+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre perfeita. Existe uma formula mágica? Preciso de ajuda.

    Olá amigos do Under.

    Estou precisando de ajuda pra montar um novo sistema de antenas e radios AP's para distribuição de internet aqui na minha cidade.

    Para que vocês possam entender, hj uso uma torre de 30mt, com 3 RB433 em modo AP Bridge com antenas Setoriais OIW Horizontais e um servidor debian pra genrenciar tudo, Fire, Bandeamento (uso o modulo IFB do kernel pra HTB), squid, cache, etc.

    O Problema é que com essas 3 antenas, não estou mais conseguindo trabalhar direito. A quantidade de clientes em cada uma delas em horario de pico é de em média 45 clientes simultaneos, chegando a ter picos de ate 60, o que obviamente gera lentidao, pings altos, perda de pacotes, comprometendo assim a qualidade da internet.

    Mediante esse cenário, estou pronto pra investir em melhorias. E preciso da ajuda dos amigos pra montar um sistema robusto e funcional.

    Minha idéia é a seguinte:
    Montar mais duas torres na cidade, em locais estrategicamente definidos. Uma mais central, pra clientes de até 2 km, com 36mt de altura e usando os seguintes ítens: Cluster de antenas pluton horizontais com 6 peças de 60 graus. Cada antena ligada em uma RB411AH, com cartoes R52H, e sem RGC ou LMR (pra evitar perdas e problemas com conectores). Pretendo usar pigtails de 40cm conectados diretamente na antena. Conseguindo assim, com uma média de 35 clientes por antena simultaneos, um POP para ate 210 clientes. A parte de energia, pretendo usar cabos e caixas individuais, pra evitar ter q desligar duas ou mais routers, pra dar manutencao em uma por exemplo. A segunda torre, pretendo montar com 46mt, pra receber os enlaces de backbone e os clientes acima de 2km de distancia, e o material usado seria o mesmo da primeira torre, porem sendo apenas 3 RB411AH e mudando-se as antenas para 3 antenas OIW horizontais. Ai ja vem a primeira pergunta. Tem gente usando a linha UBNT pra cima da torre, pra transmitir sinal, tipo Bullet, Nano ou Rocket so como ap bridge, e colocando as RB's em baixo, pra controlar tudo. O que seria melhor?

    Continuando, até aqui, acredito q eu esteja acertando nas configurações e idealizações do projeto, agora vem as duvidas seguintes. Como quero melhorar a perforance do meu provedor e deixar ele mais profissional, pretendo mudar as RB's de simples bridges pra faze-las trabalhar pra mim, ja na chegada das conexoes, usando um aplicativo de gerenciamento pro provedor (e é aqui que já começam as duvidas, se uso MK Auth, MK Solutions, WebMikrotik ou outro) pra poder gerenciar tudo via web e centralizar tudo. Fazer discagem por PPPoE, controle de trafego e burst na RB, entre outras coisas.

    Uma duvida cruel q tenho é quanto ao tipo de banda q devo utilizar, ja que vou ter q migrar um a um todos os clientes. Pois a torre atual, vai ser desmontada quando terminar a migração. Então, devo continuar trabalhando em modo B, como faço hj, ou mudo pra somente G, uma vez q trabalhar em B/G nao parece ser uma boa ideia? Esse tipo de banda (G), vai me dar estabilidade e conseguentemente maior capacidade final de trafego no cartao? Já que em teoria o B só me daria 5,5mb de Up e 5,5mb de Down?

    Quanto ao data rates, uso hj no tipo Configured e marco 5,5mb e 11mb, já que as duas trabalham na mesma modulação, evitando assim que o cartao fique endoidando , pra 2mb e 1mb. No default deixo sempre em 5.5mb.

    No TX Power, hj eu uso em Card Rates e fixo a potencia em 18dBm. Devo mudar pra All Card Rates e fixar todas as taxas de trasnferencias em 18 (ou menos)?

    Outra duvida q tenho é quanto ao preambulo. Afinal. É melhor usar Longo ou Curto? E ACk TImeout? Em Dinamyc, ou devo Fixar um valor? Sempre lembrado que nao uso meus cartoes em Default Authenticate. Uso o Access List pra dar permisoes de sincronismo aos meu clientes.

    Sei que sao muitas questoe, muitas duvidas, muitas perguntas, mas gostaria de ajuda de voces.

    Espero que todos possam nos ajudar a montar um sistema, nao perfeito, porque cada caso eh um caso, mas pelo menos um ponto de partida ja quase sem problemas.

    Fico no aguardo de ajuda.

    Abraço a todos.
    Última edição por corujitu; 16-06-2011 às 22:43.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Torre perfeita. Existe uma formula mágica? Preciso de ajuda.

    use rocket m5 com basestation de 20 dbi e perfeito acho que umas 50 conexões de 1 mega cada por ap voce consuegue sussa

  3. #3

    Padrão Re: Torre perfeita. Existe uma formula mágica? Preciso de ajuda.

    Bem, sua idéia não é ruim... setorizar a cidade mas, rede wireless é assim mesmo, limitação... sugiro migrar sua rede para cabo, "misturando" fibra com UTP, existem várias soluções para fornecimento de enrgia aos ativos de forma segura. Balanceando sua rede cabeada, poderá atender seus clientes sem problemas de limite de tráfego, conexões e estabilidade, repito, setorizando sua rede sem fio, vai conseguir também um equilíbio mas, cabeada, vai poder liberar muito mais banda do cache, latência de 2 ms.. olha, tenho minha rede cabeada e, estou implementando um rede sem fio para ampliar a minha área de cobertura mas, irei cabear depois. Sim, existem ferramentas de monitoramento da rede, tem como saber se um setor está apresentando problemas, antes de um queda definitiva, não tem problemas de poluição de RF... cada um tem seu gosto, sou muito mais cabo, meu cache tem 50M a serem divididos entre meus clientes e, tem clientes que chegam a 20M de banda com arquivos cacheados. O custo de manutenção e implantação são maiores mas, seus clientes ficarão sorridentes.

    Pensa aí, pelo seu tópico, sua rede tende a ter uma expansão grande.

  4. #4

    Padrão Re: Torre perfeita. Existe uma formula mágica? Preciso de ajuda.

    Bom dia,

    O correto é "estação" e não "torre". Torre é a construção metálica ou de concreto ou de qualquer outro material. Estação de telecom retransmite, envia ou recebe sinal de dados, voz, vídeo ou qualquer outro sinal.

    Da forma como ficou o título do tópico pensei que se tratava de um esquema ou desenho de construção de torres.

  5. #5

    Padrão Re: Torre perfeita. Existe uma formula mágica? Preciso de ajuda.

    Obrigado pela correção. Porém, não sei se tem como consertar o título do tópico depois de ja ter respostas nele. Se sim, me dá uma força aí. Abraço.

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Torre perfeita. Existe uma formula mágica? Preciso de ajuda.

    olha acredito que você esta dando bobeira em comprar antenas caras para 2.4 ghz ..
    compre 4 painéis oiw de 17 dbi 90 graus e feche seu angulo em 2.4 ghz ....
    use também 5.8 ghz com basestation ubnt de 20 dbi com rockt m5 como nosso amigo Naldo disse acima ..
    que conseguira uma qualidade excelente ...
    e alta velocidade nos clientes em questão de usar pigtaill não use ...
    use bullet 2 nos painéis 2.4 ghz ....
    e para uma boa gerencia uma rb 493 ah que tem 9 portas lan e 3 mini pci ...
    e seja feliz .....
    abraço a todos ;;;
    Última edição por laurence669; 22-06-2011 às 22:33.