Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Teno um ap da krazer e uma omni de 15 dbi

    Queria melhorar o sinal perto de minha mine torre!
    Tem como eu ligar 3 antenas sendo elas
    2 setoriais de 90º mais a minha omni no meu ap?
    o que vou precisar?
    Tenho um rb parada mais não pretendo usar no momento pois estou comprando uma rb 1000 e a minha e bem velha, então tenho que optar pelo ap pelo menos por 2 meses, auguem pode me informar como ligar 3 antenas no mesmo ap?

  2. #2

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    cara existe um amigo que fabrica o pessoal da geenge antenas...
    da uma ligada pra eles ou entra no site
    chama t magico
    nao se se tem um com 3 saidas mas jah usei isso ai nao fica ruim nao

  3. #3

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP


  4. #4

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Mais com esses equpamentos vou ter perda de sinal?

  5. #5

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Antigamente tinha uns splitters que perdiam até 3 db por porta, mas hoje, está bem menor. Por exemplo, esse da TSM, tem uma perda de só 0,2 db por porta... quase insignificante..

  6. #6

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Mais qual e o valor +o- deste equipamento?

  7. #7

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Citação Postado originalmente por renanantoniolli Ver Post
    Antigamente tinha uns splitters que perdiam até 3 db por porta, mas hoje, está bem menor. Por exemplo, esse da TSM, tem uma perda de só 0,2 db por porta... quase insignificante..
    Meu velho da uma olhada na genge antenas o pessoal lah tem umas coisas boas indicações aqui do forum....

  8. #8

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Eu aconselho a pega da TSM, qualidade muito superior as outras... nem se compara...
    Claro, é um pouco mais caro, mas um vectra é bem mais caro que um fusca, né?

  9. #9

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Cara qualquer divisor de potencia você vai ter perda sim, isso é fato! agora o seu problema de sinal perto e a área de sombra que sua omni de 15dbi está gerando, se quiser manter um padrão de qualidade aceitável nos seus clientes recomendo que use uma RB com mais cartões mesmo, agora se é o único jeito é usando um divisor de potencia... paciência!

    Um duvida qual AP está usando?

  10. #10

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    o Splitter da TSM é realmente bom, porem que Access Point vc vai usar ??? ele tem TX Power Sucifiente para " empurrar" 3 antenas ao mesmo tempo ?

    Ai que ta !!!

  11. #11

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Amigo , já que você tem uma RouterBoard parada, use ela, uma antena por mini Pci, é muito melhor, fácil de gerenciar, e quando você enfim instalar sua RB1100, ai então você só deixar a RB ( rádio ) em Bridge.

  12. #12

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Um ap da krazer kr -wap254g-e v2

    ______________________________

    tipo o cara falo da omni, por isso quero colocar mais antenas
    colocar 2 setoriais para os clientes proximos a minha casa!

  13. #13

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Citação Postado originalmente por paulovtr Ver Post
    Um ap da krazer kr -wap254g-e v2

    ______________________________

    tipo o cara falo da omni, por isso quero colocar mais antenas
    colocar 2 setoriais para os clientes proximos a minha casa!

    Sim, mais com esse ap ai cara, vai ficar muito gato net... não digo pelo ap pois é bom porem usar divisor com ele ja não fica legal...

  14. #14

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Pensei o seguinte, uso ele com 100 mw,
    aumentar a potencia para usar ele com divisor resolveria?

  15. #15

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Esquece essa porr... de krazer fera isso é pra meter no cliente nao pra gerenciar ou mandar sinal , faça uma coisa descente , não tens 250 pila pra comprar uma RB porr... o cartao ta R$70.

    Esquece divisor tb vc quer o que ganhar cliente ou perder , pois assim so ira perder , o que adianta trocar 6 por meia duzia , vale mais a pena deixar a omni , ja que a quantidade de cliente maximo vai ser o mesmo .

    Não tem grana pra investir , deixa assim mesmo e guarda dimdim pra comprar coisas desente , nosso colega acima comentou pra colocar 3 cartoes no rb , isso tb so dara dor de cabeça a interferencia dos cartões sera enorme entre eles.

    Tire um dia de sua vida para ver varios posts aqui que sua mente ira abrir para o negocio

  16. #16

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Não só isso amigo. Pense o seguinte:

    O sinal é captado por uma antena e o mesmo sinal, mesmo que pequeno é captado por outra (considerando essas duas antenas no seu AP). Esse sinal vai chegar no guia de ondas de forma defasada e como estão operando na mesma frequencia (mesmos harmonicos) eles vão começar a interferir entre si, principalmente de forma destrutiva. Esse é um problema do efeito multi-path, que vc vai estar inserindo autometicamente no sistema por conta das diversas antenas. Lembre-se uma soma de antenas é uma soma vetorial, então se elas não estiverem em fase elas vão se degenerar. Para se usar mais de uma antena com o mesmo sistema de rádio se fazem ARRAYS e nesse caso ele são severamente calculados para não ocorrer a degeneração acima e sim aumentar o ganho. Igual seria também vc colocar um spliter de 3 saidas por exemplo e deixar uma delas sem antena nenhuma, a falta do casamento da impedancia nessa LT pode gerar ondas estacionarias e também causar interferencia por reflexão. O ideal neste caso é como dito anteriormente, coloque mais radios.

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

  17. #17

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Alex, se ele utlizar um splitter, as antenas estarão alimentadas em fase, e o que vai depender a mudança do diagrama de irradiação do arranjo é a distância entre elas, sempre multiplos de lambda. Mas essa análise só seria válida se os irradiadores fossem isotrópicos, mas como no caso ele irá utilizar antenas setoriais, nāo terá problemas. Além disso, ao utilizar duas antenas e apenas 1receptor, ele estará utilizando a técnica de diversidade espacial, muito utilizando em sistema celular.Abraços,

  18. #18

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Discordo neste caso referente a parte de diversidade espacial. A tecnica de diversidade espacial tem que ter "suporte" para tratamento no hardware para se aproveitar desta tecnica q no caso do 802.11 aparece com suporte ao "n". Em relacao as antenas com spliter, e com um hardware sem suporte a "n" o sinal sera degradado pois. Ele sera recebido antes em uma antena do que a outra for a outras reflexoes. A nao ser que os equipamentos de enlace wifi dele possua esse suporte.Ou sera que estou viajando?

  19. #19

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Que merd*, escrever no ipad fica tudo grudado... só agora que vi...

    Alex, em partes tens razão... em sistemas celular, o "rake receiver" é o hardware responsável por tratar de toda interferência intersimbólica que o multipath causa... no caso do nosso amigo ai, ele utilizará duas setorias de 90, e acredito que ele colocará uma para cada direção, utilizando de diversidade espacial(por utilizar um unico receptor) e cobrindo 180 graus de cobertura...

    Sobre o 802.11n, são outros 500, como sou membro do IEEE, tenho acesso ao standard do 802.11n, e te digo, é muito mais coisa do que imaginas, são diversas técnicas para eliminar o multipath, como o mimo, stbc, mrc, etc...

    Se quiseres informações mais detalhadas sobre o 802.11n, me manda um email que conversamos...

    [email protected]

    Abraços,

  20. #20

    Padrão Re: Antenas Simultaneas no mesmo AP

    Citação Postado originalmente por renanantoniolli Ver Post
    Que merd*, escrever no ipad fica tudo grudado... só agora que vi...

    Alex, em partes tens razão... em sistemas celular, o "rake receiver" é o hardware responsável por tratar de toda interferência intersimbólica que o multipath causa... no caso do nosso amigo ai, ele utilizará duas setorias de 90, e acredito que ele colocará uma para cada direção, utilizando de diversidade espacial(por utilizar um unico receptor) e cobrindo 180 graus de cobertura...

    Sobre o 802.11n, são outros 500, como sou membro do IEEE, tenho acesso ao standard do 802.11n, e te digo, é muito mais coisa do que imaginas, são diversas técnicas para eliminar o multipath, como o mimo, stbc, mrc, etc...

    Se quiseres informações mais detalhadas sobre o 802.11n, me manda um email que conversamos...

    [email protected]

    Abraços,
    Quando eu citei o padrão n eu errei em não explicar o que eu queria dizer. Sim concordo o padrão N tem um monte de coisa inerente e não só o tratamento de multipath assim como a utilização do mesmo para aumento de throwghput e por ai vai. O lance é que o beneficio "diversidade" tem que ser tratado pelo receptor. Fora isso tem que se uma das antenas recebe o sinal e pelo proprio sistema passivo, a outra acaba emitindo para o outro lado atravez da antena conectada no split gerando mais ruido ainda. Sinceramente não acho que valha a pena pois se tem uma perda de performance, podendo não ser grande se não estiver em um ambiente urbano denso onde os sinais refletidos começam a voltar atraves de todas as antenas,mas de qualquer forma se tem. E gente, hoje um rádio tá tão barato.... Tira a mão do bolso ai amigo.... hehhehehehehehehehe

    E sim, gostria sim de trocar emails técnicos com vc . Vc tem msn?

    Abraços
    Última edição por alexjcgdf; 22-06-2011 às 10:18.