+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com TX e RX no Nano M5

    Pessoal,

    estou enfrentando um problema em relação ao tx muito baixo em relação ao rx mesmo com o Airmax nivel bom e e sinal bom.

    a relação fica em RX: 44.02 Mbps TX: 0.72 Mbps

    Alguém passou por essa dificuldade?

  2. #2

    Padrão Re:

    Descreva melhor o teu cenário, citando a aplicação (ptp ou ptmp), os equipamentos utilizados na aplicação, as configurações no software de cada equipamento, a versão do software dos aparelhos, enfim...

    Sem informações mais precisas não há como analisar a tua necessidade.

  3. #3

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    um dos dois pontos esta desalinhado

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    Eu tinha uma situação parecida.
    Já não sabia mais o que fazer.
    Daí por outra necessidade, a de ter acesso remoto e externo aos rádios, tiramos o ip privado e colocamos ip público.
    Não entendi o motivo, mas a verdade é que igualou o TX e RX na hora.
    Nâo era loop na minha rede interna, pois este enlace estava fora da minha rede. Estava sendo preparado para receber um link.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    Amigo, posta melhor a sua situaçao, possivelmente pode ser o canal ou ate mesmo atualizaçao de firmware resolve.
    O cliente ja estava funcionando e deu problema? e ptp ou ptmp? posta ai pra gente poder te ajudar.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    Pessoal,

    Reformulando minha dúvida !!!

    Meu Ambiente é um Ponto multi ponto, um Nano M5 como AP e Nanos M5 clientes, tenho aproximadamente 25 clientes na torre com no máximo 5 km de distancia.
    Estou enviando as telas da configuração dos meus Nanos em anexo para que possamos avaliar a situação
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano main.jpg
Visualizações:	913
Tamanho: 	43,3 KB
ID:      	23689Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano wirelles.jpg
Visualizações:	695
Tamanho: 	30,1 KB
ID:      	23690Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano network.jpg
Visualizações:	625
Tamanho: 	25,8 KB
ID:      	23691Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano advanced.jpg
Visualizações:	748
Tamanho: 	31,1 KB
ID:      	23692Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano txrx.jpg
Visualizações:	722
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	23693

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    Amigo tenta colocar o ACK ajuste automatico, e se for todos os nanos com problema, mostra as configuração dos seus APs.

    ABRAÇOS

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    Segue as telas do AP

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap main.jpg
Visualizações:	571
Tamanho: 	41,3 KB
ID:      	23706Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap advanced.jpg
Visualizações:	651
Tamanho: 	30,8 KB
ID:      	23703Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap network.jpg
Visualizações:	564
Tamanho: 	28,5 KB
ID:      	23704Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap wirelles.jpg
Visualizações:	547
Tamanho: 	28,6 KB
ID:      	23705

  9. #9

    Padrão Re:

    Jonatas, teus ACK estão totalmente errados. Observe a distância real dos teus clientes e seta no AP o ACK proporcional ao cliente mais distante (uma vez que será esse mais distante que o AP deverá "esperar" mais para fechar uma comunicação perfeita).

    O cálculo do ACK funciona assim, na prática: o aparelho está setado com ACK 30; logo ele pensar consigo próprio "devo esperar até 30us durante a transmissão para minhas estações". Se um cliente está a 1km, ele deve ser aguardado um tempo maior durante a comunicação, pois a própria distância física impõe esse "atraso" na troca dos pacotes. Se o AP não estiver configurado para aguardar esse cliente mais distante, vai ocorrer do cliente perder pacotes durante a conexão. Ou seja, qualidade comprometida.

    A potência dos teus aparelhos está ABSURDAMENTE ALTA. Para essa mesma situação, de 5km do AP ao cliente, o máximo que eu usaria seria 100mw, e testando muito pra tentar baixar o máximo possível.

    Experimenta setar um MCS fixo no teu AP e nos teus clientes. Testa qual a melhor configuração de Rate no teu cliente mais distante, e faz essa configuração padrão para todos os demais. Por exemplo, se o teu cliente que está distante 5km só aceita uma conexão com MCS 12, não adianta tu configurar MCS 15 no AP porque a conexão dele não vai ficar legal. Ah, e muito menos deixar em automático...

    Quando tu seta um MCS alto (13, 14 ou 15), tu precisa manter nos teus clientes um nível de sinal mínimo para poder assegurar nível de qualidade para esse MCS. De nada adianta, por exemplo, ter um cabo de rede categoria 6 (que teoricamente fecha uma rede /1000) e esse cabo de rede estar com os plugs oxidados. Como tu acha que ficará a qualidade dessa conexão de rede? Ruim...

    Em conexão wireless é a mesma coisa. Qualidade em wireless se mede através de uma referência chamada CCQ (client connection quality = qualidade da conexão do cliente). A minha dica é: mais vale uma conexão com rate mais baixo (MCS 11, por exemplo) e uma qualidade alta, estável, do que uma conexão com rate alto (MCS 14) e a qualidade ser baixa ou instável.

    Preferível um CCQ de 98% em um MCS 12 do que um CCQ de 70% em um MCS 15. Minha opinião.

    Qualquer dúvida manda a ver que tentamos esclarecer. Sucesso ai.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    Realmente amigo, creio que o seu maior problema é sobre o ACK, deixe ele auto ajust, e faça um teste.

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re:

    Parceiro
    Vou complementar algumas informacoes que faltaram.
    Alem dele estar usando uma potencia absurdamente alta... ele ainda nao esta com o DFS ativo (o que é uma obrigatorio para o Canal que ele esta usando!)

    Por se tratar de um Nano M5 (Antena interna de 16 dBi) e devido a ubiquiti nao possuir TPC... a potencia maxima do transmissor que ele poderia configurar seria em 11 dBm, mas esta configurado em 27 dBm, ou seja, 16 dBm acima do permitido pela Legislacao (27 dBm) nessa faixa.

    Outro requisito seria o DFS, em modo complience test nao existe DFS

    Da uma olhadinha no topico: https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Jonatas, teus ACK estão totalmente errados. Observe a distância real dos teus clientes e seta no AP o ACK proporcional ao cliente mais distante (uma vez que será esse mais distante que o AP deverá "esperar" mais para fechar uma comunicação perfeita).

    O cálculo do ACK funciona assim, na prática: o aparelho está setado com ACK 30; logo ele pensar consigo próprio "devo esperar até 30us durante a transmissão para minhas estações". Se um cliente está a 1km, ele deve ser aguardado um tempo maior durante a comunicação, pois a própria distância física impõe esse "atraso" na troca dos pacotes. Se o AP não estiver configurado para aguardar esse cliente mais distante, vai ocorrer do cliente perder pacotes durante a conexão. Ou seja, qualidade comprometida.

    A potência dos teus aparelhos está ABSURDAMENTE ALTA. Para essa mesma situação, de 5km do AP ao cliente, o máximo que eu usaria seria 100mw, e testando muito pra tentar baixar o máximo possível.

    Experimenta setar um MCS fixo no teu AP e nos teus clientes. Testa qual a melhor configuração de Rate no teu cliente mais distante, e faz essa configuração padrão para todos os demais. Por exemplo, se o teu cliente que está distante 5km só aceita uma conexão com MCS 12, não adianta tu configurar MCS 15 no AP porque a conexão dele não vai ficar legal. Ah, e muito menos deixar em automático...

    Quando tu seta um MCS alto (13, 14 ou 15), tu precisa manter nos teus clientes um nível de sinal mínimo para poder assegurar nível de qualidade para esse MCS. De nada adianta, por exemplo, ter um cabo de rede categoria 6 (que teoricamente fecha uma rede /1000) e esse cabo de rede estar com os plugs oxidados. Como tu acha que ficará a qualidade dessa conexão de rede? Ruim...

    Em conexão wireless é a mesma coisa. Qualidade em wireless se mede através de uma referência chamada CCQ (client connection quality = qualidade da conexão do cliente). A minha dica é: mais vale uma conexão com rate mais baixo (MCS 11, por exemplo) e uma qualidade alta, estável, do que uma conexão com rate alto (MCS 14) e a qualidade ser baixa ou instável.

    Preferível um CCQ de 98% em um MCS 12 do que um CCQ de 70% em um MCS 15. Minha opinião.

    Qualquer dúvida manda a ver que tentamos esclarecer. Sucesso ai.
    Última edição por AndrioPJ; 16-06-2011 às 23:01.

  12. #12

    Padrão Re:

    Bem lembrado, Andrio. Obrigado.

    Sobre o canal, me permita discordar da tua análise. A Resolução 506 cita que a potência EIRP (ganho da antena em dbi + potência do transmissor em dbm) máxima para a faixa de 5470 a 5725 Mhz é de 30dbm. Como a NanoStation M5 possui uma antena integrada de 16dbi, a potência máxima que pode ser usada no aparelho é 14dbm (16dbi da antena + 14dbm de potência = 30dbm EIRP).

    Sobre o DFS na seleção de país Compliance Test, realmente não funciona. Teria que mudar para Brazil e escolher outro canal dentro da faixa. Isso até vale uma discussão mais aprofundada, porque a maioria das homologações da linha M5 incluem a faixa de 5.4, porém no firmware do aparelho não existe a possibilidade de se usar o 5.4 dentro das resoluções da Anatel, já que a UNICA seleção de país que libera a escolha dessa frequência também bloqueia a ativação do DFS... Ou seja, na teoria pode usar, na prática não.

    Aproveitando o ensejo, me responda uma dúvida meio boba: essa faixa que vai de 5470 a 5725 inclui 5500, 5600 Mhz? Poderia utilizar essas frequências numa boa, sem dores de cabeça?

  13. #13

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Bem lembrado, Andrio. Obrigado.

    Sobre o canal, me permita discordar da tua análise. A Resolução 506 cita que a potência EIRP (ganho da antena em dbi + potência do transmissor em dbm) máxima para a faixa de 5470 a 5725 Mhz é de 30dbm. Como a NanoStation M5 possui uma antena integrada de 16dbi, a potência máxima que pode ser usada no aparelho é 14dbm (16dbi da antena + 14dbm de potência = 30dbm EIRP).
    Sua analise esta certa, se e somente se... o equipamento possuir TPC.

    Resolucao 506 de 1 de julho de 2008, seção X (http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...ocumento.asp):
    Art. 45. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando nas faixas 5.150-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, devem ser utilizados em aplicações do serviço móvel
    (..)
    Art. 47. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa 5.470-5.725 MHz, devem atender às seguintes condições:
    I - a potência na saída do transmissor é limitada ao máximo de 250 mW;
    II - o valor médio da potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 1 W;
    III – o valor médio da densidade espectral de potência e.i.r.p. é limitado ao máximo de 50 mW/MHz.
    (..)
    Art. 49. Os sistemas operando de acordo com os artigos 46 e 47 deste Regulamento, devem possuir um mecanismo de controle de potência de transmissão (Transmit Power Control - TPC) que permita a seleção da potência de transmissão de forma dinâmica e assegure um fator de mitigação de pelo menos 3 dB.

    Parágrafo único. Excepcionalmente, será permitido o uso de equipamentos sem o mecanismo TPC. Neste caso, o valor médio da potência e.i.r.p. deverá estar limitado a 100 mW para os equipamentos operando na faixa 5.150-5.350 MHz, e a 500 mW para os equipamentos operando na faixa 5.470-5.725 MHz.

    Art. 50. Nas faixas 5.250-5.350 MHz e 5.470-5.725 MHz, o Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais deve utilizar mecanismo de seleção dinâmica de freqüência (Dynamic Frequency Selection - DFS)
    Caso nao saiba:
    Ubiquiti nao possui TPC

    Entao, me responda... qual o limite maximo (EIRP) para os equipamentos da ubiquiti operando nas faixas entre 5.470-5.725 MHz?
    Última edição por AndrioPJ; 17-06-2011 às 00:46.

  14. #14

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Sobre o DFS na seleção de país Compliance Test, realmente não funciona. Teria que mudar para Brazil e escolher outro canal dentro da faixa. Isso até vale uma discussão mais aprofundada, porque a maioria das homologações da linha M5 incluem a faixa de 5.4, porém no firmware do aparelho não existe a possibilidade de se usar o 5.4 dentro das resoluções da Anatel, já que a UNICA seleção de país que libera a escolha dessa frequência também bloqueia a ativação do DFS... Ou seja, na teoria pode usar, na prática não.

    Aproveitando o ensejo, me responda uma dúvida meio boba: essa faixa que vai de 5470 a 5725 inclui 5500, 5600 Mhz? Poderia utilizar essas frequências numa boa, sem dores de cabeça?
    Infelizmente vc esta errado
    No Brasil ja abre os canais 5.4 (5.470-5.725 MHz) com os equipamentos da ubiquiti.
    Pode-se usar qualquer canal dentro dessa faixa, mas deve-se respeitar as exigencias:
    - O equipamento tem que estar homologado para essa faixa
    - Tem que estar com DFS ativado
    - O EIRP deve ser no maximo de 27 dBm
    Última edição por AndrioPJ; 17-06-2011 às 00:47.

  15. #15

    Padrão Re:

    Sobre a potência EIRP, tem razão, limita-se a 27dbm em função de não haver o TPC. Obrigado pela correção .

    Sobre os canais, aqui na minha rede eu testei setar o código de país em Brazil e não aparece a frequência de 5.4Ghz. Mudei tudo o que era possível, como ativar o botão do órgão regulador, várias larguras de canal... De maneira nenhuma aparece 5.4.

    Anexei uma imagem para comprovar o que to dizendo.

    Obrigado mais vez.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.4.jpg
Visualizações:	422
Tamanho: 	24,1 KB
ID:      	23716

  16. #16

    Padrão Re:

    Como que nao abre a Faixa 5.4 (5.470-5.725 MHz)?
    Vou te dar uma dica... iniciou em 5.470-5500-5.725... e terminou em 5.470-5700-5.725
    olha novamente a imagem sua, contei 11 canais ali disponiveis
    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Sobre a potência EIRP, tem razão, limita-se a 27dbm em função de não haver o TPC. Obrigado pela correção .

    Sobre os canais, aqui na minha rede eu testei setar o código de país em Brazil e não aparece a frequência de 5.4Ghz. Mudei tudo o que era possível, como ativar o botão do órgão regulador, várias larguras de canal... De maneira nenhuma aparece 5.4.

    Anexei uma imagem para comprovar o que to dizendo.

    Obrigado mais vez.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.4.jpg
Visualizações:	422
Tamanho: 	24,1 KB
ID:      	23716

  17. #17

    Padrão Re:

    Isso eu notei, Andrio. O que eu me refiro é que 5470 em si, literalmente, não consta. Claro, são 30Mhz, não faz diferença alguma... Mas que não aparece, não aparece (implicância minha) .

    Mas consta a FAIXA sim, com certeza. De qualquer forma, segue a mesma ideia no 5.8. O último canal disponível seguindo a Resolução 506 seria 5850, e nos aparelhos que eu utilizei até o presente momento no código de país Brazil só consigo até 5825. E não é só nos UBNT, nos cartões R52H da Mikrotik também não consigo utilizar esses canais altos.

    Porque será isso?

    PS: o autor do tópico me perdoe, estou disvirtuando o tema central; vou parar por aqui.
    Última edição por Jadir; 17-06-2011 às 12:29.

  18. #18
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    entrei na conversa meio atrazado mas tive estes problema e resolvi observando o grau de inclinacao da antena e tambem o nivel, que estirem mal instalado ocorre isto, ja sobre o grau de inclinacao depende da altura da sua torre e tambem da distancia dos clientes a atender, como minha torre e de 30metros e os clintes sao proximos eu deixei zerado ou seja bem reta a antena ou seja 90 graus em relaxao ao solo

  19. #19

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    Será que se você inclinar um pouco e não deixar reta não vai ficar melhor ainda? Normalmente se deixa em 90º com o solo quando se quer atender clientes longe.
    Para 'iluminar' os clientes próximos numa torre de 30 metros precisa inclinar o 'farol' ou seja a antena

  20. #20
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Problemas com TX e RX no Nano M5

    perdao me inquivoquei meus clientes sao distantes da torre .