+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Proxy atraz da rb433

    boa tarde a todos... estou com um pequeno dilema.. e venho humildemente solicitar ajuda de Vossos extimados colegas..
    minha situação e a seguinte.. tenho um servidor proxy montado em um pc onde eu usava atraz de uma rb433 com um cartao XR2 conectado em uma omini multi direcional fazendo bridge para o servidor, onde nao controlava nada na rb e sim no servidor proxy/pc, entao resolvi expandir o negócio.. comprei mais uma rb433, mais um cartao RX2, e troquei a antena omini por 2 setoriais de 33 dbis, com um toto aqui mesmo do forum consegui colocar o link pra funcionar em modo ap.. agora preciso configurar a rb mudar o gateway do modem para o servidor proxy. vou tentar desenha um esquema

    esquema atual

    modem <---> RB433 <--> Clientes

    esquema pretendido

    Modem <---> servidor proxy <---> RB433 <---> Clientes

    sei que tenho que mudar a rb de ap para bridge.. ai que entra o problema.. preciso de um tuto para fazer tal facanha..


    desde ja agradeço a todos..

    modelo da Rb433ah

  2. #2

    Padrão Re: Proxy atraz da rb433

    Boa noite Deputado !

    Entra no google, e coloca na busca MANUAL MIKROTIK, se não conseguir volta aqui que te ajudo...rsss

  3. #3

    Padrão Re: Proxy atraz da rb433

    ae mano.. o manual que eu encontro nao ensina fazer o bridge para o servidor.. e sim para o modem.. e nao e isso que eu quero...

  4. #4

    Padrão Re: Proxy atraz da rb433

    cara porque você não faz o seguinte.


    modem<----->rb<----->clientes


    Detalhe esse proxy deve ser conectado em uma interface dedicada na sua RB, ou seja vai trabalhar em paralelo
    |
    |
    PROXY

    Sendo assim você precisa de 3 placas na sua RB e só é necessário criar 2 regras da mangle e uma rota para o servidor proxy.
    Assim você consegue especificar quais clientes vão passar pelo proxy ou quais redes.
    Última edição por daniloneves; 17-06-2011 às 13:14.

  5. #5

    Padrão Re: Proxy atraz da rb433

    meu sistema atual e assim:
    eth0 modem -- 192.168.3.254 (atualmente e o gateway)
    eth0 rb -- 192.168.88.1 (esta inferface deixo ela para conectar um pc para manutenção via cabo de rede rj-45)
    eth1 rb -- 192.168.3.1 (esta interface eu uso para puxar a internet do modem esta na mesma faixa de ip do modem)
    eth2 rb -- "em branco" (esta interface atualmente nao tem utilidade)
    wlan rb -- 192.168.2.1 (esta interface e a que faz a comunicação da rede dos meus clientes.. onde e repassado a internet via radio)

    a rota esta apontando diretamente para o modem

    e eu quero assim?

    eth0 modem -- 192.168.3.254 (esta interface e o modem pripriamente dito, hardware)
    eth0 servidor -- 192.168.3.1 (esta interface conecta o servidor no modem, esta na mesma faixa de ip do modem)
    eth1 servidor -- 192.168.1.1 (esta interface é a saida de internet para a rb, esta na mesma faixa de ip da eth1 da rb)
    eth0 rb -- 192.168.88.1 ( esta interface é para possiveis manutenção diretamente da rb no pc via rj-45)
    eth1 rb -- 192.168.1.2 (esta interface é usada para buscar a internet do servidor, esta na mesma faixa de ip eth1 do servidor)
    eth2 rb -- "pode ficar em branco"
    wlan rb -- 192.168.2.1 (esta interface nao pode ser mudada, e a faixa de ip que os clientes conectam na rede hi-fi)

  6. #6

    Padrão Re: Proxy atraz da rb433

    cara só um conselho meu....se eu fosse vc colocaria o servidor proxy em paralelo em sua RB.
    Com um cabo cross conectado entre a sua RB e seu proxy com uma interface dedicada na sua RB, sem bridge.
    Por que assim você não corre risco de seu proxy parar e vc ficar sem acesso web.
    Do jeito que eu to falando caso venha acontecer alguma coisa com proxy você só desativa as regras de redirecionamento que todos seus clientes voltam a navegar normalmente sem o proxy.
    Essas regras pode ser feito com mangle, como fazer essas regras eu já postei no Viva o Linux - A maior comunidade Linux da América Latina! e só estou aguardando a galera postar o artigo
    Última edição por daniloneves; 18-06-2011 às 01:38.

  7. #7

    Padrão Re: Proxy atraz da rb433

    desculpa amigo, mas realmente nao é isso que eu quero...

    o servido deve obrigatóriamente ficar atras da rb e nao em paralelo!