+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trocar antenas ubiquti 30dbi por 34dbi

    Boa noite a todos, pessoal estou com o seguinte cenário hoje: tenho um PTP de 34km o qual estou utilizando dois rocket m5 com duas rocket disk de 30dbi em teste entre duas rb mikrotik estou passando algo entorno de 15 a 20 megas, a dúvida é sera que se eu substituir as rockets de 30dbi por de 34 eu conseguiria baixar o sinal e consequentemente passar pelo menos uns 25 a 30 megas neste enlace.
    Segue em anexo as imagens da config dos rockets.
    AH e se o nosso amigo Zé Alves puder ajudar, acredito que servirá para muitos aki do forum.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap master.jpg
Visualizações:	239
Tamanho: 	42,5 KB
ID:      	23740 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap client.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	44,7 KB
ID:      	23741

  2. #2

    Padrão Re: Trocar antenas ubiquti 30dbi por 34dbi

    Amigo
    tenho apenas um apelo para voce:
    - Troque de canal URGENTEMENTE.
    uma vez que esse canal não pode ser utilizado, esta totalmente contra lei.

    Devido a distancia e potencia necessaria, te recomendo usar os canais 5.8
    de 5725 a 5850

    da uma olhadinha no topico a seguir:
    https://under-linux.org/f105/5-ghz-u...ocorro-147398/

  3. #3

    Padrão Re:

    Olha Elielton, teu enlace tem nível de sinal suficiente para utilizar a largura de canal de 40Mhz, que por si só já traria um ganho ENORME na banda total passante nessa conexão.

    A dica que eu te dou é, primeiramente, muda para a versão 5.3 do firmware. Não é o primeiro aparelho que eu indico essa troca em função da instabilidade dessa versão de firmware. Já testei isso em Rocket, Bullet e até no AirRouter.

    Ativa a opção No Ack mode, na guia do Airmax, ao lado de Main.

    Muda a largura de canal para 40Mhz e escolhe em Rates o MCS 13 ou 14, para testes, e vê como se comporta. Acompanha o CCQ, para se certificar que a conexão ficou estável (de nada adiantaria passar 40 mega e a conexão ficar oscilando, não é mesmo?).

    Ativa a opção Agregation, na guia Advanced.

    Muda o canal para um válido, dentro da faixa de 5825 à 5850. Cuide a potência para não superar a EIRP prevista para essa faixa, que é 36dbm.

    No mais é isso. Sucesso!

  4. #4

    Padrão Re:

    Com a antena que ele esta usando: 30 dBi
    Se colocar a potencia do transmissor em 6 dBm, ja tera ultrapassado o EIRP permitido.

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Olha Elielton, teu enlace tem nível de sinal suficiente para utilizar a largura de canal de 40Mhz, que por si só já traria um ganho ENORME na banda total passante nessa conexão.

    A dica que eu te dou é, primeiramente, muda para a versão 5.3 do firmware. Não é o primeiro aparelho que eu indico essa troca em função da instabilidade dessa versão de firmware. Já testei isso em Rocket, Bullet e até no AirRouter.

    Ativa a opção No Ack mode, na guia do Airmax, ao lado de Main.

    Muda a largura de canal para 40Mhz e escolhe em Rates o MCS 13 ou 14, para testes, e vê como se comporta. Acompanha o CCQ, para se certificar que a conexão ficou estável (de nada adiantaria passar 40 mega e a conexão ficar oscilando, não é mesmo?).

    Ativa a opção Agregation, na guia Advanced.

    Muda o canal para um válido, dentro da faixa de 5825 à 5850. Cuide a potência para não superar a EIRP prevista para essa faixa, que é 36dbm.

    No mais é isso. Sucesso!

  5. #5

    Padrão Re:

    Ixii, é verdade Andrio! Eu estou tão acostumado a cuidar EIRP nos painéis 5.8 que nem me dei por conta que era ponto-a-ponto!

    Desculpa ai, Elielton. O máscara tá certo quanto a EIRP no teu enlace, pode desconsiderar o que eu disse no meu post.

    Ah... Obrigado mais uma vez, Andrio (segunda correção sua pra mim essa semana )!

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Trocar antenas ubiquti 30dbi por 34dbi

    amigo você esta operando em 4 ghz essa frequência sua antena não terá estabilidade para trabalhar não ...
    coloque uma frequência dentro da faixa de 5 ghz .... de 5725 a 5850
    e largura de banda pode deixar em 20 mhz caso há muita redes nessa frequência.
    caso o espectro esteja livre pode usar 40 mhz ....
    mas esteja ciente que 40 mhz usa 2 canais para operar ....

  7. #7

    Padrão Re: Trocar antenas ubiquti 30dbi por 34dbi

    e isso ai troca o canal se ta usand0 canal de seguranca publica

  8. #8

    Padrão Re: Trocar antenas ubiquti 30dbi por 34dbi

    Ai pessoal troquei o canal para 5.805 em banda de 20mhz e resolveu meu problema estou tanto com airmax qualidade e capacidade em 98% passando 33mb, so tive q perder um tempinho tbem para fazer um alinhamento mais preciso.

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Trocar antenas ubiquti 30dbi por 34dbi

    é isso mesmo pois temos enlaces a 65 km funcionando perfeitamente ...
    com 2 para de rockctdisk 30 dbi ....