+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão canopy ou ubiquit + mikrotik + thudercache ?

    E aew galera do forum...

    Desde ja agradeço a todos que participa do forum pela boa vontade de compartilhar. Tenho certeza que futuramente vou poder fazer o mesmo !!

    Vamos lah...


    Trabalho em uma empresa que tem a matriz em SP e filiais em alguns estados. Algumas das filiais são localizada em cidade de peuquenas (exemplo a minha cidade onde trabalho) usamos em todos os POPs equipamentos CANOPY. Pelo que andei lendo eh um enquipamento de ultima geração e bastante caro. Qdo entrei na empreza não tinha muita experiecia! Mas com o deserrola da coisa percebir que a utilizaçao desse equipamentos era inuteis pelo tamanho da cidade. Atualmente temos 2mb full e por volta de 30 clientes. A estrutura da empresa eh vuneravel pois o pessoal usa o controle de banda nos radios e não tem nem um tipo de proxy nem servidor de gerenciamento. So um computador para acesso remoto pra suporte na rede. To elaborando um projeto onde visa ampliar a rede, diminuir custo de equipamentos e um melhor desenpenho na rede. Nesse projeto surgiro implata um servidor mikrotik com thuderCache e a substituição dos radios CANOPY por UBIQUITI !!


    Gostaria da opinião de vcs ...

  2. #2

    Padrão Re: canopy ou ubiquit + mikrotik + thudercache ?

    Bom sugiro que va com calma garoto no seu projeto,
    Primeiramente sugiro colocar em papel as necessidade queira fazer, crescimento de banda, fazer um bom diagrama de sua rede, ver questão de implantação de segurança ei ai pegar uma pessoa já gabaritada no ramos para te ajudar e destrinchar tudo isto.
    Sobre o canopy na questão de distancia não veja pq ele ser inúteis, e sim que se já faz bastante tempo que tem estes equipamentos e que o preput e de apenas 10mb, e os preços e lógicos. Pq eles tem como colocar antenas para atingir distancia mais longas.Bom sugiro que va com calma garoto no seu projeto,
    Primeiramente sugiro colocar em papel as necessidade queira fazer, crescimento de banda, fazer um bom diagrama de sua rede, ver questão de implantação de segurança ei ai pegar uma pessoa já gabaritada no ramos para te ajudar e destrinchar tudo isto.
    Sobre o canopy na questão de distancia não veja pq ele ser inúteis, e sim que se já faz bastante tempo que tem estes equipamentos e que o preput e de apenas 10mb, e os preços e lógicos. Pq eles tem como colocar antenas para atingir distancia mais longas.

  3. #3

    Padrão Re: canopy ou ubiquit + mikrotik + thudercache ?

    acho que seu projeto pode ter vários tipos de equipamento não somente ubiquit mais também pode usar mk e outras coisa tudo vai depender mesmo e do seu diagrama de como vc quer esta rede e o que vai implantar nela....

  4. #4

    Padrão Re: canopy ou ubiquit + mikrotik + thudercache ?

    Citação Postado originalmente por sidicol Ver Post
    acho que seu projeto pode ter vários tipos de equipamento não somente ubiquit mais também pode usar mk e outras coisa tudo vai depender mesmo e do seu diagrama de como vc quer esta rede e o que vai implantar nela....
    Concordo com vc o projeto e justamentes ideias a serem discutidas e antes de fazer qualquer alteração preciso de um profissional para fazer.
    Qdo mi referi aos radios CANOPY serem inuteis pelo fato do preço a parte tec eh uma maravilha...tipo hj tenho 30 clientes qdo ampliado para 60 por exemplo vou ter um gande custo...como a cidade eh pequena acho os nanos fica blz.

  5. #5

    Padrão Re: canopy ou ubiquit + mikrotik + thudercache ?

    Amigo, trabalho com Canopy e os outros a muito tempo, mas prefiro os Canopys. São extremamente robustos e de alta disponibilidade.

    Por exemplo, a tecnologia de sync com GPS que a Ubiquiti tá usando agora, os canopys já usam a muito tempo nos CMMs.

    Apesar da pequena banda nesses que vc usa ai, vc pode mudar para os AP de 14Mbps e usar SM lite, o qual vc compra as licenças para a banda que desejar passar, tipo 512Kb, 1Mb, sendo o preço do lite pouco mais que um kit cliente 2,4Ghz de boa qualidade. Sem falar da ferramentas pra monitoramento e controle da motorola que alem de deixar sua rede sempre atualizada, faz tambem controle.

    Com a utilização dos CMMs nos POPs, vc poderá colocar diversos Clusters bem próximos que eles não geram interferências um nos outros, porque a transmissão sempre estará sincronizada em todos.

    Mas vc pode colocar o servidor que quiser para autenticação e cache, até radius (Os firmwares mais novos já suportam).

    Minha dica é: se já tem canopy, continue com eles, é so vantagens. A diferença no preço paga os custos de manutenção.