agora no presente momento, mas é válida a pesquisa.