Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    bom olha sua estrutura pois eu estou aqui colocando 512 por R$53,00 quando eu dobrei a velocidade as antenas transmissoras não suportaram!!

    Esse que é o problema, quando chega nesse ponto de aumentar a velocidade para não perder cliente o provedor já esta meio quebrado, imagina que dar um update nas torres com novos equipamentos para sustentar esse upgrade de velocidade, estamos enfrentando atualmente esse problema, onde as torres de 2.4GHz estão no limite! Toda proposta de melhoria tem de ser seguida de um bom projeto de rede para não ficar apenas no papel...

  2. #22

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Esse que é o problema, quando chega nesse ponto de aumentar a velocidade para não perder cliente o provedor já esta meio quebrado, imagina que dar um update nas torres com novos equipamentos para sustentar esse upgrade de velocidade, estamos enfrentando atualmente esse problema, onde as torres de 2.4GHz estão no limite! Toda proposta de melhoria tem de ser seguida de um bom projeto de rede para não ficar apenas no papel...
    Everton...

    Infelizmente.. em 2.4ghz.. não é capaz de dar uma boa velocidade aos clientes... chega um certo ponto.. que se vc liberar demais.. todos da rede ficam intrafegável...

    Então.. a soluçao mesmo é em 5.8... criando POP´s ..olha.. vou te dizer.. deu uma melhorada 90% da rede, fora a instalação nos clientes ficou mais fácil.

    Em 2.4.. o maximo que da para fazer... é criar POP´s... no máximo 25 clientes on line.. mais que isso.. é enforcar o tráfego.

    Abraço

  3. #23

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    numa nanostation m5 consigo empendurar quantas nanos loco funcionando em WDS??

  4. #24

    Padrão Re:

    Teletanbs, porque WDS no AP? O correto para ponto-multiponto não seria AP-Bridge?

    Se for o caso de bridge, eu não recomendaria ultrapassar os 32 MACs da ACL do aparelho. Tenho essa "regra" na minha rede 2.4 usando Bullet 2 em Bridge, e 500k de banda. Para não forçar o Bullet cadastrei 30 estações, e até o momento não estourou os 4 mega de tráfego do aparelho (limite teórico MEU).

    Em 5.8 pode-se passar BEM mais que isso, obviamente. E mesmo assim convém não abusar da sorte. No protocolo A eu estimo uns 15 mega de tráfego, a serem divididos entre todas as estações. No protocolo N calculo uns 30 mega. Ficaria mais propício para entregar planos de 1 mega ao assinante.

    Sabe o que é interessante nessa questão de capacidades? O tráfego em mbps/s "mata" o rádio através do processamento, que não é capaz de tratar todos os pacotes que circulam na conexão. Tenho uma RB750G fazendo o roteamento do meu link, e notei que quando bate 4 mega de tráfego o processamento chega a 30% (e o processador dessa RB é de 680Mhz). Esses 4 mega de tráfego equivalem-se a aproximadamente 800 pacotes por segundo.

    Se um aparelho que tem processamento de 680Mhz (mais que um computador com K6 II, por exemplo) "xia" para conseguir tratar de um tráfego de 800pps, imagina o processador de uma NanoStation M5 (não recordo o clock agora de memória), tento que encaminhar cada ip, cada MAC para o seu respectivo destino/origem??

    Por isso que outros camaradas aqui do Fórum já relataram problemas com o Rocket quando submetidos a altos tráfegos. Não há processamento no aparelho para tratar todas as requisições/respostas em uma conexão de alta demanda. Não se trata de memória, sensibilidade de RF, ACK, CCQ, nada disso. É uma questão de puro PROCESSAMENTO.

    Resumindo, a preocupação maior nem é com a quantidade de estações conectadas ao aparelho, mas sim o tráfego total gerado por essas estações. Por isso aquela regrinha de 40 clientes em 200k, 30 clientes em 500k e 20 clientes em 1 mega (não necessariamente essa proporção).

    Agora, convenhamos: querer que um radinho de 250 reais segure tanto tráfego como um rádio digital é pedir um pouco demais... Por melhor que ele seja, .

  5. #25

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    é complicado!!

  6. #26

    Lightbulb Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    Eu disse em outro tópico e vou repetir aqui! Vamos fazer associações para compra link em grande escada, outro amigo mencionou fazer um tele-atendimento para toda associação, para diminuir os gastos!

  7. #27

    Padrão Re:

    TEORICAMENTE é assim... na prática é um pouco diferente..

    uma rb750g ja fiz roteamento+qos de links de até 12mbit/s .. sem colar processamento (50~60%)

    e em uma nano5 que tenho.. consigo 20mbit/s com uns 15 clientes online.. coloquei a nano inicialmente para atender minha residencia... e aconteceu que, +1.. +2 clientes.. e funcionou..

    so que a nano nao tem nem modulo iptables carregado nela.. conection tracking fica desligado neste caso.. entao ela, neste caso, vai conseguir uma performance muitooo boa em relação a rb750g ...

    na rb750g vc tem conntrack ativo, firewall, etc.. isso ja consome bastante CPU .. na versao 5.x do mikrotik tem uma ferramente interessante.. chamada profile .. ela mostra oque esta ocupando a cpu...


    a nano deve ter no maximo 400mhz ... contra 680mhz da 750G (que pode ser setado para 800mhz sem problemas).



    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Teletanbs, porque WDS no AP? O correto para ponto-multiponto não seria AP-Bridge?

    Se for o caso de bridge, eu não recomendaria ultrapassar os 32 MACs da ACL do aparelho. Tenho essa "regra" na minha rede 2.4 usando Bullet 2 em Bridge, e 500k de banda. Para não forçar o Bullet cadastrei 30 estações, e até o momento não estourou os 4 mega de tráfego do aparelho (limite teórico MEU).

    Em 5.8 pode-se passar BEM mais que isso, obviamente. E mesmo assim convém não abusar da sorte. No protocolo A eu estimo uns 15 mega de tráfego, a serem divididos entre todas as estações. No protocolo N calculo uns 30 mega. Ficaria mais propício para entregar planos de 1 mega ao assinante.

    Sabe o que é interessante nessa questão de capacidades? O tráfego em mbps/s "mata" o rádio através do processamento, que não é capaz de tratar todos os pacotes que circulam na conexão. Tenho uma RB750G fazendo o roteamento do meu link, e notei que quando bate 4 mega de tráfego o processamento chega a 30% (e o processador dessa RB é de 680Mhz). Esses 4 mega de tráfego equivalem-se a aproximadamente 800 pacotes por segundo.

    Se um aparelho que tem processamento de 680Mhz (mais que um computador com K6 II, por exemplo) "xia" para conseguir tratar de um tráfego de 800pps, imagina o processador de uma NanoStation M5 (não recordo o clock agora de memória), tento que encaminhar cada ip, cada MAC para o seu respectivo destino/origem??

    Por isso que outros camaradas aqui do Fórum já relataram problemas com o Rocket quando submetidos a altos tráfegos. Não há processamento no aparelho para tratar todas as requisições/respostas em uma conexão de alta demanda. Não se trata de memória, sensibilidade de RF, ACK, CCQ, nada disso. É uma questão de puro PROCESSAMENTO.

    Resumindo, a preocupação maior nem é com a quantidade de estações conectadas ao aparelho, mas sim o tráfego total gerado por essas estações. Por isso aquela regrinha de 40 clientes em 200k, 30 clientes em 500k e 20 clientes em 1 mega (não necessariamente essa proporção).

    Agora, convenhamos: querer que um radinho de 250 reais segure tanto tráfego como um rádio digital é pedir um pouco demais... Por melhor que ele seja, .

  8. #28

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    esqueci de comentar...

    alguns ou a maioria destes radios de grande capacidade possuem chips FPGA, a capacidade de processamento dos pacotes por segundo fica muito maior....

  9. #29

    Padrão Re:

    Concordo contigo, Alexandre.

    Teu comentário segue a lógica do que eu disse antes: os relatos de problemas de perda de performance nos equipamentos da UBNT se referem a usos extremos, com grande quantidade de usuários simultâneos conectados.

    A questão nem é o tráfego em si, em Mbps, mas sim o efeito gerado por esse tráfego. 1 usuário conectado baixando arquivos da internet a 2mbps (20 mega de tráfego) gera um efeito mínimo comparado a 100 usuários conectados e baixando arquivos a 200kbps (mesmos 20 mega de tráfego).

    Tudo isso porque a quantidade de requisições e respostas feitas é MUITO maior. Nesse sentido que me refiro que o tráfego em si não 'enforca' o processamento do aparelho, mas sim a quantidade de pacotes que o aparelho terá que encaminhar para os destinos corretos.

    De uma forma geral e simplificada é assim que a coisa funciona, não é mesmo?
    Última edição por Jadir; 23-06-2011 às 12:45.

  10. #30

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    Pessoal, vi ontem na televisão que o governo lançou la algo sobre o PNBL e a reporter disse que o governo quer que as empresas vendam 1 mega por R$ 35,00. Mas alguem sabe o que o governo vai fazer para nos dar condições de vender 1 mega nesse preço?

  11. #31
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    Este é um dos tópicos mais interessantes que vi no UNDER até agora, e todos contribuiram um pouco, vai aqui minha opinião e esclarescimentos: Concorrer com as TELECONS não é fácil mas também não é impossível, o segredo está ai no enunciado, qualidade em serviço + qualidade em atendimento.

    O governo é incopetente em muitas áreas, e ainda quer se meter na área de tecnologia colocando pessoas que não tem conhecimento nehum na área.Então vamos lá... A maioria das empresas de telecom tem sua rede sucateada, é o caso da OI, EMBRATEL e TELEFÔNICA...esta ultima tem investido muito ultimamente e se mostra superior as outras mencionadas... empresas como INTELIG, GVT entre outras começaram com o pé direito trabalhando com fibra cortando todo o país e levando links imensos onde chegam dai o fato de venderem internet com preços tão baixos... dai vem o governo e diz que vai obrigar as TELECO a vender internet de 1mb por r$ 35,00... as empresas e colocam nas entrelinhas que este plano é limitado a 300mb de dowload mensais...
    isso é uma verdadeira palhaçada...isso é plano de internet banda larga?

    Os melhores serviços de internet são prestados pelos pequenos provedores, pois são eles que chegam onde não tem água, não tem luz, não tem telefone e não tem estradas... são estes provedores que atendem seus clientes com atenção e realmente resolvem seus problemas de conexão ou de hardware... liguem para qualquer operadora e façam o teste para ver como funciona o suporte...
    vejam quando alguém poderá ir a um cliente ver porque seu msn não entra...
    ou porque seu monitor não liga. mesmo assim não há reconhecimento pelas autoriades a estas empresas...ou melhor, na hora de fiscalizar ou de receber os impostos há sim o reconhecimento.

    Hoje vemos as redes 2.4ghz que já foram uma maravilha da tecnologia ruirem... as redes 5.8ghz vão chegar ao mesmo destino se a coisa continuar como está...
    mas enquanto isso não ocorre vale algumas dicas para um bom provedor, falta pouquissimo para eu chegar a este ponto:

    * link dedicado com margem de 20% de folga para atender bem seus clientes
    * mikrotik rodando redondo em servidor ou rb (particularmente prefiro uma rb 1100)
    *servidor DNS local para dar um ap na paginação
    * servidor CACHE para dar um up nos dowloads e videos
    * rede wireless 2.4ghz + 5.8ghz AIRMAX respeitando-se as limitações dos equipamentos
    * sistema de backup de energia para mais de 6 horas em caso de interrupção na rede elétrica
    * estação licenciada
    * suporte rápido e eficaz
    * serviço pós venda

    Esta deve ser a estrutura básica de uma empresa que quer vender serviço de internet.
    Última edição por OSNIR; 20-07-2011 às 20:19.

  12. #32

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Este é um dos tópicos mais interessantes que vi no UNDER até agora, e todos contribuiram um pouco, vai aqui minha opinião e esclarescimentos: Concorrer com as TELECONS não é fácil mas também não é impossível, o segredo está ai no enunciado, qualidade em serviço + qualidade em atendimento.

    O governo é incopetente em muitas áreas, e ainda quer se meter na área de tecnologia colocando pessoas que não tem conhecimento nehum na área.Então vamos lá... A maioria das empresas de telecom tem sua rede sucateada, é o caso da OI, EMBRATEL e TELEFÔNICA...esta ultima tem investido muito ultimamente e se mostra superior as outras mencionadas... empresas como INTELIG, GVT entre outras começaram com o pé direito trabalhando com fibra cortando todo o país e levando links imensos onde chegam dai o fato de venderem internet com preços tão baixos... dai vem o governo e diz que vai obrigar as TELECO a vender internet de 1mb por r$ 35,00... as empresas e colocam nas entrelinhas que este plano é limitado a 300mb de dowload mensais...
    isso é uma verdadeira palhaçada...isso é plano de internet banda larga?

    Os melhores serviços de internet são prestados pelos pequenos provedores, pois são eles que chegam onde não tem água, não tem luz, não tem telefone e não tem estradas... são estes provedores que atendem seus clientes com atenção e realmente resolvem seus problemas de conexão ou de hardware... liguem para qualquer operadora e façam o teste para ver como funciona o suporte...
    vejam quando alguém poderá ir a um cliente ver porque seu msn não entra...
    ou porque seu monitor não liga. mesmo assim não há reconhecimento pelas autoriades a estas empresas...ou melhor, na hora de fiscalizar ou de receber os impostos há sim o reconhecimento.

    Hoje vemos as redes 2.4ghz que já foram uma maravilha da tecnologia ruirem... as redes 5.8ghz vão chegar ao mesmo destino se a coisa continuar como está...
    mas enquanto isso não ocorre vale algumas dicas para um bom provedor, falta pouquissimo para eu chegar a este ponto:

    * link dedicado com margem de 20% de folga para atender bem seus clientes
    * mikrotik rodando redondo em servidor ou rb (particularmente prefiro uma rb 1100)
    *servidor DNS local para dar um ap na paginação
    * servidor CACHE para dar um up nos dowloads e videos
    * rede wireless 2.4ghz + 5.8ghz AIRMAX respeitando-se as limitações dos equipamentos
    * sistema de backup de energia para mais de 6 horas em caso de interrupção na rede elétrica
    * estação licenciada
    * suporte rápido e eficaz
    * serviço pós venda

    Esta deve ser a estrutura básica de uma empresa que quer vender serviço de internet.
    Vai ganhar uma estrelinha...!
    ;D

  13. #33
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    Rsrs... obrigado, mas as vezes ficamos pela garganta de tanto descaso e desrespeito com quem trabalha sério no país... cadê a telebrás? pra que ela serve mesmo? por que ela não corta este país levando link a todos que querem trabalhar e colaborar pelo crescimento do nosso Brasil? dou emprego a 5 pessoas... fora os empregos indiretos qua ajudo a criar... renda, impostos e progresso para meu municipio.

    abraço a todos.

  14. #34

    Padrão Re: Sugestão dos amigos que enfrentam a concorrencia de grandes Teles.

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Rsrs... obrigado, mas as vezes ficamos pela garganta de tanto descaso e desrespeito com quem trabalha sério no país... cadê a telebrás? pra que ela serve mesmo? por que ela não corta este país levando link a todos que querem trabalhar e colaborar pelo crescimento do nosso Brasil? dou emprego a 5 pessoas... fora os empregos indiretos qua ajudo a criar... renda, impostos e progresso para meu municipio.

    abraço a todos.
    Pois é...Mas sabe onde a Telebrás está nessa hora???
    Recebendo o salário que sai do NOSSO bolso, bancando os "Bons Samaritanos" e recebendo propinas por fora das grandes teles que podem muito bem molhar as mãos deles e bancar todos os luxos e desmandos que eles quiserem ter!
    ISSO É B R A S I L ! ! !