+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Olá, tenho uma rb450 ligado a um rocketm5 em um link com a minha operadora recebendo um link dedicado de 30 mb, gostaria de saber como faço para testar via mikrotik se a operadora esta liberando realmente os 30 mb.

    Queria testar no começo da rede direto no AP do enlace pela RB450G, para excluir qualquer problema de enlace ou outros e até porque essa torre onde recebo o link esta a alguns KM daqui e fica em um local de dificil acesso.

    Tem algum comando ou script q faça o mikrotik efetuar um download para testar o download do link ?? Sei que alguns servidores são limitados o up, então como testo o download com uma taxa de 30 MB ??

    Procurei no forum e não achei nada sobre isso, só achei alguns medidores de velocidade pela net, mas pelo mikrotik não tem como testar.

    Agradeço a todos que puderem me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Quando eu quero testar um link até o seu limite, eu coloco inúmeros downloads para fazer e vou somando as taxas de downloads até extrapolar o total do link. Claro, coloque downloads de arquivos grandes, algo em torno de 500Mb ou mais, e deixe rodar um bom tempo, para depois acompanhar os gráficos gerados. Gráficos com MRTG ou RRDTool são ótimos para isso.

  3. #3

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Amigo, primeiro crie um gráfico para ser gerado dentro do mikrotik, dessa forma voce vai poder ter ideia do consumo que está no seu link de borda.

    Voce pode estar fazendo inúmeros downloads de vários servidores, preferencialmente servidores de grande porte e no brasil: Uol, Microsoft, servidores da UFPR e etc... até o link topar... Use um gerênciador de Downloads, pois isso pode ajudar a gerar tráfego.

    A mesma coisa recomendo no UPload. Fazer vários Ups em servidores renomados como megaupload, 4shared e outros que voce encontre via Google... lembrnado que é melhor fazer o máximo possivel de uploads.

    Não caia no conto de que fazer teste no copel ou speed test e bater a banda significa que seu link está na velocidade correta.

    Em muitos casos existem operadoras que manipulam o tráfego e no final das contas seu link é dedicado só no nome.

  4. #4
    Avatar de angelangra
    Ingresso
    Jul 2007
    Localização
    Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brazil, Brazil
    Posts
    366

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Qual gerênciador de Downloads você acha melhor para fazer esse tipo de teste?

  5. #5

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Gosto muito do FlashGet procure um no site do baixaki.

  6. #6

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Via download realmente é o jeito explicado acima, porem minha dúvida é se é possível fazer este teste via MIKROTIK.

    Achei na net um comando assim:

    /tool fetch url="http://www.sitedodownload.com.br/arquivodedownload.xxx" mode=http

    Ou seja seria somente mudaria o URL do link e pronto... Mas não funciona....

  7. #7

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Acho Desncessário fazer esse teste dentro do mikrotik, visto que voce com um notebook plugado com um patch cord direto na RB, sem passar por firewall nem nada, teria o resultado esperado.

    Acredito que se o mikrotik tiver um HD voce possa tentar fazer algum script para ele fazer download via FTP de algum servidor externo.

    Mas enfim, por praticidade prefiro o método que citei anteriormente. Fica a seu cargo.

  8. #8

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Pra quem usa velox pode usar este scrip no terminal

    /tool fetch url="http://arquivos.oi.com.br/M50.zip" mode=http

    Pena que não dá a velocidade, somente o tempo final de download, neste caso tem q fazer as contas.

  9. #9

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    Pessoal alguém sabe como emitir teste de jitter com o triffic generator?

  10. #10

    Padrão Re: Testar banda real do link via MIKROTIK...

    O ideal é realizar testes de vários sites diferentes. Não adianta baixar a ISO do Kurumin, pois certamente este conteúdo esta no PTT. EU gosto de testar rotas internacionais, saturar com downloads pesados ou streaming de vídeo. Crie planilhas com gráficos de diferentes horários.
    E mesmo assim, infelizmente a banda por si só não quer dizer muita coisa. O tempo de resposta e as rotas em si são tão importantes quanto a velocidade. A turma do jogo online e streaming em tempo real são os que mais notam as pequenas oscilações de um link.